Juazeirinho, Paraíba - Genealogia

De FamilySearch Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Paraíba Gotoarrow.png Juazeirinho

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Paraíba Municip Juazeirinho.svg.png

Localização: Mesorregião Borborema
                   Microrregião Seridó Oriental Paraibano
Área: 467,526 km²
Distância da Capital: 190Km

Datas

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Em 31 de dezembro de 1937, figura no município de Soledade o distrito de Juazeiro. Em 15 de novembro de 1938, transfere a sede do município de Soledade para o distrito de Juazeiro, passando o antigo município de Soledade a denominar-se Juazeiro. Em 31 de dezembro de 1943, a sede do municipal foi transferida de Juazeiro para a vila de Soledade com a denominação de Ibiapinópolis, e o distrito de Juazeiro passou a denominar-se Juazeirinho, figurando com este nome no município de Ibiapinópolis. Em 17 de setembro de 1948, o município de Ibiapinópolis passou a denominar-se Soledade. Elevado à categoria de município, com a denominação de Juazeirinho, em 25 de julho de 1957, desmembrado de Soledade.

Antigas Denominações

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos

Localidades

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

Distrito de Ténorio

História

(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade.)

A região onde se encontra a atual cidade de Juazeirinho fazia parte das sesmarias dos Oliveira Ledo, que desbravaram o Cariri e o Sertão Paraibanos. Ana de Oliveira, irmã de Teodósio de Oliveira Ledo, fixou suas residência na Fazenda Joazeiro, conforme informações do Sr. Wilson Seixas, que extraiu do Livro de Notas nº 8, de cartório do 1º Ofício da Comarca de Pombal, procuração que lhe facultava o direito de herdeira. Os Oliveira Ledo já haviam se fixado no Cariri paraibano, vez que, pelo documento acima, Ana de Oliveira, em 1753, estava na região com fazenda de gado e casa de moradia. A sua presença foi marcante, existindo ainda hoje uma fazenda que preserva, após mais de dois séculos, o seu nome: fazenda ?Ana de Oliveira?. A fazenda Joazeiro, de propriedade de Henrique Ferreira Barros, um dos fundadores, e uma outra , de Carlos Francisco da Cunha, serviram de marcos iniciais para o povoamento do lugar. Além das poucas propriedades existentes, o resto eram terras devolutas, que, pouco a pouco, foram sendo habitadas por colonos que fixaram residência, trazendo suas famílias, seus hábitos e seus costumes. Inicialmente, formou-se um pouso de tropeiros, onde se abrigavam os almocreves, em suas idas e vindas, entre o sertão e Campina Grande, tornando-se parada obrigatória. Nas fazendas da região, prosperava a criação de gado, caprino e ovino, além de ser explorado o cultivo do milho, feijão e algodão. Assim começou a se falar em comercializar o excedente dessa produção, surgindo portanto, a ideia de uma feira local, visto que a feira de Soledade ficava a quatro léguas de distância, o que dificultava o transporte de mercadorias. Incorporando-se a esta iniciativa muitos colonos e proprietários fizeram um requerimento ao Coronel Claudino Alves da Nóbrega, que autorizou a feira. No dia 4 de novembro de 1913, realizou-se a primeira feira que foi um sucesso e prosperou rapidamente. A Vila Joazeiro, já com algumas famílias, passou a ser entreposto de comércio, onde despontavam as transações de gado, algodão e gêneros alimentícios.

Famílias Tradicionais

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Cartório do Registro Civil Rua Siqueira Campo, 88 Centro Cep: 58660-000 Fone: (83) 3382-1053 Emal: cartoriofrancacolaco@gmail.com

Cemitérios

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ – 1966 Praça São José, S/N – Centro Cep: 58660-000 – Juazeirinho – PB Fone: (83) 3382-1308

Outros Locais e Instituições

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Juazeirinho
  2. http://cod.ibge.gov.br/1RL