Tarauacá, Acre - Genealogia

De FamilySearch Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Acre Gotoarrow.png Tarauacá

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)

Acre Municip Tarauacá.svg.png

Localização: Mesorregião Vale do Juruá
                    Microrregião Tarauacá
Área: 15 553,430 km²
Distância da Capital: 381 Km

Datas

Elevado à categoria de vila com denominação de Seabra, em 1907. Em 1920, elevou a sede Seabra à categoria de cidade. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município se denomina Tarauacá.

Antigas Denominações

Seabra

Municípios Circunvizinhos

Localidades

o município aparece constituído de 7 distritos: Tarauacá, Bom Futuro, Nalare, Ouro Preto, São Salvador, Universo e Foz do Jordão.

História

A região era habitada por índios Cachinauás e Jaminauas, às margens dos Rios Tarauacá e Murú. Tarauacá é nome indígena e significa "rios dos paus ou das tronqueiras". Por volta de 1877, ocorreu a emigração de nordestinos para formação e exploração de Seringais Nativos. Em 1899 um grupo de emigrantes chega na confluencia dos rios Murú com o Tarauacá, fundando o Seringal Foz do Murú, sendo a partir daí, ponto de partida para exploração nos altos rios. Dentre os nordestinos que ali aportaram, destacam-se: José João e Antonio Marques de Albuquerque, Patronilo de Albuquerque, Joaquim Gonçalves de Freitas, Manoel Pereira Cidade, Francisco de Oliveira, João Lopes Ibiapina, Joaquim, Antonio e Alexandre Teixeira de Souza, Antonio Ferreira Lima Manoel Paixão de Albuquerque, Ernesto Nunes Serra e Francisco Caetano de Lima. Com o Tratado de Petrópolis em 17 de novembro de 1903, as terras da região passaram para a União. Já em 1904 com a primeira divisão territorial-administrativa do Acre, as terras passam para o Departamento do Alto Juruá. Em 1º de janeiro de 1907, a Foz do Murú é elevada a categoria de Vila, com a denominação de Seabra. Em 1912 desmembra-se, sendo constituído o Departamento do Tarauacá, criado pelo Decreto nº 9831, e instalado em 19 de abril de 1913. Seu primeiro Prefeito foi o Coronel Antonio Nunes de Alencar. No mesmo Decreto foi criado o Município do mesmo nome, o qual foi instalado em 24 de abril de 1913.

Famílias Tradicionais

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares

Denominação: Serventias Extrajudiciais da Comarca de Tarauacá
Atribuições : Protesto de Títulos -> Registro de Interdições e Tutelas -> Registro de Imóveis -> Registro de Títulos e Documentos e Civis das Pessoas Jurídicas -> Notas -> Registro Civil das Pessoas Naturais
Endereço: Rua Epaminondas Jacome, 908 - Bairro Centro
Telefone (68)3462-2635
E-mail: cartoriotk@gmail.com

Cemitérios

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Outros Locais e Instituições

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Biblioteca Pública Estadual Ancelmo Marinho Lessa
Avenida Coronel Juvêncio de Menezes, 301 - Centro
Telefone: (68) 3462-2029
E-mail: prof_evandro_dias@hotmail.com

Prefeitura de Tarauaca
Endereço: Av. Antônio Frota, Tarauacá - AC,
CEP: 69970-000
Fone: +55 (68) 3462-2376
Blog: assecomtk.blogspot.com.br
Email: contato@tarauaca.ac.gov.br
Site: http://tarauaca.ac.gov.br/

Outros Recursos de Pesquisa

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências

  1. http://cod.ibge.gov.br/23EF4
  2. https://pt.wikipedia.org/wiki/Tarauac%C3%A1
  3. http://snbp.culturadigital.br/informacao/dados-das-bibliotecas-publicas/
  4. http://tarauaca.ac.gov.br/
  5. http://www.tce.ac.gov.br/portal/index.php/bem-vindo-ao-acre/82-tarauaca

Menu de navegação