Santa Teresinha, Paraíba - Genealogia

De FamilySearch Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Paraíba Gotoarrow.png Santa Teresinha

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Paraíba Municip Santa Teresinha.svg.png

Localização: Mesorregião Sertão Paraibano
                   Microrregião Patos
Área: 357,942 km²
Distância da Capital: 319Km

Datas

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Distrito criado com a denominação de Santa Teresinha, em 05 de dezembro de 1951, subordinado ao município de Patos. Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Teresinha, em 22 de dezembro de 1961, desmembrado de Patos.

Antigas Denominações

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos

Localidades

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

História

(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade.)

No Sítio Cabaças, de propriedade de Pedro Soares Santos, exatamente no local onde se encontra hoje a sede do município, nasceu a cidade de Santa Terezinha. A primeira casa de tijolos foi construída por João Soares dos Santos, em 1924. A terceira casa a ser erguida no local foi a do Sr. José Vieira, o qual instalou no local uma casa comercial. A quarta casa do lugar foi construída apenas em 1928 por Francisco Rufino de Lucena, onde foi realizada, no dia 17 de outubro de 1931, a primeira missa da cidade. No mesmo ano, realizar-se-ia a primeira feira que perdurou através dos anos com grande movimentação. Na celebração da primeira missa o celebrante, Padre José das Neves, na época vigário de Patos, solicitou que se fizesse uma coleta pública dali para frente no sentido de angariar fundos para a construção de uma capela, construção esta iniciada logo depois e concluída no ano de 1934. O Patrimônio de Santa Terezinha, padroeira da cidade, foi doado por Pedro Pereira de Sena, enquanto Francisco Rufino de Lucena doou os meios para a formação do Patrimônio e fundação da cidade.

Famílias Tradicionais

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Cartório do Registro Civil e Notas

Rua Pedro dos Santos, 164, Centro

Cep: 58720-000

Fone: (83) 3419-1022

Email: cartoriosantateresinhapb@gmail.com

Cemitérios

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Outros Locais e Instituições

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Teresinha_(Paraíba)
  2. http://cod.ibge.gov.br/MST