Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Ajuda:Diff

Da wiki FamilySearch Wiki
Revisão em 19h12min de 27 de janeiro de 2016 por Autarangel (discussão | contribs)
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Help-content.png Este "artigo de ajuda" irá guiá-lo como você editar na Wiki. Veja Editar e contribuir para mais artigos de ajuda.


Um "'diff'" é uma página ou painel que mostra a diferença entre duas versões de Wikitexto de uma página editável.

Links para os diffs correspondentes a edições específicas aparecem em várias listas, incluindo Históricos de Página, colaborações dos usuários, alterações recentes, Alterações relacionadas (localizado sob a caixa de ferramentas na Navigation bar), e Listas de observação. Também pode haver links para as diffs entre a versão especificada e a (última) versão atual. Nos históricos de página é possível gerar uma diff entre "qualquer" das duas versões - selecione o botão esquerdo do Rádio[1] para a versão mais antiga, o botão Radio direito para a versão mais recente, e clique em "Compare as versões selecionadas".

As diffs também podem ser exibidas durante a edição de uma página, através do botão "Mostrar alterações" para ver claramente que mudanças você está prestes a fazer. A diff também é mostrada durante uma conflito de edição, assim pode ver o que você precisa para reintegrar.

Como se parece[editar | editar código-fonte]

Este exemplo mostra o topo da página diff (alguns dos links são manequins). A versão mais antiga é mostrada no lado esquerdo, a versão mais recente do lado direito.

Revisão às 22h32min de 03 de agosto de 2008 (editar)'"

Tim Starling (Utilizador Discussão:Tim Starling Discussão | colabors)
(Editar resumos em diffs são grandes)
? Edição anterior

Revisão às 00:10, 18 de agosto de 2008 (editar) ([Ajuda:Reversão de conteúdo para versão anterior|desfazer]]'"

Angela (Discussão | colabors) "'['"reversão"']'"
m (correção, + Guia do Usuário da MediaWiki)
Depois editar ?

Linha 8: Linha 8:
Para sysops (administradores), um botão [[en:Wikipedia:revert|rollback]] é mostrado o que lhes permite reverter da nova versão para a antiga. Para sysops (administradores), um botão [[en:Wikipedia:revert|rollback]] é mostrado que lhes permite reverter da nova versão para a antiga.
- Isto é mostrado apenas quando visualizar a diff entre a versão atual e aquela imediatamente anterior + Isto é mostrado apenas quando visualizar a diff entre a versão recente de uma página e a última versão de um autor diferente do da versão mais atual.
Este exemplo mostra o topo da página diff, com links ao acima descrito. Este exemplo mostra o topo da página diff, com links ao acima descrito.
Linha 25: Linha 25:
</tabela> </tabela>
+ [[MediaWiki Guia do Usuário]]
+

Explicação de cores[editar | editar código-fonte]

Texto inalterado é preto em cinza (apenas partes antes e depois de texto alterado são mostrados). Os parágrafos que foram alterados são destacadas em amarelo no lado versão antiga, e verde na nova versão ao lado. Onde parágrafos inteiros foram removidos ou inseridos, o outro lado é branco. Texto removido é mostrado em vermelho na versão antiga. Novo texto é mostrado em vermelho na nova versão.

+ Tecla Cor
Versão antiga Nova versão
inalterado inalterado
parágrafo alterado parágrafo alterado
parágrafo removido
align="center" style="background: #cfc" parágrafo acrescentado
texto removido texto adicionado

Controles e links[editar | editar código-fonte]

Os links "Revisão como o link de "'data"" para cada versão. Se a versão mais recente é a mais recente, o link será para a página usual e a redação será "mais recente revisão ("'de data'")" em vez.

O link "(edit)" irá levá-lo para a página para editar essa versão. Você pode ser avisado de que você está editando uma revisão out-of-date(obsoleta); se você ignorar isso e continuar, você irá reverter todas as edições feitas uma vez após essa revisão.

O link "(desfazer)" no lado da revisão mais recente irá reverter o editar específico. Quando você clica no link, você pode verificar a página de diff da edição que você vai fazer, e o resumo da edição será automaticamente preenchido com a frase de MediaWiki:Undo-summary (Desfez a edição $1 de $2 (discussão)). Este resumo pode ser editado antes de submeter a sua edição. Quando você está desfazendo várias edições de uma só vez, o auto-resumo pode não funcionar. Embora o link exista em todas as páginas de diff, ele não funciona quando há o conflito de revisões. Muitas vezes, as versões mais antigas do que a atual não podem ser desfeitas desta forma. Se isso não funcionar, você será informado de que a edição não pôde ser desfeita e acabam na página de edição regular da versão atual.

Abaixo há links para a página de usuário e página de discussão da cada usuário que editou as versões mais antigas ou as versões mais recentes. Links para listas de colaboração dos usuários também são mostrados. Para os administradores, um botão "[rollback]" também aparece quando aplicável, o que lhes permite reverter todas as edições feitas pelo colaborador ou usuário.

Em seguida, os sumários de edição são mostrados em um parêntese. Se o usuário tiver usado links em seu sumário de edição, estes agem como links na página diff também. Se o editor marcou a edição como uma edição menor, m aparece antes do resumo.

Os links "Editar mais antigo" e "Alteração posterior" levam à diffs anteriores ou posteriores. Quando você está visualizando a diff entre duas versões não-consecutivas de uma página, você também verá a mensagem "(x edições intermediárias não mostradas.)".

Depois que a tabela de diferenças, a mais recente das duas versões comparadas é mostrada integralmente, a menos que você tenha especificado em suas preferências que isto não é para ser feito.

Vinculação a uma diff[editar | editar código-fonte]

Se você precisa criar um link para uma diff específica (para uso em uma página de discussão ou de avisos, por exemplo), então, localize a diff do Histórico, vá para a página da diff, e copie a URL[2] na barra de endereços do seu navegador. Em seguida, cole essa URL (toda ela, incluindo http:// ) no texto da página onde você quer que o link apareça, colocando colchetes individuais [...] em torno dele.

A URL para uma dif baseia-se no valor oldid da revisão antiga. Se uma revisão tem valor oldid (antigo) 12345678, assim a sua URL é:

  • http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=PAGETITLE&oldid=12345678

então, as URLs para issats diffs pode assumir as formas:

  • diff com a versão atual: <code>http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=PAGETITLE&diff=cur&oldid=123456789
  • diff com a versão anterior: <code>http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=PAGETITLE&diff=prev&oldid=123456789</code>
  • diff com a versão 10000001: <code>http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=PAGETITLE&diff=100000001&oldid=123456789

Revisões excluídas[editar | editar código-fonte]

Um administrador pode ver as revisões excluidas e diffs, mas aquelas diffs só podem ser compartilhadas com outros administradores. A fim de permitir que todos os usuários visualizem a diff, as revisões em questão precisam ser restauradas temporariamente.

Miscelânia[editar | editar código-fonte]

Quando mover ou copiar uma parte do texto dentro de uma página ou de outra página, ou ao fazer outras edições, é útil separar essas edições. Desta forma, a função diff pode ser utilmente aplicada para o controle daquelas outras edições.

A diff mostra diferenças por linha. Alguns editores acham que a adição de quebras de linha manuais melhora a função diff.

Se você está tentando encontrar o ponto no histórico de uma página onde uma alteração particular foi feita, e procurar os sumários de edição não ajuda, tente levar a diff entre os pontos mais ou menos 1/3 e 2/3 do caminho através do histórico. Desta diff, você pode exercitar-se em qual das três partes do histórico a mudança ocorreu. Repita este processo, reduzindo o "espaço de busca" por um fator de três de cada vez, até que o editar preciso onde a alteração foi feita é identificado. Você também pode usar a ferramenta externa WikiBlame, que automatiza esse processo de pesquisa.

No caso do clássico Pele com barra de acesso rápido, a página diff não tem a barra de acesso rápido, para proporcionar mais espaço. Por isso, a página diff também é útil para visualizar a página na largura de tela cheia, sem alterar as preferências.

Em uma página diff, por vezes, o display pode ser maior do que a tela, porque existem duas colunas, mas também porque as URLs (especialmente as longas) não estão ocultas. Nesses casos, você deve então usar a barra de rolagem horizontal do navegador para ver todo o display.

Links externos[editar | editar código-fonte]


  1. Os botões de rádio estão dispostos em grupos de dois ou mais e exibidos na tela como, por exemplo, uma lista de orifícios circulares que podem conter espaços em branco (desmarcado) ou um ponto (selecionado). Quando o usuário seleciona um botão de rádio, qualquer botão de opção previamente selecionado no mesmo grupo torna-se desmarcado. A seleção de um botão de rádio é feito clicando com o mouse sobre o botão.
  2. O Uniform Resource Locater é o endereço de um site específico na internet.