Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Espanha, Registro Civil, Registros Vitais

Fonte: FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Espanha Gotoarrow.png Registro Civil, Registros Vitais

Spain.png

Introdução[editar | editar código-fonte]

Registros espanhóis de registro civil (nascimentos, casamentos e óbitos) começaram em 1871. Espanha tem um índice nacional ou repositório central de registro civil (Ministerio de Justicia). Os pesquisadores podem solicitar online ao Ministerio de Justicia cópias de certificados. Os pedidos devem ter: o nome do falecido, data quando o evento ocorreu (nascimento, casamento ou óbito), e onde o evento ocorreu. Nomes dos pais também será exigido quando pedir uma certidão de nascimento. Para obter mais informações sobre como solicitar esses registros online, por favor, consulte o artigo Encomendar Registros Vitais Espanhóis Online.

Se você entender o espanhol, você pode querer ver este vídeo curto que explica como pedir uma certidão de nascimento online do Ministério da Justiça, na Espanha. O processo é praticamente o mesmo para pedir uma certidão de casamento ou óbito.

Nascimentos, casamentos e óbitos foram registrados pelo Juzgado de la Paz local, ou Oficinia del Registro Civil . Os registros ainda estão alojados em cada município nos seus arquivos municipais locais. Juzgado de la Paz ou Oficina del Registro Civil deve ser contatado se a solicitação de cópia de certificado ao Ministerio de Justicia falhar.

Cidades maiores podem ter vários distritos de registro civil, e cidades menores podem ter seu próprio cartório de registro civil, ou pertencer a um cartório de uma cidade vizinha. Para determinar a jurisdição política da cidade de onde seus ancestrais vieram consulte o artigo Espanha, Dicionários geográficos.

Alguns municípios podem ter registros civis começando logo em 1837. Estes nascimentos, casamentos e óbitos são normalmente encontrados no arquivo municipal. Alguns deles foram microfilmados e/ou digitalizados pelo FamilySearch.

Artigos wiki descrevendo coleções online que podem conter registros civis pré 1870 são encontrados em:

Nascimentos[editar | editar código-fonte]

Registros civis de nascimento espanhóis estão entre os mais ricos registros genealógicos do mundo. Registros de nascimento tipicamente fornecem as seguintes informações:

  • Local e data de nascimento da criança (muitas vezes eles oferecem o momento exato do nascimento)
  • Nome Completo, profissão e local de nascimento do pai da criança
  • Nome completo e local de nascimento da mãe da criança
  • Nome completo e local de nascimento dos avós maternos e paternos da criança

Registro de Nascimento - Dica:

Não deixe de conferir as notas marginais no registro de nascimento de seu antepassado. Muitas vezes os registradores vão anotar as datas de casamento e/ou óbito do indivíduo.

Um substituto para um registro civil de nascimento é um registro do batismo. Um artigo wiki descrevendo uma coleção online de Batismos da Espanha encontra-se em:

Espanha, Batismos (Registros Históricos do FamilySearch)

Casamentos[editar | editar código-fonte]

Registros de casamento também são muito valiosos para a pesquisa genealógica espanhola. Registros de casamento fornecem as seguintes informações:

  • Data em que o casamento ocorreu
  • Nome completo, estado civil (solteiro ou viúvo) e locais de nascimento, tanto para a noiva como para o noivo
  • Os nomes completos, e locais de nascimento para os pais da noiva e do noivo

Registro de Casamento - Dica:

Casais geralmente se casam na cidade natal da noiva (se a família ainda morava lá).

Um artigo wiki descrevendo uma coleção online está disponível em:

Espanha, Casamentos (Registros Históricos do FamilySearch)

Óbitos[editar | editar código-fonte]

Registros de óbito não devem ser menosprezados. Os cerificados de óbito muitas vezes fornecem informações adicionais sobre o falecido e sua família. Você pode esperar encontrar as seguintes informações nos registros de óbitos espanhóis.

Se o falecido era solteiro:

  • Nome completo, idade, profissão (se aplicável), local de nascimento e data de óbito do falecido
  • Nome completo dos pais do falecido, e muitas vezes os seus locais de nascimento
  • Cemitério onde o falecido foi enterrado

Se o falecido era casado ou viúvo:

  • Nome completo, idade, profissão (se aplicável), local de nascimento e data de óbito do falecido
  • Nome completo do cônjuge (se falecido ou vivo), e muitas vezes o seu local de nascimento
  • Cemitério onde o falecido foi enterrado
  • Se o falecido deixou um testamento e o nome do escrivão que autenticou o testamento.
  • Ás vezes, descendentes vivos (poderiam incluir o nome das crianças vivas, e outros herdeiros)

Artigos wiki descrevendo coleções online encontra-se em:

Espanha, Óbitos
Espanha, Óbitos (Registros Históricos do FamilySearch)

Obtenção de Registros de Registro Civil[editar | editar código-fonte]

A maioria dos registros civis não foram microfilmados pela Sociedade Genealógica de Utah, no entanto, se você está pesquisando de fora da Espanha você deve executar uma pesquisa de lugar no Catálogo do FamilySearch para determinar se os registros de registro civil para a cidade que você está pesquisando foram microfilmados.

Se os registros que você precisa não foram microfilmados você provavelmente precisará escrever para o arquivo onde os registros estão alojados. A melhor maneira de descobrir se os registros civis estão disponíveis na cidade que você está pesquisando, e para obter o endereço do arquivo é através do Directorio de Archivos no Censo-guia.

É possível solicitar cópias de nascimento, casamento e óbito online da Espanha através do site do Ministério da Justiça (Ministerio de Justicia). Veja Pedido de Registros Vitais Espanhóis Online para obter instruções completas sobre como obter cópias dos registros civis pós-1870.

Recursos Online[editar | editar código-fonte]

  • http://www.justizia.net/RegistroCivil/
    • Este site permitirá que você peça uma certidão de nascimento, casamento ou certidão de óbito de qualquer município do País Basco (províncias de Álava, Guipúzcoa e Vizcaya) gratuitamente.
  • http://aer.mcu.es/sgae/index_censo_guia.jsp
    • O Diretório do Arquivo (Directorio de Archivos) vai permitir que você busque quase qualquer arquivo na Espanha. Cada entrada de arquivo lhe dará um inventário dos registros naquele arquivo, bem como informações de contato do arquivo.