Abrir menu principal

República Tcheca, Boêmia do Sul, Trebon, Livros de Arquivo da Igreja (Registros Históricos do FamilySearch)

República Tcheca Genealogia

FamilySearch Record Search Este artigo descreve uma coleção de registros históricos disponíveis no FamilySearch.org.
Acesse os registros: República Tcheca, Boêmia do Sul, Třeboň, Livros de Arquivo da Igreja, 1650-1900 .
CID1472854
{{{CID2}}}
{{{CID3}}}
{{{CID4}}}
{{{CID5}}}
{{{CID6}}}
{{{CID7}}}
{{{CID8}}}
{{{CID9}}}


República Tcheca.png

Título no Idioma dos Registros

  • Tschechische Republik, Sud Böhmen, Třeboň Archiv Kirchenbücher (alemão)
  • Česká republika, Jižní Čechy, Třeboň, církevní knihy (tcheco)

O Que Tem Nesta Coleção?

Esta coleção inclui registros de 1650 a 1900. Imagens adicionais podem ser adicionadas periodicamente à coleção para dar ao expectador mais de uma seleção.

As inscrições estão geralmente organizadas em ordem cronológica e, depois de 1784, em um formato colunar. Durante certos momentos, um livro foi usado para relacionar todos os batismos, casamentos e sepultamentos em todas as aldeias em uma paróquia por um ano. Em outros momentos em que cada aldeia tem sua própria seção de batismos, casamentos e sepultamentos, que foram relacionados em ordem cronológica. Alguns registros estão em formulários pré-impressos, e a maioria inclui índices.

Os registros da Igreja tchecos estão, geralmente em uma das três línguas: tcheco, alemão, ou latim. Muitas vezes, uma paróquia consiste de livros escritos em todas as três. Os registros de um arquivo regional estadual (statní oblastní) podem favorecer um ou mais idiomas. Por exemplo, registros de Litoměřice são geralmente escritos em alemão ou latim. Registros de Plzeň ou Třeboň são geralmente escritos em latim, alemão e tcheco igualmente.

Para obter uma lista de registros por religião, atualmente publicadas nesta coleção, selecione o link procurar da coleção.

O decreto do Concílio de Trento em 1563, que ordenou a criação de livros de igreja, se aplicou às congregações tchecas. O Imperador austríaco Joseph II emitiu o Édito de tolerância em 13 de outubro de 1781, que permitiu que os protestantes, judeus e outros mantivessem seus próprios registros da igreja sob a supervisão da Igreja Católica. Embora os protestantes fossem autorizados a manter registros a partir de 1771, eles eram copiados em registros católicos. Em 1781, os protestantes continuaram a manter registros sob supervisão católica.

A partir de 10 de fevereiro de 1784, Joseph II exigiu que todas as inscrições de nascimento da Igreja incluissem os nomes completos de ambos os pais e todos os avós, junto com suas cidades de origem e seus números de alistamento militar ou de endereço único, como Plichtice č. 5 (č é uma abreviação para čislo, ou "número"). O imperador também exigiu que os registros fossem mantidos em latim ou alemão, embora o tcheco foi usado muitas vezes. Títulos de coluna, que havia começado por volta de 1784 (às vezes mais cedo), também foram feitos obrigatórios.

Em 1790, o governo austríaco (sob o qual os registros tchecos eram mantidos) criou uma lei que exigia que se mantivesse índices. Em 1802, outra lei passou a exigir que todos os matriky (livros da Igreja) mais antigos fossem indexados. Só raramente têm volumes que não são indexados.

As autoridades civis a partir de 1869, assumiram o encargo do registro de nascimentos, casamentos e óbitos. No entanto, as igrejas individuais continuaram a registrar na verdade esses eventos. A cópia legal oficial era mantida por funcionários locais, quando muitos do clero recusaram-se a realizar ritos católicos para não-católicos. Todo mundo foi registrado sob esse novo sistema, não apenas aqueles que aparecem nos registros católicos ou protestantes

Livros de igreja foram criados para identificar aqueles que tinham recebido os sacramentos da Igreja. Depois de 1869, eles foram usados também como um registro oficial de eventos vitais por autoridades civis.

O mais antigo livro tcheco foi criado em 1441 (um livro de batismos de Horní Jiřetín). Livros foram mantidos até ao presente, mas por causa das leis de privacidade, eles estão disponíveis para pesquisa somente depois de 1905.

Para Navegar Nessa Coleção

Você pode navegar através de imagens nesta coleção, visitando a página República Tcheca, Boêmia do Sul, Trebon, Livros de Arquivo da Igreja, 1650-1900.


Conteúdo da Coleção

Exemplo de Imagens

Os Registros Batismais geralmente contêm as seguintes informações

  • Os nomes da criança, dos pais e testemunhas ou padrinhos (muitas vezes incluíam os avós, bisavós e mais raramente, trisavós)
  • Data e lugar de nascimento e batismo (às vezes inclui o horário de nascimento e batismo)
  • Residência e religião dos pais e outros antepassados em linha direta
  • Ocupação do pai e outros homens relacionados
  • Se a criança era legítima ou ilegítima

Os Registros de casamento geralmente contêm as seguintes informações:

  • Nome da noiva, do noivo, do seus pais e testemunhas (incluiam frequentemente os avós, bisavós e mais raramente, trisavós)
  • Data e local do casamento (às vezes inclui o horário do casamento)
  • Idade da noiva e do noivo
  • Residências da noiva, do noivo e seus antepassados
  • Religião da noiva e do noivo
  • Ocupação do noivo e outros homens relacionados

Os Registros de Sepultamento geralmente contêm as seguintes informações:

  • Nomes do falecido e do cônjuge ou do pais (muitas vezes incluídos avós, bisavós e mais raramente, trisavós)
  • Data e lugar do óbito e sepultamento (às vezes o horário do óbito e sepultamento)
  • Idade e residência do falecido
  • Residências dos outros antepassados relacionados
  • Causa do óbito

 Como Faço Para Pesquisar a Coleção? 

Para pesquisar a coleção, siga esta série de links:

⇒Selecione "Navegar através de imagens" na página inicial da coleção
⇒ Selecione a "Religião"
⇒ Selecione o "Local: Lugares Subordinados"
⇒ Selecione "Evento e Intervalo de Volume de Ano,que o leva para as imagens

Pesquise na coleção de imagem comparando as informações com o que você já sabe sobre seus antepassados ​​para determinar qual deles é o seu antepassado. Talvez seja necessário comparar as informações sobre mais de uma pessoa para fazer essa determinação.

Livros de igreja tchecos são a melhor fonte para a identificação de antepassados da República Tcheca. Muitos parentes estão relacionados nestes livros que você pode ser capaz de criar um gráfico de linhagem em miniatura para quase cada inscrição em um livro da igreja.

Para Ajudar a Ler Esses Registros

Esses registros estão em tcheco, alemão e latim. Para ajudar a ler os registros, consulte os seguintes artigos da wiki:

Dicas.jpg
Não negligencie FHL Place Czech Republic itens ou FHL Keyword Czech Republic itens no Catálogo da Biblioteca do FamilySearch.


Problemas Conhecidos Com Esta Coleção 

Important.png Problemas com essa coleção?
ja uma lista de problemas conhecidos, soluções alternativas, dicas, restrições, correções futuras, notícias e outras informações úteis.

Para obter uma lista completa de todos os problemas conhecidos associados com esta coleção consulte o artigo anexo. Se você tiver problemas adicionais, por favor, envie um email para suporte@familysearch.org. Por favor, inclua o caminho completo do link e uma descrição do problema em seu email. Sua colaboração vai ajudar a garantir que revisões futuras sejam consideradas.

Sites Relacionados

Artigos Wiki Relacionados

Contribuições para Este Artigo

Serão bem-vindas adições de usuários para artigos wiki de Registros Históricos do FamilySearch. Estamos à procura de informações adicionais que ajudarão os leitores a entender o tema e utilizar melhor os registros disponíveis. Também precisamos de traduções para títulos de coleções e imagens em artigos sobre registros escritos por outros usuários. Para necessidades específicas, visite FamilySearch Wiki:Projeto da Wiki, Registros Históricos do FamilySearch.

Por favor siga este guia quando fizer alterações. Agradecemos por qualquer contribuição que você possa fazer.


 Citando Esta Coleção 

Citando suas fontes torna mais fácil para os outros encontrar e avaliar os registros que você usou. Quando você copiar informações de um registro, mencione onde você encontrou essas informações. Aqui você pode encontrar citações já criadas para toda a coleção e para cada registro individual ou imagem.

Citação da Coleção:

"República Tcheca, Boêmia do Sul, Třeboň, Livros de Arquivo da Igreja, 1650-1900". Imagens. FamilySearch. http://FamilySearch.org: acessado em 2016. Státní oblastní archiv, Třeboni (Arquivos Regionais do Estado de Treboni, Trebon)


Citação da Imagem

A citação para imagens desta coleção está disponível em cada imagem clicando em Informações na parte inferior esquerda da tela da imagem. Você pode navegar através das imagens visitando a página República Tcheca, Boêmia do Sul, Trebon, Livros de Arquivo da Igreja, 1650-1900.