Joca Claudino, Paraíba - Genealogia

De FamilySearch Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Paraíba Gotoarrow.png Joca Claudino

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Paraíba Municip Joca Claudino.svg.png

Localização: Mesorregião Sertão Paraibano
                   Microrregião Cajazeiras
Área: 74,005 km²
Distância da Capital: 481Km

Datas

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Distrito criado com a denominação de Santarém, em 06 de julho de 1988, subordinado ao Município de Uiraúna. Elevado à categoria de município com a denominação de Santarém, em 29 de abril de 1994, desmembrado de Uiraúna.

Antigas Denominações

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos

Localidades

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

História

(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade.)

Nascido pelos idos de 1900, sob várias denominações: Pedoca, Outro Lado, Várzea de Cacimba, servia para pousada e acomodação de descanso das tropas de burro do comerciante conhecido por Manoel Mamoso, que ali encontrava repouso sob a sombra de tradicionais árvores do sertão, quando de suas viagens com destino comercial do Estado do Ceará para o Rio Grande do Norte. Em 1912, o senhor Pedro Anacleto de Andrade adquiriu de Manoel Mamoso as terras antes ocupadas por este, e que foram denominadas de "Santarém" pelo senhor José Gualbert de Andrade, posteriormente, proprietário das terras. Historicamente a origem do nome está ligada ao fato destas terras terem como primeiros habitantes os índios Iços-Pequenos, Paiacús e Quincus-Pequenos, oriundos do vizinho Estado do Ceará. Em 1979, o padre Antonio José Duarte adquiriu, através de escritura pública "compra/venda", do senhor José Gualberto de Andrade as terras que atualmente fazem a cidade de Santarém, à época, existindo apenas um pequeno número de casas construídas de tijolo e taipa, alguns poços amazonas e reduzido número de bovinos, caprinos e suinos. Em 1981 teve início a construção da Capela São José Operário, padroeiro local, inaugurada em 1983, tendo sido desenvolvido ao seu redor o núcleo urbano do Distrito de Santarém, sob o constante trabalho do padre Antonio José Duarte que tinha a sua família ali radicada, e vendo a situação tanto das terras como de seus poucos habitantes, levantou a idéia de em dias futuro elevar o distrito à categoria de uma cidade. Com constante trabalho e persistência, ocorreu em 1985, precisamente no dia 13 de outubro, a fundação da Sociedade Educacional e Assistência Social São José Operário, exclusivamente com fins de captar recursos para beneficiar a comunidade, que logo passou a trabalhar para o crescimento de sua terra natal, pois aqui seus pais constituíram a descendência dos Duarte, na fazenda Santarém.

Famílias Tradicionais

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Cemitérios

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Paróquia São José Operário

Rua São José Operário, s/n Centro

Cep: 58928-000

Fone: (83) 3563-1100

Outros Locais e Instituições

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Joca Claudino
  2. http://cod.ibge.gov.br/CJ1