São José do Brejo do Cruz, Paraíba - Genealogia

De FamilySearch Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Paraíba Gotoarrow.png São José do Cruz

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Paraíba Municip São José do Brejo do Cruz.svg.png

Localização: Mesorregião Sertão Paraibano
                   Microrregião Catolé do Rocha
Área: 253,017 km²
Distância da Capital: 530Km

Datas

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

O distrito foi criado com a denominação de São José, em 22 de dezembro de 1961, subordinado ao município de Brejo do Cruz. Em 31 de dezembro de 1963, o distrito de São José, figura no município de Brejo do Cruz. Elevado a categoria de município com a denominação de São José do Brejo da Cruz, 29 de abroç de 1994, desmembrado de Brejo do Cruz. Sede no antigo distrito de São José, atual São José do Brejo do Cruz.

Antigas Denominações

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos

Localidades

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

História

(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade.)

Sua história começou na segunda metade do século XIX, aproximadamente em 1862. Seu teritório fazia parte do império do major João Batista (Pai Joãozinho). A primeira casa construída na localidade São José foi a do major Sabino que faleceu em 20-10-1913, ficando a sua residência para o seu filho, Plácido Francisco, o segundo dono de São José. Com o falecimento de Plácido, em 17-02-1931, passou a ser dono de São José o seu filho Mário Valdemar Saraiva Leão, que doou o terreno ao padroeiro São José. Através desse gesto nobre teve início o povoado. No dia 5 de setembro de 1936, o prefeito de Brejo do Cruz, Antônio Olímpio Maia, cria a feira de São José, que tem como local a sombra da cajaraneira em frente à casa grande da fazenda. Essa cajaraneira foi plantada pelo patriarca mor, o major Sabino Benício Saraiva Leão Castelo Branco, onde hoje, apesar de centenária, continua frutificando. Também no mesmo dia, é celebrada uma missa na casa grande pelo Monsenhor Antônio Anacleto, quando então é lançada a pedra fundamental da igreja, cuja edificação teve início em janeiro de 1937 e foi concluída na década 1940. Mário Saraiva além de doar o terreno da igreja, arcou com todas as despesas para a sua construção. Ele também doou todos os terrenos dos prédios públicos, com exceção do Grupo Escolar Olívia Saraiva Maia, simplesmente porque o governador da época era o Dr. Osvaldo Trigueiro, o qual fez questão de comprar o terreno para construir a obra. Além disso, doou terrenos para construção das casas que iniciaram o povoado. Em 1947, um grupo de estudantes liderados por José Genário Saraiva tomaram a iniciativa de apresentar peças teatrais tanto no povoado de São José como em outras comunidades da vizinhança. Somente no início de 2007, na gestão da prefeita Maria da Natividade Saraiva Maia, foi construído e instalado o teatro municipal João Fernandes de Oliveira que tem como patrono José Genário Saraiva, falecido em 21-01-1986, o qual legou seu nome ao grupo de teatro da cidade. Entre 1949 e 1952, foi construído o matadouro, o açougue e o cemitério. Somente em 1953 foi construído o mercado público. Em 1982 chegou a energia elétrica ao distrito.

Famílias Tradicionais

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Cartório de Registro Civil

Rua Francisco de Paula Saldanha, 125, Centro

Cep: 58893-000

Fone: (83) 3446-1005

Cemitérios

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Paróquia de São Sebastião

Rua Cônego José Viana, s/n Centro

Cep: 58893-000

 

Outros Locais e Instituições

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/São_José_do_Brejo_do_Cruz
  2. http://cod.ibge.gov.br/23RRP