Catingueira, Paraíba - Genealogia

De FamilySearch Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Paraíba Gotoarrow.png Catingueira

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Paraíba Municip Catingueira.svg.png

Localização: Mesorregião Sertão Paraibano
                   Microrregião Piancó
Área: 529,456 km²
Distância da Capital: 317Km

Datas

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Distrito criado com a denominação de Jucá, em 07 de janeiro de 1896, subordinado ao município de Piancó. Em 15 de novembro de 1938, o distrito de Jucá passou a denominar-se Caatingueira. Elevado à categoria de município com a denominação de Catingueira, em 15 de julho de 1959, desmembrado de Piancó.

Antigas Denominações

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos

Localidades

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

História

(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade.)

A Cidade de Catingueira teve sua origem espontânea, pois a mesma originou-se devido a região ser composta de árvores das Caatingas denominadas Catingueira, pela designação do sertão de Piancó, onde os viajantes que por aqui passavam abrigavam-se em uma das árvores que aqui existia, por a mesma oferecer uma abrigo mais conhecido. A família Pedro Velho Barreto iniciou a colonização área territorial de Catingueira em 28 de abril de 1.759. A senhora Joana Maria Marins, viúva de Pedro Velho Barreto adquiriu documentos de posse da referida área que a vários anos encontravam-se empossado. Nessa época foi comprada a casa feita de Torre, repartição incumbida de fazer as vendas das terras, cuja concessão foi feita no governo de Dr. José Henrique de Carvalho. Esses habitantes foram desaparecendo não sabendo qual o ano. Assim sendo esta terra ficou sob responsabilidade de Joana de Abreu da Silva, Ana Joaquim e outros nomes ignorados. Em 1.774, o sertão paraibano foi acometido de uma epidemia com o nome de cólera, que vinha devorando os seus habitantes. Em virtude disso a senhora Ana Joaquim da Silva e filhos fizeram uma prece a São Sebastião, para Catingueira fosse desviada do temoroso mal, que daria uma área da terra a São Sebastião, a qual foi acometida. A moléstia chegou até as cabaças, hoje município de Santa Terezinha da Silva estava perto de morrer sem pagar a promessa e pediu ao seu filho João Luís de Abreu que o pagasse. Várias pessoas doaram terras ao patrimônio de São Sebastião, entre elas destacam-se as famílias: Correia, João Luis de Abreu, Fidel Rodrigues de Sousa, Benedito Alves de Abreu e o Coronel Firmino Ayres Albano Costa e sua esposa Dinamérica Ayres.

Famílias Tradicionais

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Cartório do Registro Civil do Distrito de Itajubatiba Rua do Comércio, s/n Centro Cep: 58715-000 Fone: (83) 8833-5217

Cartório de Registro Civil Rua Firmino Ayres Albano Costa, 45 Centro Cep: 58715-000

Cemitérios

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO (1967)

Outros Locais e Instituições

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Catingueira
  2. http://cod.ibge.gov.br/82D

http://www.cnj.jus.br/corregedoria/registrocivil/index.php?

Menu de navegação