Espanha - Censos

De FamilySearch Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Espanha Gotoarrow.png Página Inicial

Espanha, Tópicos da Wiki
Spanish flag1.jpg
Começando a Pesquisa
Tipos de Registros
Contexto do País
Etnia
Fontes de Pesquisa Local


Registros De Censo Nacional

Não existe o que se pode chamar de censo nacional na Espanha. A coleção mais próxima que poderia ser considerada um censo nacional é o  Catastro de Ensenada. O Cadastro foi feito para efeitos fiscais entre os anos de 1750-1754 e incluiu o reino de Castela e Leon. O FamilySearch microfilmou o Cadastro quando foi disponibilizado nos arquivos provinciais na Espanha.

O FamilySearch está, atualmente, trabalhando em estreita colaboração com o Ministerio de Cultura da Espanha para converter os microfilmes em imagens digitais. O Ministerio de Cultura publicou a seção chamada Respuestas Generales em seu site, encontrado em: Portal de Archivos Espanõles  (texto em espanhol)

O FamilySearch também começou a publicar o Cadastro no seu site. Além das Respuestas Generales, o FamilySearch está publicando todas as outras seções que eram, originalmente, apenas microfilmadas.  Essas seções são:

-Autos generales
- Bienes de legos o seglares
- Bienes de eclesiásticos
- Pessoal de eclesiásticos
- Respuestas generales
- Memoriales de legos o seglares
- Memoriales de eclesiásticos

As imagens são publicadas  no FamilySearch na medida em que são disponibilizadas.

É possível acessar as imagens a partir do website da provincia de La Rioja. O Historical Provincial Archive criou e mantém o website. Os arquivos estão indexados. A página está em espanhol.

Registros De Censos Locais

A maioria dos municípios espanhóis  começou a fazer censos periódicos da população na segunda metade o século XIX e continuam até hoje. No entanto, é possível encontrar  muitos registros de recenseamentos dos séculos XVII e XVIII, também.

Os registros dos censos municipais são, normalmente, armazenados nos arquivos municipais. Alguns foram microfilmados pelo FamilySearch (ver Cádiz), mas  muitos estão à espera. O FamilySearch tem digitalizadas as cópias em microfilme de registros de recenseamentos locais e as publicou em seu site. Atualmente, registros de censos podem ser encontrados entre as coleções de registros municipais, por província. Eles podem ser chamados  de censo ou padrones.

O melhor lugar para encontrar os registros dos censos locais é através do Directorio de Archivos. Faça uma pesquisa   no municipio onde viveu o seu antepassado.

Você pode analisar os registros do censo de Castilla La Mancha online neste site: padrones1808.jccm.es/

Registros Dos Censos do Século XVI

Dr. George R. Ryskamp publicou um artigo  sobre os registros dos censos espanhóis do século XVI, na edição de outono do Historiador da Família da BYU, em 2002.

Artigos wiki descrevendo coleções online encontram-se em: