Tenório, Paraíba - Genealogia

De FamilySearch Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Paraíba Gotoarrow.png Tenório

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Paraíba Municip Tenório.svg.png

Localização: Mesorregião Borborema
                   Microrregião Seridó Oriental Paraibano
Área: 105,270 km²
Distância da Capital: 195Km

Datas

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Distrito criado com a denominação de Tenório, em 11 de maio de 1959, subordinado ao município de Juazeirinho. Elevado à categoria de município com a denominação Tenório, em 29 de abril de 1994, desmembrado de Juazeirinho.

Antigas Denominações

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos

Localidades

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

História

(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade.)

O nome Tenório traz consigo inúmeras interpretações referentes à sua origem, as quais ora se encaixam como que se completando, ora são contraditórias. Contudo, nas várias versões contadas, algo permanece constante. Trata-se da figura de um chefe índio que teria passado por estas terras (hoje município de Tenório), em tempo muito distante, vindo do Rio Grande do Norte com sua gente. E é justamente a partir deste ponto que a história sobre a origem no nome Tenório começa a tomar mais de uma explicação. Pois, uma das versões relata que este índio se instalou nestas terras com seu povo e que, por ser ?rezador?, muitas pessoas vinham dos arredores para se consultar com ele. Com isso, com a força da tradição popular, o lugar foi tomando o nome do principal motivo de visistação, ou seja, o nme do procurado ?rezador? índio Tenório. E em outra versão, porém, contam que este chefe índio teria estado nestas terras só de passagem, e que ele e sua gente pararam para descansar, de sua longa jornada, debaixo de uma árvore. A partir daí, esta árvore e, consequentemente, o local onde ela se encontrava, receberam o nome deste chefe. Outras versões giram em torno do fato deste índio que ao passar por está região, teria morrido nas margens do riacho Tenório e que este fato seria o motivo para marcar o local com o nome do Pajé. É interessante observar que, como já foi dito anteriormente, estas versões não são de todo contraditórias, podendo até ser complementares. Depois deste primeiro momento da história de Tenório, caracterizado pelo presença dos índios, temos um segundo momento no anos trinta, quando este espaço era todo dividido em propriedades agrícolas de pequeno e médio porte, pertencentes aos seguintes proprietários: Cícero, Manuel e Joel Batista, e Antônio Gregório. Por se tratar de um espaço rural, as residências, evidentemente, eram escassas. Existia apenas a vegetação (capoeira) e algumas culturas: algodão, agave, mandionca, feijão e milho. A dificuldade para adquirir água, neste tempo, era ainda maior que a de hoje, visto que ainda não existiam açudes nem poços e, também, o riacho, a que no referimos anteriormente, é intermitente.

Famílias Tradicionais

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Cartório de Registro Civil e Notas Joaquim Torquato Alves

Rua Inácio Mota, 165 Centro

Cep: 58665-000

Fone: (83) 8690-8421

Cemitérios

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Paróquia de São José

Outros Locais e Instituições

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Tenório
  2. http://cod.ibge.gov.br/KRU

http://www.cnj.jus.br/corregedoria/registrocivil/index.php?

Menu de navegação