Xapuri, Acre - Genealogia

De FamilySearch Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Acre Gotoarrow.png Xapuri

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)

Acre Municip Xapuri.svg.png

Localização: Mesorregião Vale do Acre
                    Microrregião Brasiléia
Área: 5 250,931 km²
Distância da Capital: 175 Km

Datas

Elevado à categoria de vila com a denominação de Xapuri ex-Mariscal Sucre, em 1904. Elevado à categoria de cidade em 1905. Elevado à condição de sede municipal com a denominação de Xapuri, em 1912. Instalado em 01-04-1913.

Antigas Denominações

Mariscal Sucre

Municípios Circunvizinhos

Localidades

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

História

A memória dos primeiros anos de vida de Xapuri está ligada a apropriação de terras e à extração vegetal desenfreada, que trouxe com certeza os primeiros desbravadores para a região onde está localizada a cidade de Xapuri. A “Princesinha do Acre”, como Xapuri ficou historicamente conhecida, foi fundada oficialmente em 22 de março de 1904. O seu surgimento está diretamente relacionado à expansão do extrativismo da borracha no final do século XIX, que resultou na fundação dos seringais amazônicos. O nome da cidade tem origem no vocábulo indígena “Chapury” que significa “rio antes”, isto devido sua localização ser exatamente numa posição de encontro de dois rios: o Xapuri, (que deu nome à cidade), e o rio Acre, formando um só. A cidade surgiu do primeiro povoado acreano e foi palco da revolução que, no início do século XX, resultou na incorporação desse pedaço de floresta ao Brasil.

Famílias Tradicionais

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares

Denominação: Serventias Extrajudiciais da Comarca de Xapuri
Atribuições: Notas -> Registro de Interdições e Tutelas -> Protesto de Títulos -> Registro de Imóveis -> Registro de Títulos e Documentos e Civis das Pessoas Jurídicas -> Registro Civil das Pessoas Naturais
Endereço: Rua Coronel Brandão, 336, Sala 04 - Bairro Centro
Telefone: (68)3542-2092
E-mail: cartorio-xapuri@hotmail.com

Cemitérios

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Outros Locais e Instituições

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Biblioteca Pública Municipal Casa Branca
Rua 17 de Novembro, 287 - Centro
Telefone: (68) 9987-6157
E-mail: elixapuri@gmail.com

Prefeitura Municipal de Xapuri
Endereço: Rua 24 de Janeiro, 280 - Centro
CEP: 69-930.000
Telefone: (68) 3542-2409
Site: http://xapuri.ac.gov.br/
Facebook: https://www.facebook.com/CidadeDeXapuri

Outros Recursos de Pesquisa

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências

  1. http://cod.ibge.gov.br/23450
  2. https://pt.wikipedia.org/wiki/Xapuri
  3. http://snbp.culturadigital.br/informacao/dados-das-bibliotecas-publicas/
  4. http://xapuri.ac.gov.br/historia-de-xapuri/
  5. http://www.tce.ac.gov.br/portal/index.php/bem-vindo-ao-acre/83-xapuri

Menu de navegação