Inicie sua história da família.

De FamilySearch Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Voltar para a Página principal

Primeiro Passo: O que você sabe?

Pedigree chart 3gen.jpg
  • Comece registrando o que você sabe sobre a sua árvore familiar em um Gráfico de Linhagem. Se você preferir preenchê-lo à mão, você pode imprimir um formulário em branco.
  • Para começar experimente preenchê-lo com o que você sabe sobre seus antepassados​. Verifique datas e locais.
  • Para começar experimente e preencha o formulário apenas com o que você sabe sobre seus antepassados. Será interessante descobrir o quanto você sabe e se alguma das lendas familiares que você ouviu durante sua vida são baseadas em fatos.
  • Colocar o seu material em um programa de computador pode ser um pouco mais fácil.
  • Você pode colocar sua genealogia gratuitamente no FamilyTree. Acesse o site FamilySearch.org e faça o seu cadastro. Em seguida acesse o site com suas credenciais e clique em Árvore Familiar.
  • FamilySearch.org literalmente tem milhões de registros e nomes que estão disponíveis para pesquisa e isso pode ajudá-lo. Você também pode colocar suas fotos de família e histórias.

Registrar Nomes

  • Use nomes completos. Coloque apelidos entre parênteses.
  • Registre o nome de solteira para todas as mulheres. Você não pode traçar sua ascendência da mãe com o nome de casada.

Registrar Datas

  • Registre as datas no formato padrão dia, mês e ano.

Registrar Locais

Para registrar um local, comece a partir da menor para a maior entidade como cidade, município, estado, país.

Para uma pessoa nascida nos Estados Unidos, um exemplo seria: Chicago, Cook, Illinois, EUA.

Caso uma pessoa não tenha nascido em uma cidade e você souber o condado, você pode registrar somente o condado e o estado: Cook, Illinois, EUA.

Se você só souber o estado, registre: Illinois, EUA.

Em outras partes do mundo, os locais podem ser: Cidade, Província, País. Por exemplo: Chester, Cheshire, Inglaterra ou Acapulco, Guerrero, México.

Registre a localização como exibida no registro mais antigo que você tiver do evento. Muitas vezes o local em que o nascimento ocorreu está em um condado ou província diferentes de hoje e, em alguns casos em um país diferente! Por exemplo, uma pessoa pode ter nascido em uma cidade que fica na Polônia de hoje, mas a cidade pode ter sido parte do Reino da Prússia, quando o evento ocorreu.

Passo dois: Em casa mesmo

Depois de preencher o Gráfico de Linhagem com o seu melhor conhecimento, ainda haverá alguns espaços em branco. A informação pode estar em algum lugar em sua casa ou na posse de outros membros da família. Pegue uma caixa e comece a coletar quaisquer informações que ajudem você a preencher os espaços em branco, tais como:

Certidões: Nascimento, Casamento e Óbito, Bíblias, Cartas, Fotos, Agendas, Diários, Obituários, artigos de jornal. Qualquer outra coisa que possa conter informações da família.

Passo Três: Registro de Grupo Familiar

Você precisa criar um Registro de Grupo Familiar para cada casal em seu Gráfico de Linhagem, onde você vai não só registrar os nomes dos seus ancestrias diretos, mas todos os filhos deles que serão seus primos, tios e tias.

Ao preencher essas folhas, tenha em conta esses passos importantes:

1. Registre nossas fontes de informação

É importante que você registre as suas fontes de informações para todos os fatos inseridos no Gráfico de Linhagem ou no Gráfico de Registro Familiar:

Por exemplo, a data de nascimento da Tia Betty é de conhecimento pessoal, ou você a obteve de um registro em uma bíblia de família ou foi transmitida pelo conhecimento pessoal de algum membro da sua família? Você pode ter certeza de que um dia alguém, ou até mesmo você, vai se perguntar onde você obteve as suas informações porque alguém vai ter algo diferente. O registro das fontes é quase uma ciência por si só. Verifique, cite suas fontes.


Crie uma "Lista de Coisas a Fazer" Crie uma "Lista de Tarefas"

Ao invés de carregar consigo os seus formulários parcialmente preenchidos quando for procurar por informações, você pode criar uma "Lista de Tarefas".

Aqui você relacionará em detalhes quais informações, especificamente, está procurando. Por exemplo: Qual é a data de nascimento da tia Bete? Depois você vai escrever onde pode obter essa informação, tal como: - Perguntar ao primo Jorge a data de nascimento da mãe dele.

Registre novamente o que você está tentando descobrir e onde você planeja pesquisar para encontrar o que quer saber. Eis aqui um exemplo de uma Lista de Tarefas

Um benefício adicional de pedir informações específicas para um membro da família, como uma data de nascimento, é que isso sempre parece lembrar outros fatos relacionados ao evento. Isso pode não acontecer se você fizer uma pergunta genérica do tipo: "Me diga tudo o que você sabe sobre a tia Bete" É muito importante ser muito preciso em suas perguntas e só perguntar por um fato de cada vez!. Pergunte por coisas como quando ela nasceu, onde ela nasceu, quando faleceu, etc.


3. Diários de Pesquisa

É importante que você mantenha um registro das suas pesquisas e resultados de pesquisa, uma vez que você, provavelmente, irá visualizar milhares de fontes ao longo dos anos.

Se você pesquisou o Censo dos EUA procurando por seu bisavô John Smith e não o encontrou, faça uma anotação para que não perca tempo pesquisando nele de novo por não conseguir lembrar se já havia pesquisado nesse registro. Você pode fazer aqui o download de um Diário de Pesquisa ou

Manter um Diário de Pesquisa.

Passo Quatro: Família e Amigos

O próximo passo em sua pesquisa é procurar familiares e amigos para preencher os espaços em branco. Enquanto faz isso, você pode coletar algumas fotos de familiares e ancestrais para a sua própria coleção.

Passo Cinco: Como a Wiki do FamilySearch Pode Ajudá-lo(a) A Wiki de Pesquisa Pode Ajudar Veja a Lista de Verificação de Pesquisa para saber de possíveis locais para pesquisar.

Passo Seis: Mais Auxílios da Wiki do FamilySearch