Amapá, Brasil - Genealogia

De FamilySearch Wiki
Revisão em 19h19min de 16 de julho de 2013 por Altinafarias (Discussão | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa

Voltar a Página do Brasil

O Amapá é uma das 27 unidades federativas do Brasil, situando-se na Região Norte. Faz fronteira com o Estado do Pará ao sul, e com os territórios do Suriname (Extremo Oeste) e da Guiana Francesa (Noroeste). É o 18º estado em extensão territorial, com área de 142.814,585 km² (comparável à Inglaterra), e o segundo estado em número de municípios (16), tendo por capital a cidade de Macapá.

História

A área do Amapá pertence a um território disputado por ingleses, holandeses, franceses e portugueses, embora já fosse ocupado por grupos indígenas do tronco Aruaque, tais como os Guaiampis, Palicures e Tucujus.

Os europeus chegaram à região ainda no séc. XVI. Já em 1619, sob o comando do regente da Capitania do Pará, já se iniciava a ocupação do território pelo governo português sob disputa. Em 1637, terras da região foram doadas ao português Bento Manuel Parente, as quais foram invadidas por ingleses e holandeses que foram, então, expulsos pelos portugueses. No séc. XVIII, a França reinvindicou a posse da área como pertencente à Guiana Francesa; para resolução deste conflito, foi firmado o Tratado de Utrecht em 1713, porém os problemas continuaram. Em 1808, o rei D. João VI determinou a ocupação da Guiana Francesa em retaliação pela invasão de Portugal, a qual durou de 1809 a 1817.

Em 1909, após um século de quase esquecimento - a despeito de revoltas importantes como a Cabanagem (1835-1840) - a posse do território foi garantido ao Brasil por intervenção da Comissão Internacional de Arbitragem de Genebra, diante da defesa realizada pelo diplomata José Maria da Silva Paranhos Junior, o Barão de Rio Branco. Então, as terras do Amapá pertenciam ao estado do Pará. Em 1943, tendo em vista questões estratégicas e econômicas, a região foi desmembrada e se tornou o Território Federal do Amapá, o qual foi elevado à Estado com a promulgação da Constituição Federal de 1988.

Municípios

Os 16 municípios que constituem o estado do Amapá são:

Amapá Itaubal Oiapoque Santana
Calçoene Laranjal do Jari Pedra Branca do Amaparí Serra do Navio
Cutias Macapá Porto Grande Tartarugalzinho
Ferreira Gomes Mazagão Pracuúba Vitória do Jari

Recursos de Pesquisa

Bibliografia

Sites

Página Oficial do Governo do Amapá

Referências desta página

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Amap%C3%A1

http://www.ap.gov.br/­amapa/­site/­paginas/­sobre/­historia.­jsp

http://www.ibge.gov.br/cidadesat/index.php


Brasil