Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Polônia, Censo

Da wiki FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Polônia Gotoarrow.png Página Inicial

Polônia, Tópicos da Wiki
Koszecin.jpg
Iniciando a Pesquisa
Tipos de Registros
Polônia, Contextualização
Etnia
Fontes de Pesquisa Local
Moderadores
O moderador do FamilySearch para Polônia Pysnaks e Sonja


Introdução
[editar | editar código-fonte]

Os censos (arrolamentos ou contagens e descrições das populações) foram feitos por vários governos da Polônia, principalmente para estudos populacionais, tributação, ou para fins militares.

O valor principal dos dados encontrados nos censos é agrupar as famílias. A Polônia tem fontes melhores de pesquisa, como registros de igrejas e registros civis.

A área russa da Polônia, chamada de Reino da Polônia, tinha uma instituição governamental de estatística chamada de Departamento de Estatística do Departamento de Administração Geral (Oddzial Statystyczny przy Wydziale Administracji Oglnej), que foi fundada em 1847 para supervisionar a coleta de relatórios estatísticos.

Tipos de Censos
[editar | editar código-fonte]

Os diferentes tipos de contagem da população na história da Polônia eram:

  • Os "lustrums" (cerimônias de purificação das pessoas, realizadas a cada 5 anos).
  • Os registros dos impostos das famílias (rejestry podatkowe: 1675).
  • As pesquisas da população da Prússia (przeglady: 1789, 1793, 1797).
  • As revisões municipais (spisy ludnosci: 1619, 1765, 1792).

Histórico e Conteúdos dos Censos[editar | editar código-fonte]

Os censos mais antigos foram feitos em 1567, 1676 e em 1775 (censos paroquiais). O conteúdo varia de acordo com os censos e seus propósitos. Por exemplo, o censo de 1793, feito na região sul da Prússia (área ocupada pela Prússia na partição de 1793) inclui os nomes dos homens adultos e viúvas, o número de pessoas em cada família, as profissões dos chefes das famílias, mas não tem as idades das pessoas.

Em 1772-1773, a Prússia realizou um censo de imposto sobre a terra, em toda a área polonesa adquirida na partição da Polônia, conhecida como Prússia Ocidental. Esse censo de imposto sobre a terra, (Marburger Auszge), tinha por objetivo determinar quem era o chefe da família, contar o número de membros da família, e tributar as novas residências. O censo, em papel, ficava guardado no Instituto Herder, em Marburg, na Alemanha. Cópias em microfilme estão guardadas no Instituto Científico, em Turim, na Polônia. A Biblioteca de Odessa, no Texas, adquiriu uma cópia do microfilme de Marburg, Alemanha e criou um índice digital dos chefes de família poloneses enumerados no censo do imposto sobre a terra na Prússia Ocidental (o censo de 1772-1773). Qualquer pessoa pode acessar esse índice das coleções da Biblioteca Odessa em: http://www.odessa3.org/collections/land/wprussia

O censo de 1790/92 nas áreas de Poznan (Posen), e em Kraków inclui crianças em idade escolar, assim como adultos, além de datas de nascimento, casamento e óbito.

Os registros de censos posteriores são mais padronizados e incluem os nomes dos chefes das famílias e seus filhos, em ordem cronológica; sexo, idade ou data e locais de nascimento; estado civil, profissão, tempo de residência, etc.

Muitos dados originais dos censos foram destruídos, e somente informações compiladas permaneceram. Alguns registros de censos ainda existem nos arquivos, mas, geralmente, não estão disponíveis para os pesquisadores. Alguns censos estão nos Arquivos Principais de Documentos Antigos (Archiwum Glwne Akt Dawnych - AGAD), em Varsóvia; uma variedade de arquivos distritais e municipais, tais como Plock e Kraków; ou até mesmo paróquias locais. O local onde a maioria dos registros de recenseamento poloneses estão guardados é incerto, então você pode precisar entrar em contato com vários arquivos nos arredores da cidade onde seu antepassado viveu.

Fontes de Pesquisas dos Censos[editar | editar código-fonte]

A Biblioteca da História da Família tem cópias dos registros de censos em muito poucas cidades na Polônia. Eles estão listados no Catálogo da Biblioteca da História da Família em:

POLAND, (PROVINCE), (TOWN) CENSUS - Polônia (Província), (Cidade) Censo

Os registros dos censos podem fornecer informações quando outros registros estão faltando. Entretanto, use as informações com cautela, uma vez que elas podem ter sido fornecidas ao recenseador por qualquer membro da família ou um vizinho, e pode estar incorreta.

Encontrar o seu antepassado nos registros de censos de uma cidade grande e saber o nome da rua onde a família vivia, vai ajudar você a pesquisar registros, tais como registros de igrejas e de registro civil. Fontes que dão endereços de ruas nas grandes cidades da Polônia incluem:

  • Diretórios da cidade - profissões ou negócios.
  • Certificados civis de nascimento, casamentos e óbitos.
  • Registros de batizados, sepultamentos e casamentos nas Igrejas.
  • Registros fiscais.

Links Externos[editar | editar código-fonte]

http://www.herby.com.pl/
http://www.cyndislist.com/poland.htm
http://jri-poland.org/jhi/jri-jhi-bialapodlaska.htm