Monteiro, Paraíba - Genealogia

De FamilySearch Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Paraíba Gotoarrow.png Monteiro

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Paraíba Municip Monteiro.sgv.png

Localização: Mesorregião Borborema
                   Microrregião Cariri Ocidental
Área: 986,370 km²
Distância da Capital: 305Km

Datas

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Distrito criado com a denominação de Alagoa do Monteiro, em 04 de setembro de 1865, subordinado ao município de São João do Cariri. Elevado à categoria de município com a denominação de Alagoa do Monteiro, em 28 de junho de 1872, desmembrado de São João do Cariri.

Antigas Denominações

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos

De acordo com o mapa do IBGE:

Localidades

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

Distritos: Alagoa do Monteiro, São João do Tigre (Camalaú e Tigre), Caroá (São Sebastião do Umbuzeiro), Sumé (São Tomé), Prata (Mugiqui)

História

(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade.)

No final do século XVIII, Custódio Alves Martins, João Pereira de Melo e outros, estabeleceram fazendas de criação de gado, no local onde se ergueu o município de Monteiro. Em 1800, Manuel Monteiro do Nascimento e sua mulher desmembraram, de sua Fazenda Lagoa do Periperi, meia légua de terra em quadro, para constituir o patrimônio da capela de Nossa Senhora das Dores, por eles edificada no pátio de sua propriedade, distante 300 metros da margem do rio do Meio. A fertilidade do solo atraiu muitos habitantes e, em pouco tempo, havia ali um povoado que, em 1840, já trocara a denominação de Lagoa de Periperi pela de Povoação da Lagoa. Posteriormente, em homenagem ao seu fundador, recebeu o nome de Alagoa do Monteiro. O distrito de Alagoa do Monteiro foi criado em 1865 e o Município, em 1872, com território desmembrado do de São João do Cariri. A instalação se deu no ano seguinte. Em 1921, Alagoa do Monteiro recebeu foros de Cidade, passando a chamar-se, simplesmente, Monteiro.

Famílias Tradicionais

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais Rua desembargador Feitosa Ventura, 34 Centro Cep: 58500-000 Fone: (83) 3351-3215 Email: cartoriorcmonteiro@bol.com.br

Cemitérios

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DAS DORES – 1875 Rua Coronel Santa Cruz, S/N – Centro Cep: 58500-000 – Monteiro – PB Fone: (83) 3351-2216 E-mail: paroquiademonteiro@hotmail.com

Outros Locais e Instituições

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Monteiro
  2. http://cod.ibge.gov.br/75H
  3. http://www.ibge.gov.br/vamoscontar2010/mapas/riograndedonorte_paraiba.jpg