Picuí, Paraíba - Genealogia

De FamilySearch Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Paraíba Gotoarrow.png Picuí

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Paraíba Municip Picuí.svg.png

Localização: Mesorregião Borborema
                   Microrregião Seridó Oriental Paraibano
Área: 661,657 km²
Distância da Capital: 250Km

Datas

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Distrito criado com a denominação de Picuí, em 18 de dezembro de 1871. Elevado à categoria de vila com a denominação de Picuí, em 27 de novembro de 1888. Elevado à condição de cidade e sede municipal com a denominação de Picuí, em 18 de março de 1924.

Antigas Denominações

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos

Localidades

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

Distritos: Pedra Lavrada, Barra de Santa Rosa, Cuité, Cubati (Canoas), Baraúnas

História

(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade.)

Em 1704, Dona Isabel Câmara, Capitão Antônio Mendonça Machado, Alferes Pedro de Mendonça Vasconcelos e Antônio de Carvalho, receberam, por sesmaria, 3 léguas de terras próximas ao riacho, que era chamado pelos nativos, de Pucuí (Picuí), o qual ocorre de sul a norte e despeja no Acauã, já no Estado do Rio Grande do Norte, e afluente do rio Piranhas. Daí se acredita que as primeiras penetrações para a sua colonização ocorreram no final do Século XVII para o início do Século XVIII. As penetrações daí decorrentes, ao que parece, tiveram como saldo apenas a implantação de algumas fazendas de gado. Entre 1750 e 1760 novas correntes de povoamento se registraram, inclusive adquirindo as primeiras propriedades ali instaladas. O povoamento inicial da região ocorreu onde hoje se encontra o município de Pedra Lavrada, com a construção, em 1760, de sua primeira capela. Com o riacho Picuí era abundante de água e cortado por uma estrada, onde já havia naquele tempo certo agrupamento de casas de vivenda, fora escolhido dito sítio, onde hoje está edificada a cidade, para sede de um juizado de paz criado por Lei nº 3, de 11 de outubro de 1841. Em 1856, uma terrível epidemia de cólera-morbo assolou o Estado da Paraíba e os moradores do povoado resolveram, em promessa, edificar uma capela em louvor a São Sebastião, na esperança e na fé da intervenção do glorioso mártir, para dizimar aquele mal. No mesmo ano foi construída a capela e ao seu redor nasceu e floresceu uma nova povoação.

Famílias Tradicionais

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Citam-se como pioneiros da fundação do povoado os senhores Antônio Ferreira de Macedo, José Ferreira de Macedo, Antônio Gandino da Luz, Felipe Neri de Macedo, Manoel Nunes de Macedo, Sebastião José Ferreira e Antônio Garcia do Amaral.

Instituições

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Cartório do Registro Civil Rua Vicente Ferreira de Macedo, 18 Centro Cep: 58187-000 Fone: (83) 3371-2193 Email: ricardowmacedo@hotmail.com

Cemitérios

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO – 1864 Rua São Sebastião, 01 – Centro Cep: 58187-000 – Picuí – PB Fone: (83) 3371-2410 E-mail: paroquiapicui@hotmail.com

Outros Locais e Instituições

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Picuí
  2. http://cod.ibge.gov.br/AVW