Cruz do Espírito Santo, Paraíba - Genealogia

De FamilySearch Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Paraíba Gotoarrow.png Cruz do Espírito Santo

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Paraíba Municip Cruz do Espírito Santo.svg.png

Localização: Mesorregião Mata Paraibana
                   Microrregião Sapé
Área: 195,596 km²
Distância da Capital: 25Km

Datas

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Elevado à categoria de vila com a denominação de Espírito Santo, em 07 de março de 1896. Sede na povoação de Cruz do Espírito Santo ex-Pedras de Fogo. Em 01 de fevereiro de 1925, transfere a sede do município de Espírito Santo para a povoação de Sapé. Em 30 de março de 1938, o Pedras de Fogo passou a denominar-se Espírito Santo.

Antigas Denominações

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos

Localidades

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

Distritos: Pedra de Fogo, Caaporã, São Miguel de Taipu, Maguari

História

(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade.)

Supõe-se que as terras pertencentes ao atual município tenham sidas habitadas, anteriormente, pelos índios Tabajaras, que com a chegada dos portugueses, transferiram-se para aldeias às margens do rio Paraíba. Quando os lusos se estabeleceram na região, inciaram o plantio de cana-de-açúcar no litoral, devido a existência de solos férteis. Foram instalados pequenos engenhos, na épocamovidos por escravos oriundos da África. Mereceu destaque o engenho Espirtito Santo, de propriedade do Sr. Manoel Pires Correia, que durante a invasão holandesa abandonou suas terras, que mais tarde foram vendidas ao batavo Joan Van Olen e depois ao seu patrício Mense Francen Aurenhaut que a ocupou até a explusão dos estrangeiros. Não está esclarecido porém, a data exata da formação do povoado. Sabe-se apenas, que no ano de 1879, o rio Paraíba, em face de uma cheia, transbordou do seu leito e trouxe em suas águas uma imensa cruz de madeira e a deixou no local onde atualmente se ergue a cidade. Esse fato contribuiu para que os habitantes da região passassem a chamar o povoado de Cruz do Espírtito Santo, originado da junção do vocábulo Cruz, decorrente do evento, com a denominação do antigo engenho, Espírito Santo. Mais de um século, após ter sido encontrada a cruz, no ano de 1907, o vigário da Freguesia local construiu um pedestal onde a ergueu, perpetuando assim, até hoje histórico.

Famílias Tradicionais

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais Rua Epitácio Pessoa, 12 Centro Cep: 58337-000 Fone: (83) 3254-1161

Cemitérios

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Paróquia do DIVINO ESPÍRITO SANTO (1904) Rua Pe. Herculano, 06 - Centro Cep: 58337-000 - Cruz do Espírito Santo (PB) Fone: (83) 3254-1644

Outros Locais e Instituições

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Cruz do Espírito Santo
  2. http://cod.ibge.gov.br/MZW