Itália, Registros Militares

De FamilySearch Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Itália Gotoarrow.png Registros Militares

Os registros militares identificam indivíduos que serviram nas forças armadas ou que eram elegíveis para o serviço. De 1865 em diante, todos os jovens (homens) foram obrigados a servir ou registrar-se para o serviço militar na Itália. A evidência de que um antepassado realmente serviu pode ser encontrada nos registros familiares, biografias, censos, registros de inventário, registros civis e registros da igreja.

Os registros da igreja e registros civis têm as mesmas informações que os registros militares, e eles são geralmente mais fáceis de acessar. No entanto, você deve saber o nome de uma cidade antes que você possa procurá-los.

Se você não sabe o nome de uma cidade, os registros militares provinciais podem identificar o local de nascimento de um homem. Mesmo se você sabe apenas a região, você pode verificar os registros de todos os distritos militares na região.

Fundo Histórico

Em algumas regiões, os registros militares começam cerca de 1792 e dão informações sobre a carreira militar do homem, tais como promoções, locais servidos, pensões e conduta. Eles também costumam incluir informações sobre a sua idade, local de nascimento, residência, profissão, descrição física e membros da família.

O recrutamento de todos os homens com a idade de dezoito anos foi instituído em 1865. Cada homem italiano — mesmo aqueles obviamente incapazes — era e ainda é obrigado a apresentar um relatório ao quadro de recrutamento para um exame físico. Portanto, os registros de recrutamento relaciona todo o homem italiano nativo que nasceu por volta de 1850 até o presente e para quem não deixou o país em uma idade precoce.

Registros Militares de Valor Genealógico

Os registros militares que são mais úteis para os pesquisadores de história da família são descritos abaixo.

Registros de Recrutamento ["Liste di Leva"] e Registros de Recruta ["Liste di Estrazione]."

Desde a criação do Estado italiano, na década de 1860, todos os homens italianos (com algumas exceções) têm sido sujeitos ao dever militar. O treinamento começaria em uma idade precoce e continuaria ao longo da vida do homem italiano. Os pontos no tempo de interesse para nós nesta presente discussão são: (1) um período "pré-militar", que ocorre dos 18 anos aos 21 anos de idade e (2) nesse momento, no início do período de serviço militar em si, começando aos 21 anos.

Liste di Leva
O recrutamento de jovens (homens) ocorreu em duas etapas. Em primeiro lugar, todas as cidades na Itália enviavam para o distrito militar de sua província ou região, ano após ano, uma lista de todos os homens vivos que tinham nascido em sua cidade dezoito anos antes. A compilação das listas em um único volume resultou na "Liste di Leva". Esses registros, gravados em volumes de ano-a-ano baseados no distrito militar dentro de uma região ou província, relacionam todos os vivos de dezoito anos de idade do sexo masculino dentro de um distrito por ano de nascimento e fornecem (1) o nome do jovem, os nomes dos seus pais, seu lugar de nascimento, e seu lugar atual de residência, além de (2) informações relativas a quaisquer referências, comentários adicionais e informações que permitam a verificação da lista pelo conselho municipal, seguido (3) por dados necessários para as operações do comissário de recrutamento ("Comissário di Leva"), tais como informações sobre a verificação final da lista, o número atribuído ao jovem no momento do encerramento da lista, características pessoais do jovem (altura, cor, estado civil), e (4) informações sobre as operações do quadro de recrutamento ("Consiglio di Leva") como os resultados de um exame final e inscrição e, finalmente, (5) dados que definem o estado do jovem, tais como data de saída do distrito, o destino do jovem, e indicação se o jovem está enfermo. Muitas vezes, a "Liste di Leva" fornecia algumas - mas não todas - essas informações. Exemplos de uma página de título e de uma típica página dupla em uma "Lista di Leva", mostrando cinco entradas típicas, aparece imediatamente abaixo.

Página de título e de duas páginas de uma Lista di Leva.

Lista di leva página título (amostra)

Lista di Leva sample 01 (title page).jpg

Lista di leva duas páginas (amostra)

Lista di Leva sample 02 (typical page spread).jpg

Liste di Estrazione
Quando um homem se tornava elegível, na idade de vinte e um anos de idade, o quadro de recrutamento ("Consiglio di Leva") examinava o homem para determinar sua condição física e os resultados de seu treinamento pré-militar e, em conexão com que o exame, compilava (novamente em uma base de ano-a-ano) uma lista daqueles que foram determinados fisicamente, mentalmente e legalmente habilitados a serem elegíveis ou isentos do serviço militar - por exemplo, o terceiro ou quarto filho de uma família cujos irmãos mais velhos já haviam servido no exército, foram muitas vezes isentos, assim como os únicos filhos sobreviventes. O jovem tinha que estar presente para o exame ou poderia ser representado por alguém - geralmente um dos pais - para documentar por que o jovem não devia ser recrutado. Esta lista é a "Liste di Estrazione", que mostra: o nome do jovem; os nomes de seus pais, sua comunidade de domicílio, sua data e local de nascimento, sua comunidade de residência, sua ocupação, profissão ou ofício, uma indicação sobre se ele foi incluído em uma lista anterior, os resultados de um exame dele pelo comissário de recrutamento (indicando a sua altura, dando uma declaração de incapacidade para servir e uma declaração de qualquer decisão relativa a qualquer comissário, da incapacidade para servir) e os resultados de um exame final pela junta de recrutamento (a sua decisão e a data disso). Se o recruta tinha emigrado, a data e destino são anotados. Exemplos de uma página de título e de uma típica página dupla em uma "Lista di Estrazione", mostrando cinco entradas típicas, aparece imediatamente abaixo.

Título da Página e de Duas Páginas de um Lista di Estrazione

Página de título di Estrazione Lista (amostra)

Lista di Estrazione sample 01 (title page) (1).jpg

Lista di Estrazione duas páginas (amostra)

Lista di Estrazione sample 02 (typical page spread) (1).jpg


Os jovens não tinham direito de emigrar da Itália antes da idade de 18 anos, a menos que toda a família também partisse ou tivesse partido. A partir da lista de todos os homens elegíveis para o recrutamento, uma certa quantidade de jovens eram chamados para realmente servir - isso dependia de elegibilidade e do número necessário para cumprir a quota de recrutamento do Estado italiano. Portanto, a "Liste di Estrazioni" estabelecia os nomes desses recrutas elegíveis, que eram realmente recrutados ou isentos. Se um jovem não se apresentasse para o recrutamento e não fosse representado ao recrutamento, poderia ser declarado elegível e rotulado como um desertor ou contabilizado por causa de uma isenção. Isso aconteceu, por vezes, para aqueles que emigraram legalmente para a América do Norte ou do Sul, e também para aqueles que emigraram ilegalmente e que não voltaram, pois eles poderiam ser presos por evasão de divisas.

Portanto, em essência, a "Liste di Leva" são listagens de todos os jovens que tinham atingido dezoito anos de idade e, em essência, a "Liste di Estrazione", também chamado de "Liste di Arruolamento", são listagens daqueles que, com a idade de 21 anos, foram declarados elegíveis para entrar em serviço militar, ou que foram dispensados ​​do serviço militar. A preparação da "Liste di Leva" foi eliminada em 1923 e, posteriormente, apenas as de "Estrazione" foram preparadas.

Registro de Currículo de Serviço de Recrutamento ["Registro dei Fogli Matricolari"]

Esses registros incluem detalhes do serviço militar do jovem, incluindo informações como promoções.

Registros de Baixa ["Foglio di Congedo Illimitato"]

Esses registros provam a baixa de um soldado do serviço militar. Eles incluem informações sobre o nascimento, nomes dos pais, descrição física, vocação e informação educacional. Eles também dão informações sobre a data e local de recrutamento, tempo de serviço, transferências, campanhas, medalhas, e ferimentos. Uma cópia era dada ao soldado e uma cópia era conservada no seu processo.

Registros de Serviço ["Registro di Ruolo"]

Estes também contém informações sobre o serviço militar.

Encontrando Registros Militares

Os registros militares italianos são mantidos pelos distritos militares. O arquivo do distrito militar armazena os registros. A maioria dos distritos militares estão dentro dos limites geográficos de uma província. A província pode ter até três distritos militares; em raros casos, um distrito militar pode abranger duas províncias.

Uma cópia dos registros é mantida no arquivo do tribunal (tribunale). Aos 75 anos, esta cópia é movida para os arquivos provinciais e disponibilizadas ao público. Cada arquivo provincial tem os registros do distrito militar localizado dentro das suas fronteiras provinciais.

Os registros militares podem ser de grande valor genealógico, e a Biblioteca de História da Família começou a microfilmagem deles. A partir de 2008, a biblioteca tem os seguintes registros:

Para encontrar registros militares italianos na Biblioteca de História da Família verifique a localização da Pesquisa em:

"ITÁLIA - [PROVÍNCIA] - REGISTROS MILITARES"

Você também pode escrever para os arquivos provinciais de informação. Veja Itália, Arquivos e Bibliotecas para mais informações.

Links Externos