Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Princípios da Pesquisa de História da Família

Da wiki FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Libri books2.jpg

A pesquisa genealógica ou de história da família é o processo de busca de registros para encontrar informações sobre seus familiares e o uso desses registros para vincular os indivíduos a gerações anteriores e posteriores.

Este artigo sugere um processo para fazer a pesquisa genealógica e de história da família. Além de seguir um processo, a pesquisa inclui saber sobre os registros que tenham as informações que você procura. Para debates sobre registros específicos para usar em sua pesquisa, veja os "Tópicos" nesta wiki para o país, estado ou província de interesse. Você também pode encontrar informações sobre registros em manuais genealógicos.

Este artigo é destinado a pessoas que estão interessadas ​​em aprender mais sobre a pesquisa de história da família. Para uma breve visão geral do processo de investigação, ver Um Guia para a Investigação.

Tabela de conteúdo[editar | editar código-fonte]

PASSO 1: Identifique o que você sabe

Comece com o que você já sabe.
Reuna certidões, documentos e outros registros que contenham dados de interesse em um único local.
Transponha os dados encontrados para um caderno, formulários próprios como um Gráfico de Linhagem, planilhas ou programas de computador.
O importante é saber o que já existe de informações, para então passar para o passo seguinte.

PASSO 2: Decida o que você quer saber

Escolha o antepassado sobre o qual queira saber mais, ou um grupo familiar com dados incompletos.
É interessante iniciar pelo indivíduo ou família sobre o qual seja mais fácil a busca de informações.

PASSO 3: Selecione registros para pesquisar

Identifique que registros procurar baseado nas informações que você já possui, mesmo que sejam datas e/ou locais aproximados.
Converse com seus familiares e conhecidos mais idosos, eles podem ser uma boa fonte de orientação e de informações preciosas não somente sobre datas, mas também sobre dados e histórias que podem ajudar e/ou enriquecer sua pesquisa.

PASSO 4: Obtenha e pesquise os registros

Busque locais que possam fornecer os registros que você deseja encontrar. Eles podem estar com familiares, podem ser solicitados a cartórios, igrejas, pesquisados em bibliotecas ou arquivos públicos.
Ainda que esteja procurando um documento específico, não esqueça que esta escolha é apenas uma orientação. Informações podem ser encontradas em mais de um local ou através de fontes inusitadas.
Não esqueça de utilizar a Internet, seja para contatar pessoas, como para pesquisar.
Mantenha um controle sobre sua pesquisa - quem está pesquisando, o quê, quais fontes já foram pesquisadas e todas as informações colhidas.

PASSO 5: Avalie e utilize as informações obtidas

Acrescente toda nova informação obtida aos seus arquivos, tendo o cuidado de verificar se ela está correta e/ou coerente com os dados que você já possui.
Faça e arquive cópias de documentos importantes em local seguro, seja em meio físico ou digital.
Avalie se os dados obtidos são suficientes para recomeçar o processo com outro antepassado. Se ainda houver lacunas sobre a pesquisa atual, verifique se há ainda fontes a serem buscadas.
Não desista caso não ache as informações que busca num primeiro momento. Considere refazer o processo depois, mesmo porque a tecnologia tem avançado a favor dos pesquisadores e cada vez mais fontes e meios de pesquisa tem sido disponibilizados na internet!

Para mais leitura

Veja também[editar | editar código-fonte]