FamilySearch Wiki:Introdução

De FamilySearch Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

A maior parte desta informação foi apresentada na Conferência de Genealogia Computadorizada da BYU em março de 2008. Veja também o artigo: História da organização do conteúdo, navegação, e as categorias

Pessoas que que estão fazendo suas pesquisas, têm que procurar em muitas fontes para encontrá-la. A Wiki do FamilySearch é um site onde as pessoas podem incluir e atualizar as dicas das suas pesquisas e podem fazer isso de qualquer lugar. Aqui está um resumo de nossa visão e um convite para se juntar a nós.

ModelRocket.jpg
Lançada em 2008


A Wiki do FamilySearch foi lançada na Web em uma versão aberta beta usando o software MediaWiki, durante o primeiro trimestre de 2008. Antes disso a wiki estava disponível somente para um grupo limitado de usuários e em um local onde era feito o Gerenciamento de Conteúdo.

Nossa missão e Fundo de Financiamento


O FamilySearch é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é disponibilizar registros genealógicos e serviços para clientes em todo o mundo. Nossos serviços são gratuitos, como são a maioria dos nossos produtos - incluindo os conjuntos de dados on-line [1] Somos financiados por contribuições dos membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (SUD).

Nossos clientes - e por que servir todos os países é importante

Globe.png

Servimos milhões de clientes a cada ano. A esmagadora maioria dos nossos clientes não são SUD. Nossos clientes vão desde os mais ricos às pessoas mais pobres. Eles nos perguntam como encontrar ancestrais em todos os países - nos desenvolvidos e nos subdesenvolvidos.

Algumas pessoas têm curiosidade em saber como pode haver demanda de apoio à pesquisa genealógica a respeito de um país onde as pessoas vivem com um dólar por dia. Se os moradores devem dedicar seu tempo e recursos tão fortemente em sua sobrevivência, como alguém poderia fazer genealogia? Uma das respostas está na emigração.

Quando a sobrevivência é difícil em um país, as pessoas tendem a emigrar para países onde a vida é mais fácil. Em países onde a vida é mais fácil, as pessoas tendem a ter momentos de lazer. Alguns optam por usar esse tempo aprendendo sobre seus antepassados. Descendentes de emigrantes, muitas vezes perdem contato com seus antepassados e querem saber mais sobre suas famílias. Assim, o FamilySearch recebe perguntas sobre a pesquisa genealógica mesmo nos mais pobres dos países - incluindo naqueles em que a genealogia é uma tradição oral, em vez de um processo de documentação.

Nossos funcionários e voluntários


É preciso muitas pessoas para dar apoio genealógico a milhões de clientes no mundo todo:

Mais de 1.000 funcionários e voluntários servem no Departamento de História da Família e na Biblioteca de História da Família.
Mais de 55.000 consultores locais de história da família ajudam usuários em 163 países.
Milhares de voluntários ajudam clientes nos 4.500 centros de história da família em todo o mundo.

Desafios na prestação de consultoria de pesquisa


Em 2007, decidimos que, a fim de servir nossos clientes com sucesso, nós precisávamos resolver alguns desafios:

  • Fornecer conteúdo para mais lugares. (Em 2007, nossas publicações cobriram menos da metade dos países do mundo)
  • Fornecer conteúdo em mais idiomas. (Durante anos, tivemos um guia de pesquisa para o México que era publicado apenas em Inglês).
  • Revisar o conteúdo mais frequentemente para manter sua utilidade. (Em 2007, a maioria de nossas publicações tinham pelo menos cinco anos de idade.)
  • Aumentar o número de missionários, voluntários e consultores de história da família para acomodar a demanda de clientes.
  • Identificar registros em todo o mundo. (O mundo é um lugar grande. Sempre há espaço para melhorar as informações que coletamos sobre acervos locais.)
  • Fornecer lições locais. (Antes da wiki, o FamilySearch geralmente fornecia na sua maior parte lições gerais cujas estratégias eram planejadas para grandes áreas. Mas a melhor assessoria genealógica é específica e local!)
  • Tornar o conteúdo fácil de encontrar. (A ferramenta de Orientação de Pesquisa no FamilySearch.org era difícil de navegar. Nossas ferramentas precisavam ter recurso de busca.)

Nossos pontos fortes como uma organização


Em conjunto, os consultores de história da família e do Departamento de História da Família SUD tem alguns pontos fortes:

  • Conhecimento de muitos temas genealógicos
  • Grande base de voluntários (mais de 55.000 consultores de história da família em 163 países em todo o mundo)
  • Muitas localidades (mais de 4.500 centros de história da família em todo o mundo)
  • Excelente coleção de registros internacionais

A resposta? Comunidade!

Thumb community circle.png

Nossa lista de desafios ilustra a necessidade de aumentar a escala, velocidade de publicação, e alcance da consultoria de pesquisa. Nossos pontos fortes em conhecimento, base de voluntários, número de localidades e coleta de registros indicam que podemos superar esses desafios, se trabalharmos juntos como uma comunidade.

Se a comunidade é a resposta, quem está fazendo um bom trabalho comunitário e o que podemos aprender com eles? A Wikipedia, a enciclopédia online construída por voluntários, é, sem dúvida, o site da comunidade mais notável. Como outras wikis, a Wikipédia permite que pessoas comuns escrevam sobre seus temas favoritos usando uma ferramenta de edição simples. Em outras palavras, isto permite que pessoas que não são gênios em tecnologia escrevam conteúdo online. A maioria dos usuários de Internet estão familiarizados com a Wikipedia, mas muitos que a tem usado não estão cientes de alguns fatos importantes:

  • A Wikipedia é o sexto site mais popular. [2]
  • Seu conteúdo é escrito pela comunidade.
  • Ela recebe 3.000 novas entradas por dia.
  • A maioria dos erros são corrigidos no prazo de 5 minutos.
  • Um artigo tem em média 11 edições.

Sites comunitários e qualidade


Muitos usuários de Internet já ouviram na mídia histórias sobre alguns artigos da Wikipédia nos quais informações incorretas foram publicadas e permaneceram sem correção por um bom tempo. Esses casos simplesmente não existem. Um estudo da Nature mostrou que a precisão da Wikipedia se equipara a da Enciclopédia Britânica. Nossos gerentes testaram a habilidade da comunidade da Wikipédia em corrigir os erros rapidamente. Quando eles colocaram informações erradas em uma página da Wikipedia, isto durou apenas 27 segundos. Um estudo da IBM mostrou o erro médio na Wikipedia é corrigido no prazo de cinco minutos.

Em 2007, o Laboratório de Dinâmica da Informação que faz parte da Hewlett-Packard Labs, estudou a correlação entre cooperação e qualidade na Wikipédia. Os autores Dennis Wilkinson e Bernardo Huberman concluiram, depois de analisar todos as 50 milhões de edições nos 1,5 milhões de artigos de língua Inglesa da Wikipédia,

"... que a qualidade do artigo é de fato correlacionada tanto com o número de edições quanto com o número de editores diferentes, e a intensidade do comportamento cooperativo, quando comparado com outros artigos de visibilidade e de idade semelhantes. Isto é importante porque em outros domínios, a cooperação frutífera tem provado ser difícil de manter quando o tamanho da colaboração aumenta. Além disso, apesar dos caprichos do comportamento humano, nós mostramos que os artigos da Wikipedia agregam edições de acordo com um mecanismo estocástico simples em que edições geram edições. Temas de grande interesse ou relevância são, portanto, naturalmente trazidos para a vanguarda da qualidade."[3]

Então como é que uma comunidade de escritores voluntários produzem conteúdo preciso? Uma maneira de ver isto é lembrar de como o Linux e o Firefox foram desenvolvidos. Ambos foram desenvolvidos e atualizados por comunidades de voluntários. O Linux é um sistema operacional usado pelas maiores corporações do mundo como servidores de Websites. Se o Website sair do ar, essas empresas perdem milhões. Eles escolheram o Linux porque ele é muito estável. O Linux é simplesmente superior aos sistemas operacionais desenvolvidos pelas mais conhecidas empresas de software do mundo.

O Firefox é um navegador web. Ele, também, foi desenvolvido e atualizado por uma comunidade de voluntários. Ele é muito estável, e seu conjunto de funcionalidades tende a crescer muito mais rápido do que o de navegadores comerciais. Na verdade, a Microsoft copia recursos do Firefox quando lança as novas versões do seu navegador, o Internet Explorer.

Então como é que uma comunidade de voluntários produzem um produto cuja qualidade compete ou excede o de produtos comerciais? A resposta encontra-se no mantra que muitas vezes ouvi de desenvolvedores Linux: muitos olhos fazem qualquer erro ser simples. Se muitas pessoas investem seu tempo contribuindo para um produto, eles tendem a pegar os erros mais cedo e corrigi-los mais rapidamente. A comunidade traz qualidade. Uma comunidade mundial, contribuindo com informações para o qual eles são especialistas, pode fornecer um repositório de excelência genealógica e informação inigualável para o mundo inteiro.

Um colaborador faz a diferença


Um equívoco comum sobre sites de comunidades como a Wikipedia é que eles são construídos por grandes equipes de voluntários. No entanto a verdade é que um grande número de pessoas contribuíram para a Wikipédia, é interessante notar que 75% de seu conteúdo de edições são feitas apenas pelos 2% mais ativos de seus usuários. Assim, em um site da comunidade, poucas pessoas boas fazem um grande impacto.

Outro fato surpreendente sobre sites da comunidade é que apenas 1-5% de seus usuários contribuem. A maioria das pessoas usam sites de comunidade para encontrar informações, não para contribuir. Se apenas 2,5% dos nossos 50 mil consultores de história da família, em todo o mundo, contribuíssem com conteúdo para a Wiki do FamilySearch, nós estaremos ganhando 1.250 contribuintes! Imagine o quão rápido geraríamos informações de pesquisa para todos os lugares e períodos de tempo!

Combinando uma wiki e grupos de debates


A Wiki do FamilySearch é um local onde a comunidade trabalha em conjunto para publicar artigos, aulas, notícias e eventos que fornecem informações para pesquisa. Mas o mundo é um lugar grande, e há um monte de registros lá fora, então a wiki nunca terá tudo o que há para saber sobre como fazer pesquisa genealógica. Portanto, quando os clientes não conseguem encontrar a informação que precisam na wiki, eles vão precisar de um lugar que possam ir para obter respostas de outros pessoas que sabem sobre o tema em questão. Se estou pesquisando antepassados dos irmãos da Igreja ​​da Pensilvânia e a wiki não pode me dizer quais eram os seus padrões de migração, eu quero ser capaz de obter respostas dos irmãos especialistas da Igreja. Por essa razão, nós também estamos construindo grupos discussão ou fóruns. Muitos vão se concentrar em locais (como a Pensilvânia), e outros serão focados em grupos étnicos, religiosos e raciais (como a Igreja dos Irmãos).

Aproveitando nossos pontos fortes


Então, como vamos aproveitar nossos pontos fortes? Qual será o resultado quando ajudamos na pesquisa através de nossa comunidade mundial? Iremos:

Encurtar o ciclo de publicação de meses para minutos
Aumentar geometricamente o número de autores
Aumentar a comunicação entre clientes e especialistas.

Um convite


Nó estamos ansiosos para desenvolver este local para atender às suas necessidades, e adoraríamos ver você contribuir com o seu conhecimento também! Venha descobrir a consultoria de pesquisa no http://wiki.familysearch.org. Crie uma conta e contribua com o seu conhecimento!

Contribua!


Na Wikipedia, os 2% mais ativo dos usuários contribuem com cerca de 75% das edições. Uma pessoa pode fazer uma diferença enorme, e outros usuários precisam de seu conhecimento! Adicionar conteúdo é fácil - uma parcela significativa do nosso conteúdo é adicionado por idosos que têm pouca experiência com o computador. Eles podem fazê-lo porque é simples: Usando a ferramenta de edição do site que é muito parecido com o Microsoft Word ou Wordpad. Faça uma experiência!

Provavelmente, a maneira mais fácil de contribuir com o seu conhecimento é adicionar novas informações em um artigo existente. Encontre um artigo que lida com algum tipo de informação que você tem usado frequentemente e, em seguida, adicione a ele. Por exemplo, se você conhece um bom site para inscrições de lápides na Pensilvânia, você pode adicionar o link para um artigo existente chamado Registros do Cemitério da Pensilvânia. Você pode fazê-lo em apenas alguns minutos - é muito simples!

Porque a Wiki do FamilySearch está "competindo" com sites semelhantes?


Algumas pessoas que ouvem sobre a Wiki do FamilySearch notam que existem outros sites valiosos que oferecem consultoria de pesquisa. Elas perguntam: "Por que você está competindo com o site X? É um bom site. Por que você quer duplicar o seu trabalho e diluir os esforços que já estão sendo contribuídos para eles? "

Nós evitamos duplicações e damos boas vindas a colaboração


Parte da resposta é que nós não queremos duplicar esforços. Onde quer que haja um site que oferece conteúdo atual, claro, bem organizado que nossos clientes valorizam, o nosso objetivo é vincular esses sites a partir da wiki e direcionar os clientes a eles. Dito isso, alguns sites têm muita informação para uma área e informações obsoletas para outro. Outros sites têm grande navegação em uma área, e navegação confusa em outra. Nestes casos, pode-se optar por....

  • fazer parceria com a outra organização para ajudá-los a rever o seu conteúdo;
  • vincular a um conteúdo de qualidade do outro site, mas não ao seu conteúdo obsoleto;
  • criar conteúdo semelhante para a área em questão em uma linguagem não coberta pelo site original.

Nós abrimos as portas para que organizações semelhantes nos contactem caso queiram colaborar. Essas parcerias vão produzir mais rapidamente as informações que os genealogistas precisam.

Este conteúdo não é novo - apenas a mídia é


Outra forma de considerar a "nova entrada" do FamilySearch nesse mercado é que o FamilySearch não é novo nessa área. Nossa organização tem fornecido orientação de pesquisa para os clientes desde 1894, quando éramos conhecidos como a Sociedade Genealógica de Utah. Nós sempre nos esforçamos para fazer o melhor para oferecer "um balcão único" em assessoria genealógica. Durante os mais de 100 anos de nossa existência, temos trabalhado constantemente para melhorar os meios de comunicação que usamos para entregar essa assessoria, incluindo algumas grandes mudanças de mídia nos últimos 15 anos. Na década de 1980, nós publicamos assessoria em pesquisa em papel. Em 1998, mudamos para CD-ROM. Em 1999, mudamos para html. Em 2008, a fim de tornar o trabalho colaborativo e escalável, mudamos para o wiki.

Quando você considera as organizações que oferecem consultoria de pesquisa genealógica, então, o FamilySearch é uma entidade bem antiga. E, como qualquer outra organização de serviço ou editora, nós trocamos periodicamente as estratégias e os meios de comunicação para melhor atender nossos clientes. Mesmo as informações que usamos para lançar as sementes da wiki não são nova para a área. Nós publicamos em papel em 1997, em CD-ROMs em 1998, em html na web em 1999, e em código Wiki em 2008. O conteúdo que usamos para preencher cada mídia era basicamente a mesma - apenas atualizamos à medida que avançávamos.

Temas fora do alcance da wiki


A Wiki de Pesquisa do FamilySearch é sobre assessoria em pesquisa genealógica. O alcance do site não inclui dois domínios importantes. Primeiro, este não é um site para publicar o que você sabe sobre um ancestral específico. Se você deseja documentar fatos sobre uma vida de um ancestral, visite o FamilySearch.org e consulte a seção intitulada "Preserve e Compartilhe Sua História da Família". Consulte o artigo da Wiki Alternativas para publicar informações sobre pessoas.

Um outro tipo de conteúdo que não é para a Wiki de Pesquisa do FamilySearch é aquela que se concentra em como usar produtos do FamilySearch como Ancestral File, IGI, ou Pedigree Resource File. Essas informações podem ser encontradas na Central de Ajuda do FamilySearch.

Centros de história da família podem adicionar uma página na wiki que descreve os serviços prestados no centro, horário de funcionamento. Se um centro de história da família tem assessores específicos de pesquisa para um local específico, então isso pode ser mencionado em um artigo sobre essa localidade. Veja a Biblioteca do FamilySearch Riverton e a página da Biblioteca da História da Família como páginas exemplo para centros de história da família. (Por favor, consulte o discussão do Forum sobre a mudança nessa diretriz sobre os centros de história da família.)

Pessoal SUD: sirvam uma missão usando pijamas


Embora pessoas de muitas crenças estejam contribuindo com este site, há uma oportunidade única para os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Quer servir uma missão de meio expediente ou missão de tempo integral? Odeia ternos, saias, meias, ou horários? Precisamos de genealogistas experientes que possam contribuir com informações úteis para a wiki. Alguns dos nossos melhores colaboradores servem em casa durante seu tempo livre. Se isso soa como o tipo de missão que você poderia realmente desfrutar, envie um e-mail para Family History Research Support: fhl@familysearch.org.

Você pode fazer uma grande diferença!


Que pequenos fatos que você usa com frequência em sua pesquisa genealógica? Poderia outro pesquisador beneficiar-se de sua experiência conquistada a duras penas? Junte-se a nós pelo wiki.familysearch.org e ajude a construir um celeiro de informações que você e outras pessoas podem usar para aprender a encontrar seus antepassados!

Artigos relacionados


Referências

  1. FamilySearch occasionally offers products at cost, such as genealogical records on CD-ROM, and we sometimes charge a fee to recuperate costs, such as the price of postage for a microfilm sent to a patron at a Family History Center. We sometimes collaborate with commercial companies to provide indexes or digitized records. However, 99% of our resources are offered to the public free of charge.
  2. Predefinição:Cite web
  3. Aaron Swartz, Raw Thought: Who Writes Wikipedia?, http://www.aaronsw.com/weblog/whowriteswikipedia accessed 4 Mar 2008.