Nazarezinho, Paraíba - Genealogia

De FamilySearch Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Paraíba Gotoarrow.png Nazarezinho

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Paraíba Municip Nazarezinho.svg.png

Localização: Mesorregião Sertão Paraibano
                   Microrregião Sousa
Área: 173,244 km²
Distância da Capital: 460Km

Datas

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Distrito criado com a denominação de Nazarezinho, em 31 de dezembro de 1943, subordinado ao município de Souza. Elevado à categoria de município com a denominação de Nazarezinho, em 22 de dezembro de 1961, desmembrado de Souza.

Antigas Denominações

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos

Localidades

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

Distrito Olho D'Água do Frade

História

(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade.)

Nazarezinho, está situado a oeste na depressão do alto sertão do estado da Paraíba. A cidade teve origem na Fazenda Picos do Sr. Francisco Lins de Albuquerque, considerado o seu fundador por ter loteado suas terras para construção de casas, nascendo assim um povoado ao Serrote que recebera o nome de Nazareth do Pico. A denominação ?do Pico? deve-se a proximidade do povoado ao Serrote do Pico. O povoado cresce e com o seu crescimento vem a necessidade da construção da Capela, o Sr. Joaquim José Gonçalves Braga doa o terreno para a construção da Capela que teve como Padroeiro São Sebastião. A escolha deste santo para padroeiro da Capela, fundamenta-se num fato que a tradição ora fez chegar até a geração atual, tendo sido registrado no histórico do município em Siqueira, perde um filho menor de nome Sebastião, fatalmente vitimado por uma flecha numa brincadeira de matar lagartixas com outra criança. E por está razão, ele (Sr. Manoel Siqueira) pediu para que o Padroeiro da Capela construída fosse São Sebastião, também martirizado com flechas. O Povoado Nazareth do Pico passou a ser chamado Nazaré e pertenceu a Cajazeiras até a Lei Províncias de 28-08-1956 quando passou a pertencer a Sousa.

Famílias Tradicionais

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Cartório Distrital Rua José do Carmo Vale, s/n Centro Cep: 58817-000 Fone: (83) 3554-1009 Email: valdilenebraga_filipe@hotmail.com

Cemitérios

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Paróquia São Sebastião (1963) Rua da Matriz, s/n-Centro Cep: 58810-00 Fone: (83) 3554-1010

Outros Locais e Instituições

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Nazarezinho
  2. http://cod.ibge.gov.br/EB9