Nova Floresta, Paraíba - Genealogia

De FamilySearch Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Paraíba Gotoarrow.png Nova Floresta

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Paraíba Municip Nova Floresta.svg.png

Localização: Mesorregião Agreste Paraibano
                   Microrregião Curimataú Ocidental
Área: 58,839 km²
Distância da Capital: 120Kkm

Datas

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Distrito criado com a denominação de Nova Floresta, em 29 de março de 1955, subordinado ao município de Cuité. Elevado à categoria de município com a denominação de Nova Floresta, em 30 de abril de 1959, desmembrado de Cuité.

Antigas Denominações

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos

Localidades

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

História

(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade.)

O município de Nova Floresta surgiu por volta de 1870 no sitio estrondo, o primeiro morador do sitio estrondo foi o Sr. Cecílio Ferreira de Araújo, sogro dos Senhores: Manuel Ramos Dantas, mais conhecido como Manuel Cazuza, Sandoval Sabino de Araújo e Luiz Sabino, O Sr. Cecílio era o proprietário das terras do estrondo e da casa de farinha pertencente ao município de Cuité-PB. Em 1927 chegou ao local o Sr. Benedito Marinho da Costa que se estabeleceu com um pequeno comercio a partir dai o pequeno povoado tomou vulto. Já em 1930, o sr. Benedito Marinheiro transferiu parte dos seus negócios para Felinto Florentino de Azevedo, que adquiriu muitas terras na região. Em 1936, Felinto Florentino de Azevedo (23 de agosto de 1881 - 1962), que chegara a localidade em 1934, doou o terreno para a construção da Capela de São Severino Bispo e construiu inúmeras residências, facilitando as condições de crescimento. Após dois anos, realizava-se a primeira feira-livre do povoamento que ainda hoje se faz com grande movimento, foi num domingo de 1938. Com o passar dos tempos, o lugarejo foi crescendo e ganhando espaços culturais como o Nova Floresta Clube, o prédio público mais antigo da cidade, em 1951. No ano seguinte é inaugurada a Amplificadora Muirapiranga pelo jovem Menézio Dantas. Em consequência do crescimento urbano, populacional e cultural da então vila de Nova Floresta, em 29 de março de 1955 foi elevada a categoria de distrito pertencente a Cuité. Por volta de 1959, Nova Floresta já contava com um clube, uma escola pública, um serviço de radio difusora, o cartório de registro civil e a economia girava em torno do pequeno comércio e da agricultura de subsistência e da cultura do sisal destacando-se a atuação da família Lima, principalmente de Irineu Ferreira de Lima e posteriormente Sebastião Clementino de Lima, fazendeiros que deram origem a plantação de agave na região elevando a cidade a de maior produtora da fibra no Brasil. Na política tinha Benedito Marinho da Costa como seu representante na câmara de Cuité fatores que contribuíram para sua elevação a município.

Famílias Tradicionais

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Cartório Único Rua Prefeito Felinto Florentino, 608 Centro Cep: 58178-000 Fone: (83) 3374-1414 Email: cartoriodenovafloresta@neocart.com.br

Cemitérios

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

PARÓQUIA DE SÃO SEVERINO BISPO – 2010 Rua Felinto Florentino, 599 – Centro Cep: 58178-000 – Nova Floresta – PB Fone: (83) 3374-1190 E-mail: paroquiasaoseverinobispo@hotmail.com

Outros Locais e Instituições

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Nova Floresta
  2. http://cod.ibge.gov.br/152