Mogeiro, Paraíba - Genealogia

De FamilySearch Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Paraíba Gotoarrow.png Mogeiro

Mogeiro_Paraiba_Brasil.jpg
(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Paraíba Municip Mogeiro.sgv.png

Localização: Mesorregião Agreste Paraibano
                   Microrregião Itabaiana
Área: 218,993 km²
Distância da Capital: 110Km

Datas

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Distrito criado com a denominação de Mogeiro de Cima, em 05 de julho de 1876, subordinado ao município de Itabaiana. Em 30 de março de 1938, o distrito de Mogeiro de Cima passou a denominar-se simplesmente Mogeiro. Elevado à categoria de município com a denominação de Mogeiro, em 12 de dezembro de 1961, desmembrado de Itabaiana.

Antigas Denominações

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos

Localidades

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

Distrito de Gameleira

Povoados: Areal, Gavião, Pintado, Chã de Areia, Cabral, Granjeiro, Benta Horta, Tamanduá, Cumatí, Gaspar, Boa Vista, Estação, Juá e Camurim

História

(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade.)

REGIÃO onde se situa o município era primitivamente habitada pelos índios Cariris. A 11 de maio de 1758, Manoel Pereira de Carvalho recebeu do Governador da Província uma porção de terras situadas em Taipu, entre o rio Paraíba e o riacho Mogeiro, onde foi iniciada a colonização. Em 1856, através da Lei Provincial 240, foi criado o Termo Mongeiro de Baixo, pertencente a Ingá, e em 1874, pela Lei Provincial 569, foi criado o Termo Mogeiro de Cima, também pertencente a Ingá. Em 1874, a Lei Provincial nº 512, de 5 de julho, criou a Freguesia de Nossa Senhora das Dores. Em 1893, Mogeiro foi desmembrado de Ingá, anexado a Itabaiana, pelo Conselheiro Manoel Faustino. Até o ano de 1900, realizava-se uma feira livre em Mogeiro de Baixo, quando o subdelegado Henrique de Andrade Bezerra transferiu-a para Mogeiro a Cima.

Famílias Tradicionais

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Cartório Maria do Carmo Martins Silva Av. Pres. João Pessoa, 54 Centro Cep: 58375-000 Fone: (83) 3266-1057

Cartório do Registro Civil de Gameleira Rua João da Costa Castro, s/n Centro Cep: 58375-000 Fone: (83) 3266-0000 Email: seusotto@hotmail.com

Cemitérios

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Paróquia NOSSA SENHORA DAS DORES (1874) Praça Otaviano Joaquim da Silveira, s/n - Centro Cep: 58375-000 - Mogeiro (PB) Fone: (83) 3266-1073 pnsdasdoresmogeiro@live.com

Outros Locais e Instituições

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Mogeiro
  2. http://cod.ibge.gov.br/J78