São João do Tigre, Paraíba - Genealogia

De FamilySearch Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Paraíba Gotoarrow.png São João do Tigre

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Paraíba Muncip São João do Tigre.svg.png

Localização: Mesorregião Borborema
                   Microrregião Cariri Ocidental
Área:  816,111 km²
Distância da Capital: 243Km

Datas

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Em 15 de novembro de 1938, o município de Alagoa do Monteiro passou a denominar-se simplesmente Monteiro e o distrito de São João do Tigre a denominar-se Tigre. Em 31 de dezembro de 1943, o distrito de Tigre passou a denominar-se Jacarará. Em 23 de dezembro de 1947, o distrito de Jacarará voltou a denominar-se São João do Tigre. Em 08 de maio de 1959, o distrito de São João do Tigre, passou a fazer parte do novo município de São Sebastião do Umbuzeiro. Elevado à categoria de município com a denominação de São João do Tigre, em 02 de janeiro de 1962, desmembrado de São Sebastião do Umbuzeiro.

Antigas Denominações

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos

Localidades

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

Distrito de Santa Maria

História

(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade.)

Por volta de 1890, habitada estas terras uma ramificação da família dos Índios Carirís. A fundação do povoado, data de 1895, com a doação de terras a Paróquia de Nossa Senhora das Dôres, feitas pelo proprietário Cândido José Bezerra. A doação fora feita à paróquia de Monteiro. Construiu-se uma capela de São João Batista, e ao seu redor começaram a surgir as primeiras casas residenciais e comerciais. Entre os pioneiros deste povoado que surgia estavam José Bezerra de Medeiros, Manoel Rodrigues Evangelista e Mariano Cordeiro de Medeiros. Chamou-se Tigre, nome proveniente de animais que os primeiros habitantes matavam na região. Haviam duas fazendas, Tigre de Baixo e Tigre de Cima e ainda Tigre Novo, pertencentes a Cândido José Bezerra. O povoado surgiu na fazenda Tigre de Baixo. O nome Tigre é inadequado, visto que não existe no Brasil, e sim onças pintadas. Por causa da família que fundou o povoado passou a chamar-se Tigre de Medeiros. Maistarde Jacarará e por fim SÃO JOÃO DO TIGRE.

Famílias Tradicionais

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Cartório do Registro Civil

Rua Manoel Rodrigues Evangelista, s/n Centro

Cep: 58520-000

Fone: (83) 3352-1059

Cemitérios

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Outros Locais e Instituições

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/São_João_do_Tigre
  2. http://cod.ibge.gov.br/ELN