Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Espanha, Registros da Igreja

Fonte: FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Espanha Gotoarrow.png Registros da Igreja

Espanha, Tópicos da Wiki
Spanish flag1.jpg
Começando a Pesquisa
Tipos de Registros
Contexto do País
Etnia
Fontes de Pesquisa Local


Registros da Igreja Católica[editar | editar código-fonte]

Raízes do catolicismo estenderam-se profundamente na história da Espanha. Registros paroquiais e diocesanas criados pela Igreja Católica na Espanha há muito são considerados alguns dos mais ricos registros genealógicos do mundo. Desde o Concílio de Trento registros paroquiais católicos têm sido consistentemente registrados, geralmente fornecendo três gerações em uma simples entrada batismal.

A grande maioria dos espanhóis são católicos e por isso quase todos os espanhóis podem ser encontrados nos registros da Igreja Católica. A Igreja Católica foi a detentora do registro primário de nascimentos, casamentos e óbitos, até que o registro civil começasse em 1869.

Alguns registros da igreja foram perdidos ou se deterioraram devido a catástrofes naturais, como incêndios, enchentes e terremotos. Conflitos civis e políticos também causaram a perda de registros, inclusive durante a época da Guerra Civil Espanhola.

A Igreja Católica criou vários registros diferentes. Os mais utilizados na pesquisa genealógica são: batizados (bautizos, bautismos), casamentos e sepultamentos (entierros, defunciones, fallecimientos). Outros registros incluem: confirmações (confimaciones), procedimentos pré-matrimoniais (expedientes matrimoniales, información matrimonial).

Dica: Se você está pesquisando depois de 1869, quando o Registro Civil começou na Espanha então, ambos (registros da igreja e registros civis), devem ser pesquisados, pois pode haver informações em um registro que não aparece no outro.

Registros Paroquiais[editar | editar código-fonte]

Registros paroquiais são os registros religiosos mais comuns usados na história da família e na pesquisa genealógica. Registros espanhóis paroquiais católicos foram registrados por párocos locais, no entanto, a maioria dos registros (com mais de 100 anos) foram centralizadas no arquivo diocesano ao qual a paróquia pertence. Registros paroquiais incluem o seguinte:

Para saber mais sobre cada tipo de registro, clique no nome do tipo de registro para ser levado para outro artigo sobre esse tipo de registro.

Registros Diocesanos[editar | editar código-fonte]

A Espanha é dividida em 70 dioceses. Cada diocese é dividida em muitas paróquias. As Dioceses criaram vários tipos diferentes de registros. Esses registros podem ser pesquisados ​​em arquivos diocesanos em toda a Espanha. Alguns registros diocesanos foram microfilmados e estão disponíveis através da Biblioteca de História da Família (BHF). Realize uma Pesquisa de Lugar no Catálogo do FamilySearch para as dioceses onde seu ancestral viveu. Registros diocesanos incluem:

  • Administrativo e Financeiro
  • Disciplinar e Judicial
  • Dispensas matrimoniais e Procedimentos pré-matrimoniais
  • Visitas pastorais e Confirmações

Localizações Diocesanas e Registros Paroquiais[editar | editar código-fonte]

Existem três maneiras diferentes para obter Registros espanhóis da Igreja Católica.

Online[editar | editar código-fonte]

Poucos registros da Igreja foram digitalizados e colocados online, mas os números estão crescendo. Os seguintes arquivos foram colocados ou os índices ou imagens online.

Biblioteca de História da Família (BHF) e Centros de História da Família (CHFs)[editar | editar código-fonte]

A BHF é a maior biblioteca genealógica do mundo. A Biblioteca de História da Família (BHF) microfilmou registros paroquiais em cerca de 1/3 das dioceses da Espanha. Para determinar se a BHF microfilmou registros da paróquia (ou diocese) onde seus antepassados ​​viveram, execute uma Pesquisa de Lugar no Catálogo do FamilySearch. Você também vai querer verificar para ver se todos os registros foram extraídos/indexados e colocados no IGI. Você pode aprender mais a respeito lendo: Conheça a fonte de números de lote IGI

Registros cadastrados disponíveis no FamilySearch


Imagens digitais disponíveis no FamilySearch

Espanha, Registros da Igreja Católica, 1500-1930 

Pesquisa de Arquivo[editar | editar código-fonte]

Isso pode ser feito através de correspondência, email (algumas vezes), ou pesquisando pessoalmente. Veja o artigo Espanha, Diretórios da Igreja Católica para obter mais informações de contato para as dioceses e paróquias. Você pode encontrar sites diocesanos em: Conferência de Dioceses Episcopais por favor, visite o site para determinar se você pode fazer uma solicitação de email. Outro site com boas informações sobre os arquivos da Espanha (ambos, eclesiásticos e do governo) é o Censo-Guía de Archivos de España e Iberoamérica. Embora ele só esteja disponível em espanhol, pode fornecer informações detalhadas sobre as coleções e documentos dentro de um arquivo e permite que restringir a pesquisa para arquivos específicos.

Artigos wiki que descrevem coleções online estão disponíveis em: