Zabelê, Paraíba - Genealogia

De FamilySearch Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Paraíba Gotoarrow.png Zabelê

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Paraíba Municip Zabelê.svg.png

Localização: Mesorregião Borborema
                   Microrregião Cariri Ocidental
Área: 109,394 km²
Distância da Capital: 270Km

Datas

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Distrito criado com a denominação de Zabelê, em 16 de janeiro de 1962, subordinado ao município de São Sebastião do Umbuzeiro. Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Zabelê, em 29 de abril de 1994, desmembrado de São Sebastião do Umbuzeiro.

Antigas Denominações

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos

Localidades

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

História

(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade.)

Zabelê entrou na história no dia 02 de outubro de 1837, quando o Pe. José Gomes Pequeno, vigário da então freguesia Nossa Sra. dos Milagres de São João do Cariri, batizava dois rapazes na fazenda de Zabelê. Dali em diante houve mais batismos, a cada vez que um padre passava por essa fazenda. Visitas regulares de um religioso, começaram somente a partir de 1938, quando começava a surgir um pequeno povoado naquela fazenda. O nome ZABELÊ, se deu devido o fato de haver nestas terras muitas árvores de juazeiros cheios de furinhos, que no mês de maio soltavam-se da árvore e no chão servia de alimento para um pássaro típico da região, chamado Zabelê. Atualmente este tipo de ave está em extinção, e são pássaros que gostam muito de andar com os pés no chão, e voar pouco. Além de gostarem muito de andar com os pés no chão, e voar pouco. Além de gostarem de muita água e dormir em arbustos não muito altos. E foi guiado pela experiência de sobrevivência destes pássaros, que em 1800, os primeiros habitantesdestas terras começaram a escrever a história do povoado de ZABELÊ. O perfil dos primeiros habitantes destas terras era de pessoas foragidas da justiça, a exemplo do Sr. João José da Silva, de Santa Clara, que era foragido de Garanhuns, por ter cometido um homicídio. Os foragidos das lei acorriam para cá, pois se tratava de uma região deserta e coberta de enormes juazeiros. Em 1855, um surto de Cólera assola o Estado, e a comunidade de Zabelê contabilizou muitos mortos, que eram enterradas em Santa Clara. Pois lá havia um cemitério destinado aos mortos de cólera. Segundo histórias do povo, não dava tempo para esperar atendimento médico, e ao menor sinal de falecimentos de pessoas era enterradas. Certo dia em meio a uma forte chuva, não concluíram o sepultamento de mais uma vítima de cólera, e deixaram a sepultura aberta com o corpo, que após ser molhado pela chuva, restabeleceu suas forças e levantou-se de sua sepultura, pois ainda não tinha morão tinha morrido de fato.

Famílias Tradicionais

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Cartório do Registro Civil

Rua Quiteria Vaz Neves, 117 Centro

Cep: 58515-000

Fone: (83) 3303-1022

Email: jandaynascimento@gmail.com

Cemitérios

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Outros Locais e Instituições

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Zabelê (Paraíba)
  2. http://cod.ibge.gov.br/EP1

http://www.cnj.jus.br/corregedoria/registrocivil/index.php?

Menu de navegação