Olivedos, Paraíba - Genealogia

De FamilySearch Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Paraíba Gotoarrow.png Olivedos

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Paraíba Municip Olivedos.svg.png

Localização: Mesorregião Agreste Paraibano
                   Microrregião Curimataú Ocidental
Área: 317,900 km²
Distância da Capital: 153Km

Datas

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Em 1911, figura no município de Soledade o distrito de São Francisco. Em 15 de novembro de 1938, o município de Soledade passou a denominar-se Juazeiro, sendo o distrito de São Francisco anexado ao município de Juazeiro. Em 31 de dezembro de 1943, o distrito de São Francisco passou a denominar-se Olivedos e o município de Juazeiro a denominar-se Ibiapinópolis, sendo o distrito de Olivedos anexado ao município de Ibiapinópolis. Em 17 de setembro de 1948, o município de Ibiapinópolis voltou a denominar-se Soledade, sendo o distrito de Olivedos anexado ao município de Soledade. Elevado à categoria de município com a denominação de Olivedos, em 28 de dezembro de 1961, desmembrado de Soledade.

Antigas Denominações

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos

Localidades

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

História

(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade.)

Município de Olivedos, teve sua história iniciada em 1722, quando foi implantada a Fazenda São Francisco por Antônio Francisco da Costa. Duas casas existiam na propriedade, sendo uma na sede e outra no local conhecido como ?Curralinho? . No mesmo ano, foi demarcada a Fazenda São Francisco pelo sertanista Teodózio de Oliveira Ledo, que residiu por alguns anos disseminando a colonização do território San-Francisco. O patrimônio para a construção da capela em honra a São Francisco, foi doado por Antônio Francisco da Costa, em 1722 quando foi construído o cemitério local. Em volta do simples templo foram construídas novas residências por pessoas que chegaram ao local atraídos pela fertilidade do solo. Enumeramos os primeiros moradores do vilarejo. Dionizio Pereira Gomes, Guilherme Ferreira e Domingos Ferreira. As datas de São Gonçalo e São Francisco foram requeridas pelo português Sebastião Costa. O conhecido padre Ibiapina realizou reformas na capela, transformando-a na igreja de nossos dias. Foi primeira matriz de Soledade. O ex-distrito de São Francisco recebeu de Olivedos, em 1948, em homenagem ao sertanista Teodózio de Oliveira Ledo. A emancipação política do município foi criada pela Lei n. 2.706 de 28 de dezembro de 1961 no Governo de Pedro Moreno Gomdim, através de solicitações do deputado Estadual Geroncio da Nobrega influenciado pelas lideranças locais nas pessoas do senhores Manoel Araújo de Souto, Matias Paulino da Costa, Evilazio de Albuquerque Melo e Deudedit de Souza Lima.

Famílias Tradicionais

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Cartório do Registro Civil

Largo Teodozio de Oliveira Ledo, s/n Centro

Cep: 58160-000

Fone: (83) 3389-1058

Cemitérios

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Paróquia de São Sebastião

Outros Locais e Instituições

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Olivedos
  2. http://cod.ibge.gov.br/IGT