Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Documente à medida que trabalha

Fonte: FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Documente à medida que trabalha!

Por que é tão importante documentar e organizar a pesquisa de história da família, dar uma breve explicação sobre as ferramentas necessárias, e como fazê-lo, enquanto se está pesquisando.


Um dos princípios mais fundamentais e importantes de pesquisa de história da família é a de organizar e documentar ENQUANTO VOCÊ TRABALHA! [1] Boa documentação inclui:

Diários de pesquisa - preenchem o propósito de cada pesquisa e fornece dados nos diários antes de olhar à fonte. Após o sucesso, relacione onde você encontrou a cópia. Estratégias do diário. [2]
Registros de grupo familiar - mantenha-os atualizados com notas de rodapé da fonte para cada evento. Adicione todos os eventos, como censo, serviço militar, e as migrações no registro de grupo familiar.
Fotocópias da maioria das fontes- se o repositório permitir isso, SEMPRE faça uma fotocópia.
Arquivos bem organizados - Permanecem organizados para completar a papelada e arquivamento antes de iniciar outra pesquisa.

O valor de documentar ENQUANTO VOCÊ TRABALHA![editar | editar código-fonte]


Organizar e documentar ENQUANTO VOCÊ TRABALHA é inteligente porque mantém a melhor informação ao seu alcance. Isto economiza tempo. Boa documentação estabelece as bases para facilitar a correlação e avaliação de fontes.

Se você adiar a documentação até mais tarde, você pode nunca fazê-lo. Isso resulta em informações embaraçadas. A falha em documentar inicia uma cadeia de confusão, em buscas redundantes, evidências faltando ou ignoradas, e decisões de ligação desinformadas.

O valor de registrar ENQUANTO VOCÊ TRABALHA. Bons registros de pesquisa servem como um guia para todas as fontes em uma família pesquisada com ou sem sucesso. Eles ajudam a evitar pesquisas repetidaS das mesmas fontes improdutivas. Bons registross ajudam-no a retomar a pesquisa depois de uma pausa. Eles ajudam na avaliação, estimulando o seu pensamento sobre uma fonte, na medida que você a descreve no diário.

O Valor do ENQUANTO VOCÊ TRABALHA nos grupos familiares. Registros de grupo familiar bem documentados e atualizados são a melhor fonte de idéias sobre onde procurar a seguir. Eles mostram todas as pistas e informações básicas necessárias para supor as variações de nome, supor datas e locais de eventos, e supor as fontes mais prováveis ​​para documentar esses eventos.

O que significa documentar ENQUANTO VOCÊ TRABALHA[editar | editar código-fonte]


Antes de deitar sua cabeça no travesseiro, faça nove coisas depois de uma busca bem-sucedida:

  1. Fotocópia do novo documento de origem. [3]
  2. Identifique a fonte (digite uma citação na nota de rodapé) na margem frontal da fotocópia.
  3. Escreva o seu próprio número de arquivamento de documentos na parte de trás de cada fotocópia.
  4. Registre o número do documento, e resuma os eventos-pessoas que você encontrou em todos os diários de pesquisa apropriados. [4]
  5. Transfira cada parte dos novos dados da fonte nos grupos familiares apropriados.
  6. Dê entrada da nova fonte nas notas de rodapé para cada parte de dados sobre a fonte, mesmo se o evento já tenha uma nota de rodapé no grupo familiar.
  7. Adicione uma avaliação preliminar da confiabilidade da datas no campo de comentário da nota de rodapé. [5]
  8. Imprima o grupo familiar atualizado.
  9. Arquivo o grupo familiar atualizado, e a fotocópia da fonte.

Documentar ENQUANTO VOCÊ TRABALHA significa que você nunca inicia uma nova pesquisa até terminar a documentação e o arquivamento dos resultados da pesquisa anterior.

Diários de pesquisa[editar | editar código-fonte]


Há duas vantagens de relacionar a fonte em seu registro de pesquisa ANTES de você ver a fonte (documentar como você anda). Primeiro, isto ajuda a superar a tentação de deixar de registrar as  fontes depois de uma busca sem sucesso. É importante saber as fontes sem seus ancestrais, a fim de evitar voltar repetidamente a essas fontes. Mas isto também ajuda a manter o controle de buscas infrutíferas (evidência negativa), como um aviso de que isso não está funcionando -- hora de mudar de tática.

A segunda razão para o preenchimento de diários de pesquisa antes de olhar para a fonte é porque os catálogos de repositório frequentemente descrevem a fonte melhor do que a própria fonte. Além disso, se você usar a mesma descrição da fonte como o repositório, outros pesquisadores serão capazes de repetir a sua busca mais facilmente.

Documentar enquanto você trabalha também significa que você explica a finalidade de cada pesquisa ANTES da pesquisa. Escreva o nome da pessoa que você procura, e o evento na vida daquela pessoa que você deseja documentar. Então vai fazer sentido retornar a essa fonte somente para outros membros da família.

Depois de uma busca sem sucesso escrever nula ou Ø para mostrar que você fez a busca, mas não encontrou nada de útil. A evidência negativa precisa ser considerada ao longo do tempo. Vendo muitos 'Nula" é um aviso de que é hora de fazer algo diferente. Documentar à medida que trabalha após uma busca bem-sucedida significa que você descreve em seu registro de pesquisa as pessoas e eventos que você encontrou na fonte, e relaciona o lugar onde você arquivou a fotocópia. Isso transforma seu diário em uma tabela de conteúdo de suas fontes.

Registros de pesquisa também são o melhor lugar para documentar seu pensamento e estratégias de pesquisa. Escreva muitos comentários para si mesmo sobre suas estratégias de busca, sugestões, dúvidas e discrepâncias que tenha observado.

Registros de Grupo Familiar[editar | editar código-fonte]


Compile um bom Registro de Grupo Familiar desde o início. Cite TODAS as fontes conhecidas para uma determinada família em notas de rodapé relacionadas aos eventos que elas documentam. Tenha pelo menos uma nota de rodapé da fonte para cada evento mencionado no registro de grupo familiar. Muitas fontes incluem informações sobre vários eventos - vincule uma nota de rodapé para cada evento mencionado em tais fontes. Use o campo de comentários da nota de rodapé para escrever uma pequena avaliação prévia da fonte.

Adicione mais do que apenas nascimento, casamento e eventos de morte no registro de grupo familiar. Adicione TODOS os eventos, incluindo cada censo para cada membro da família ao longo de suas vidas. Também inclua filiação ou mudança de igrejas, confirmações, aquisição ou venda de terra, migrações, mudanças de cidadania, serviço de júri, processos judiciais, testamento legitimado, impostos pagos, obituários, menções em artigos de jornal, trabalho novo, projeto de registro, serviço militar, servindo como uma testemunha, fiador, ou padrinho, trabalho em equipe de estrada do município, prisão e avisos de saída. Para todos esses eventos inserir a data, lugar, citar fonte, e fazer uma prequena avaliação prévia dessa fonte no registro de grupo familiar.

Documentar à medida que trabalha significa adicionar novos eventos e notas de rodapé da fonte à medida que você pesquisa. Imprima o registro atualizado do grupo familiar com freqüência.

Para algumas situações familiares pode ser bom também resumir seus resultados e conclusões. Explique seu raciocínio e escreva uma estória sobre o que você acredita que aconteceu. Por exemplo, fazer uma prova de declaração sumária ligando os registros de um antepassado imigrante no velho e novo mundo.

Fotocópias de Fontes[editar | editar código-fonte]


As fotocópias são melhores que as cópias manuscritas, pois mostram todas as pistas, incluindo coisas que você iria ignorar, caso copiasse à mão.

Cite a informação na nota de rodapé da margem da frente da cópia. Isso inicia o seu pensamento e sua avaliação da fonte.

Na parte de trás da cópia escreva o nome do arquivo e o número do arquivo onde você irá armazenar esta cópia. (Também escreva a mesma informação do arquivo em seu diário de pesquisa.) Então arquive a cópia.

Arquivos bem organizados[editar | editar código-fonte]


Comece bem organizado e continue assim. Comece a pesquisa sobre a família preparando um novo diário de pesquisa para a família e um registro de grupo familiar com boas notas de rodapé.

Comece cada busca individual preenchendo parte de seu diário de pesquisa ANTES da busca. Dê a data da pesquisa, o repositório, a finalidade da pesquisa (pessoa e o evento que você procura), e a fonte que você irá procurar.

Se a fonte não tiver informação útil, coloque "nula" no diário de pesquisa. Se a fonte tiver informações da família, imediatamente faça as nove coisas relacionadas anteriormente.

Mantenha tudo atualizado. Não comece mais pesquisas antes de fazer toda a documentação e arquivamento da pesquisa anterior antes de deitar sua cabeça no travesseiro. Imprima cópias atualizadas do grupo familiar com freqüência.

Um arquivo para cada família (pais e filhos) é recomendado. Registre e arquive documentos antes do casamento com o pai, e depois do casamento, com o marido. Mantenha o conteúdo de cada arquivo familiar em boa ordem. Mantenha os próprios arquivos em ordem alfabética pelo nome do chefe da família.