Plácido de Castro, Acre - Genealogia

De FamilySearch Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Acre Gotoarrow.png Plácido de Castro

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)

Acre Municip Plácido de Castro.svg.png

Localização: Mesorregião Vale do Acre
                    Microrregião Rio Branco
Área: 2 047,455 km²
Distância da Capital: 100 Km

Datas

Em divisões territoriais datada de 1936 e 1937, figura no município de Rio Branco o distrito de Plácido de Castro. Elevado à categoria de município em 1963, desmembrado de Rio Branco. Instalado em 29-03-1977.

Antigas Denominações

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos

Localidades

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

História

Inicialmente o local era uma colocação de seringueiro, passando posteriormente a depósito de seringal São Gabriel, com o nome de Pacatuba. Em 1922 com o crescimento do povoado, surgiu a Vila Pacatuba que logo depois recebeu o nome de Plácido de Castro, em homenagem ao herói da Revolução Acreana. Seu surgimento deu-se em razão da posição comercialmente estratégica para compra de borracha (hevea brasiliensis) e castanha (bertholletia excelsa) e fornecimento de mercadorias, função de entreposto que concentrava toda produção da rica e vasta região boliviana. Ultimamente, com o asfaltamento dos 95 quilômetros da AC-40, a população de Rio Branco passou a utilizá-la para passeios. O fluxo de pessoas levou os vizinhos bolivianos a trazerem mercadorias da zona Franca de Cobija para vender aos brasileiros. O comércio se desenvolveu, dando origem a um povoado estritamente comercial, no território boliviano, margem oposta do rio Abunã. Tal fato refletiu-se no lado brasileiro, estimulando várias atividades comerciais e de serviços, para atender as necessidades dos comerciantes bolivianos e dos turistas brasileiros.

Famílias Tradicionais

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares

Denominação: Serventias Extrajudiciais da Comarca de Plácido de Castro
Atribuições: Registro de Títulos e Documentos e Civis das Pessoas Jurídicas -> Registro Civil das Pessoas Naturais -> Notas -> Registro de Interdições e Tutelas -> Protesto de Títulos -> Registro de Imóveis
Endereço: Rua João Daniel Damasceno, 330 - Bairro Centro
Telefone: (68)3227-2146
E-mail: cartorio.placidodecastro@hotmail.com

Cemitérios

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Outros Locais e Instituições

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

  • Biblioteca Pública Municipal de Raul Arantes Meira
    Avenida Diamentino Augusto, s/n - Centro
    Telefone: (68) 3237-1066 / (68) 9963-2039
    E-mail: rosaaraujoac@hotmail.com

Outros Recursos de Pesquisa

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Plácido_de_Castro_(Acre)
  2. http://cod.ibge.gov.br/23FB8
  3. http://snbp.culturadigital.br/informacao/dados-das-bibliotecas-publicas/
  4. http://pmpc.ac.gov.br/
  5. http://www.tce.ac.gov.br/portal/index.php/bem-vindo-ao-acre/74-placido-de-castro