São Bento, Paraíba - Genealogia

De FamilySearch Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Paraíba Gotoarrow.png São Bento

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Paraíba Municip São Bento.svg.png

Localização: Mesorregião Sertão Paraibano
                   Microrregião Catolé do Rocha
Área:  248,198 km²
Distância da Capital: 375Km

Datas

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Elevado à categoria de município com a denominação de São Bento, em 29 de abril de 1959, desmembrado de Brejo do Cruz.

Antigas Denominações

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos

Localidades

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

História

(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade.)

Em fins do século XIX, Antonio Vieira, conhecido também por "Catonho" e sua família habitavam a região onde hoje está situado o Município, na propriedade denominada Cascavel. O certo é que ali foram construídas as primeiras habitações. Sua excelente localização, às margens do rio Piranhas, embora não fosse perene, o seu leito oferecia água de subsolo abundante em qualquer época do ano, até mesmo em época de estiagem, atraiu muitos moradores que ali se fixaram explorando as terras com a agricultura e com criação. O lugarejo ficou conhecido por Cascavel até que passando um padre em missão religiosa, sugeriu o nome de São Bento, que além de ser mais bonito, lembrava o bnome de um santo que, por sinal, era protetor das pessoas que viessem a ser mordidas por cobras venenosas. O nome foi aceito prontamente e se conserva até hoje. Com a morte de Antonio Vieira ou "Catonho", seu filho e sucessor Manoel Vieira, liderou, juntamente com Leandro Pinto, o movimento para o progresso da comunidade. De início, em homenagem a São Sebastião, construiram a Igreja concluída em 1889, quando foi celebrada a primeira missa pelo Pe. Emídio Cardoso. Ao redor da Igreja, e às margens do rio, formou-se o núcleo populacional. A igreja foi substituída posteriormente por uma mais ampla e mais moderna, tendo a primeira igreja sido demolida em 1954. Mesmo assim, muitos dos habitantes não aprovaram a idéia opinando que poderiam ter ficado com as duas igrejas. Foi organizada então, uma feira semanal, em um barracão rústico que deu lugar, em 1929 a um mercado público, que foi substituído em 1958 por outro maior e mais moderno. Enquanto surgiam as casas residenciais e comerciais, surgiram também as pequenas indústrias de redes de dormir, hoje tecnicamente mais aprimorada, que deram o passo decisivo para o desenvolvimento do lugar. São Bento é conhecida atualmente como a "Capital Mundial das Redes". A perenização do rio Piranhas favoreceu o desenvolvimento do município, bem como a construção da ponte sobre o rio Piranhas, com 324 metros de extensão, a qual facilita a entrada e saída dos produtos mais variados da região. São Bento, nasceu, cresceu e se desenvolveu sob o domínio de Brejo do Cruz até sua emancipação política em 1959. Entretanto, nunca apareceu ou figurou em divisões administrativas daquele município, pois não tinha qualquer autonomia política (não era vila, distrito ou povoado) e era apenas um aglomerado ou lugarejo.

Famílias Tradicionais

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Cartório Soares

Avenida Sergio Silveira, 416 Centro

Cep: 58865-000

Fone: (83) 3444-2057

Email: cartsoares@ig.com.br

Cemitérios

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Paróquia São Sebastião

Avenida João Agripino, s/n Centro

Cep: 58865-000

Fone: (83) 3444-2480

Outros Locais e Instituições

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências

  1. ttps://pt.wikipedia.org/wiki/São_Bento_(Paraíba)
  2. http://cod.ibge.gov.br/234IL