Cerro Corá, Rio Grande do Norte - Genealogia

De FamilySearch Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Rio Grande do Norte Gotoarrow.png Cerro Corá

Cerro Corá é um município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), localizado na microrregião da Serra de Santana. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano 2017 sua população é de em 11 344 habitantes. Área territorial de 394 km².

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Rio Grande do Norte Municip Cerro Corá.svg.png

Localização: Mesorregião Central Potiguar
                   Microrregião Serra de Santana
Área: 393,569 km²
Distância da Capital: 190Km

Datas

No dia 11 de dezembro de 1953, através da Lei número 1.031, desmembrado de Currais Novos, o distrito de Cerro Corá passou à categoria de município do Rio Grande do Norte.

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Antigas Denominações

Barro Vermelho

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos

Localidades

Povoado do Barro Vermelho

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

História

Os índios Canindés e Janduís, os primeiros habitantes da localidade, começaram uma sublevação no final do século XVII, e uma expedição dirigiu-se à região com o objetivo de reprimir o levante. Mas os grupos de povoamento só chegaram à localidade com a fixação de colonizadores, apenas no século seguinte, dedicados à agricultura e à pecuária.

A primeira proprietária de terras na localidade foi Adriana de Holanda Vasconcelos, que no ano de 1764 recebeu duas Datas de Terras. Dona Adriana doou parte da serra que ficava em suas terras a Nossa Senhora Santana, surgindo o nome Serra de Santana.

Nos idos de 1886, o Major Lula Gomes, paraibano de Picuí, proprietário da localidade chamada de Barro Vermelho, fundou o povoado de Caraúbas, nome dado em referência à existência de carnaubeiras nas redondezas. Com o incentivo inicial de Lula Gomes, o povoado se desenvolveu com o importante trabalho de Manoel Salustino Gomes de Macedo, João Soares de Maria, João Pinto, Manoel Osório de Barros e Tomaz Pereira de Araujo, sendo que este último desenvolveu a cidade até esta chegar a categoria de cidade.

A primeira residência que se tinha noticia era a de Gracindo Deitado, onde hoje existe uma loja de eletrodomésticos, na rua Sérvulo Pereira, centro. O primeiro nome do povoado foi Barro Vermelho, se assim dizia porque os vaqueiros que ali passavam ficavam com as roupas tingidas pelo barro daquela cor. Depois, o povoado se chamou Caraúbas, tendo passado a ser chamar Cerro Corá para não ser confundido com o município homônimo da região Oeste do Rio Grande do Norte.

Em homenagem ao último momento histórico da Guerra do Paraguai, o Presidente da Intendência de Currais Novos, João Alfredo Galvão, o Joca Pires, no ano de 1922, mudou o nome do povoado para Cerro Corá, passando a distrito do município de Currais Novos em 1938, pelo Decreto número 603.

(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade.)

Famílias Tradicionais

Família Araújo

Família Gomes

Família Silveira Borges

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares

Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais e Anexo

Endereço: R. Capitão, 35

Bairro: Centro

Cidade: Cerro Corá

Estado: RN

Cep: 59395-000

Telefone: (84) 3488-2257

E-mail: cartoriocerrocora@hotmail.com

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Cemitérios

Cemitério São João Batista

Endereço: R. Gracindo Deitado,307

Cidade: Cerro Corá

Estado: RN

Cep: 59395-000

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos

Paróquia de São João Batista

Endereço: Av. São João, 355

Bairro: Ceentro

Cidade: Cerro Corá

Estado: RN

Cep: 59395-000

Telefone: (84) 3488-2263

Facebook: https://pt-br.facebook.com/paroquiadesaojoao

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Outros Locais e Instituições

Prefitura Municipal

Endereço: Pç. Tomaz Pereira, 01

Bairro: Centro

Cidade: Cerro Corá

Estado: RN

Cep: 59395-000

Telefone: (84) 3488-2478

E-mail: pref.cerrocora@gmail.com

Site: http://www.cerrocora.rn.gov.br/

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Cerro Corá
  2. http://cod.ibge.gov.br/3IH