Contenda, Paraná - Genealogia

De FamilySearch Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Paraná Gotoarrow.png Contenda

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Paraná Municip Contenda.svg.png

Localização: Mesorregião Metropolitana de Curitiba
                   Microrregião Curitiba
Área:  299,037 km²
Distância da Capital: 36Km

Datas

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Em 1895, colonos alemães e poloneses fundaram próximo ao Rio Iguaçu o núcleo colonial de Contenda. Algum tempo após a fundação, a Colônia Contenda transformou-se em Distrito Administrativo no município da Lapa. Romário Martins nos diz que " ...em 1932, o distrito possuía 15.000 habitante

Antigas Denominações

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Capital da Batata

Catanduvas do Sul, Campestre, São Pedro e Serrinha.

Municípios Circunvizinhos

Localidades

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

Em 1895, colonos alemães e poloneses fundaram próximo ao Rio Iguaçu o núcleo colonial de Contenda. Algum tempo após a fundação, a Colônia Contenda transformou-se em Distrito Administrativo no município da Lapa. Romário Martins nos diz que " ...em 1932, o distrito possuía 15.000 habitantes, era próspero e aspirava constituir-se em município autônomo".

Catanduvas do Sul, Campestre, São Pedro e Serrinha.

História

(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade.)

A partir de meados do século XVIII, esta região passou a ser movimentada por conta da seção de sesmarias. Em torno de 1772, João Pereira Braga e sua mulher Josefa Gonçalves da Silva, donos de extensas áreas de terra na freguesia de Santo Antonio da Lapa, legaram ao seu filho, Padre João da Silva Reis, para imensa propriedade rural, que produzia gado, milho e feijão. Este religioso, que era vigário em São José dos Pinhais, para ficar mais perto de sua fazenda pediu transferência para a Lapa, sendo, por conseguinte, seu primeiro pároco.

Mais tarde, o padre vendeu parte de suas terras à João da Cruz, o qual veio a estabelecer-se nesta região. João da Cruz tornou-se o primeiro grande proprietário de terras nesta região, após a subdivisão de sesmarias. Foi ainda patriarca de numerosa família, pai de Amélia, casada com Bertoldo Nepomuceno, e de Abílio de Souza Pinto. De Amélia, João da Cruz teve os seguintes netos: Bento, Francisco, Ermelino, Antônio, Emílio, Placidina e Sebastião Nepomuceno Pinto. De Abílio de Souza Pinto e sua mulher nasceram: João, Francisca, que casou-se com Frederico Good Sobrinho e Juvencio de Camargo e Souza, casado com Lusia Cordeiro.

Famílias Tradicionais

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

João da Cruz

Amélia

Bertoldo Nepomuceno

Abílio de Souza Pinto.

Sebastião Nepomuceno Pinto

Instituições

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Cemitérios

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Outros Locais e Instituições

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Informações históricas da cidade.

http://www.contenda.pr.gov.br/conteudo.php?id=76

Outros Recursos de Pesquisa

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Contenda
  2. http://cod.ibge.gov.br/JI2