Caaporã, Paraíba - Genealogia

De FamilySearch Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Paraíba Gotoarrow.png Caaporã

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Paraíba Municip Caaporã.svg.png

Localização: Mesorregião Mata Paraibana
                   Microrregião Litoral Sul
Área: 150,168 km²
Distância da Capital: 45Km

Datas

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Distrito criado com a denominação de Caaporã, em 31 de dezembro de 1943,subordinado com parte da Área do distrito de Pedras de Fogo, subordinado ao município de Maguari. Em 30 de setembro de 1948, o município de Maguari passou a denominar-se Cruz do Espírito Santo. Em 11 de março de 1953, o distrito de Caaporã, passou a fazer parte do novo município de Pedras de Fogo. Elevado à categoria de município com a denominação de Caaporã, em 27 de dezembro de 1963, desmembrada de Pedras de Fogo.

Antigas Denominações

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos

Localidades

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

Distrito de Cupissura

História

(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade.)

Definitivamente, o atual município de Caaporã foi conhecido como Boca do Mato, denominação essa, originária de linguagem indígena, Caa-Doca e Porã-Mato. Sabe-se, que Boca da Mata pertencia ao Sr. José de Sá e ao Coronel Monteiro. Por volta de 1843, o local fazia parte de uma vereda por onde passavam viajantes procedentes de Goiana com destino às praias de Pitimbu e Acaú. Situava-se na região da Fazenda Tabú, de propriedade da família Lundgren, do Rio Tinto. Com o passar dos anos foram sendo construídas casas à margem da vereda, razão porque Caaporã é hoje uma cidade longitudinal, leste a costa, com aproximadamente 3 quilômetros de extensão. Em 1800, Boca da Mata pertencia ao Coronel Monteiro, e o Engenho Tabú para Sr. João de Sá. O local fazia parte de um vereda, por onde passava viajantes, procedentes de goiana, com destino às praias de Pitimbu e Acaú. Em 1917 a 1918, os referidos donos venderam sua propriedades ao Sr. Coronel Alberto Lundgren, que posteriormente fixou residência na fazenda Tabú, que já habitada por escravos, foi se desenvolvendo surgindo casas às margens da vereda, razão porque Caaporã é hoje uma cidade com grande extensão. Seus primeiros alicerces surgiram as margens de uma vereda que posteriormente veio a ser Vila. Origem do nome Caaporã Palavra de origem indígena formada da junção dos nomes Caa e Porã Mata. Por isso nossa cidade era conhecida como Boca da Mata.

Famílias Tradicionais

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Cartório do Registro Civil Rua Clemente Ferreira, 245 Centro Cep: 58326-000 Fone: (83) 9135-3381 Email: dpalbuquerque@hotmail.com

Cartório de Registro Civil Rua do Comércio, 324 Cupissura Cep: 58326-000 Fone: (83) 9920-8912 Email: edivaldosalustiano@gmail.com

Cemitérios

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Paróquia NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO (2005) Rua Salomão Veloso, s/n - Centro Cep: 58326-000 - Caaporã (PB) Fone: (83) 3286-1464

Outros Locais e Instituições

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Caaporã
  2. http://cod.ibge.gov.br/MOP

http://www.cnj.jus.br/corregedoria/registrocivil/index.php?


Menu de navegação