Brasil Registros Vitais

De FamilySearch Wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Tópicos de Pesquisa do Brasil
Bandeira do Brasil
Iniciando Pesquisa
Tipos de Registros
Brasil Panorâmica
Etnia
Recursos de Pesquisa Local
Moderador
O moderator da Wiki do FamilySearch para o Brasil é Adriano Almeida


Brasil Gotoarrow.png Registros Vitais

Brasil Registro Civil - Registros Vitais

Registros civis compreendem os registros vitais feitos pelo governo. Registros de nascimentos, casamentos, divórcios e mortes são comumente referidos como "registros vitais" porque eles documentam eventos críticos na vida de uma pessoa. Registros Civis são uma excelente fonte de informações precisas sobre os nomes, datas e acontecimentos vitais.

Os registros civis são importantes para a pesquisa genealógica no Brasil. Eles podem ser usados ​​juntamente com registros da igreja. Desde 1827, o governo aceitou casamentos realizados na Igreja Católica como casamentos oficiais. Em 1850 foi aprovada uma lei que exigia o registro de nascimentos e mortes por todo o país. Até 1870 a Igreja Católica foi designada a manter esse registro. Após 1870 esses registros deveriam ser mantidos pelos juízes de paz.

Os registros civis acompanharam toda a população, incluindo os Católicos e os não Católicos. Devido ao influxo de não-católicos após a década de 1880, esses registros são importantes em registrando parte da população também. Porque a Igreja Católica continuou mantendo registros após a criação do registro civil no final de 1800, dois tipos de registros podem estar disponíveis: para os nascimentos, casamentos e mortes. Certifique-se de pesquisar ambos os registros.

Alguns registros de registro civil no Brasil datam de 1860 e 1870, enquanto outros começaram em 1889. No entanto, algumas áreas não começaram a manter registros até tão recentemente quando de 1920. Porque eles cobrem uma grande percentagem da população, os registros civis são uma fonte extremamente importante para a pesquisa genealógica no Brasil.

Algumas vezes a Igreja Católica deixou de manter registros de morte, porque a autoridade civil ficou de mantê-los. Ocasionalmente houve disputas entre a Igreja Católica e as autoridades governamentais concernente a legitimidade dos casamentos realizados por cada uma das autoridades. Portanto, é importante verificar ambos os registros civis e registros da igreja para entender completamente as questões e para obter todas as informações genealógicas sobre cada evento. Para nascimento, morte e registros de casamento que foram criadas antes dos registros civis começarem em uma área particular, ver os Registros da Igreja do Brasil.

Informações registradas em registros civis

As informações registradas em registros civis variaram ao longo do tempo. Registros posteriores geralmente dão informações mais completas do que os anteriores.

Os registros civis mais importantes para a pesquisa genealógica são o nascimento, casamento e registros de óbito. Esses registros podem estar manuscritos ou digitados e são mais frequentemente indexados pelo nome próprio ao invés de sobrenome.

Outros registros civis incluem emancipações feitas pelos pais quando seus filhos chegavam aos 18 anos de idade (não é necessário depois de 21 anos de idade), a venda de terras, imóveis, e correções de nomes das crianças (comunicações ). A maior parte, só nascimento, casamento e óbitos foram filmados pela Biblioteca de História da Família, e estes serão de mais ajuda para fazer a pesquisa genealógica.

Nascimentos

Nascimentos eram geralmente registrados pelo pai da criança ou por um vizinho da família dentro de poucos dias do evento. Um registro de nascimento inclui o dia e a hora do nascimento; o nome do recém-nascido; os nomes dos pais; a cidade onde ocorreu o nascimento, que pode ser diferente daquele onde foi registrado; e o endereço da casa ou do hospital, no qual o nascimento ocorreu Informações familiares podem estar incluídas, como idade dos pais, locais de nascimento ou residências, estados civis e profissões e o número de outras crianças nascidas da mesma mãe. Você também pode encontrar informações sobre os avós.

Correções ou acréscimos a um registro de nascimento pode ter sido adicionado como uma anotação na margem.

Casamentos

Entradas de casamento civil primitivos simplesmente contem o nome da noiva e do noivo e a data do casamento. Nos anos posteriores, mais informações foram inseridas, como a idade da noiva e do noivo, ocupações, estados civis e residências. Às vezes, os pais, avós e locais de nascimento foram relacionados. Em registros de casamento civil corrente são dados até mesmo endereços de residência.

Divórcios

Porque o divórcio não era comum até os anos 1980, o Brasil tem muito poucos registros de divórcio. As pessoas tinham direito a um desquite, que é uma separação judicial, mas a Igreja Católica proibiu o divórcio.

Óbitos

Os primeiros registros de morte civil são especialmente úteis porque podem relacionar pessoas para as quais não há registros de nascimento ou casamento, e eles podem fornecer informações sobre o nascimento de pessoas, cônjuge e pais. Mortes eram registradas dentro de poucos dias do evento na cidade ou na cidade onde a pessoa morreu.

Os registros do óbito geralmente dão o nome de falecidos, data e local da morte. Dependendo do funcionário que registrou a morte, o registro pode também incluir a idade do falecido ou data de nascimento (se for uma criança), residência, ocupação e causa da morte; informações enterro; e o nome dos informantes (geralmente um parente). Eles costumam fornecer o nome de um cônjuge ou pais.

Esteja ciente de que as informações em um registro de morte sobre os pais falecidos, data de nascimento, local de nascimento, e assim por diante pode ser impreciso uma vez que a pessoa que deu a informação pode não ter tido a informação completa.

Localizando Registros de Registro Civil

Os registros civis são mantidos por todos os Estados em nível municipal. Existem mais de 3.700 municípios no Brasil, com cartórios de registro civil. A população registra em seus cartórios locais. Os registros são então enviados para o cartório municipal, cartório do distrito, ou o cartório de delegação.

Várias pequenas aldeias, às vezes, relatam nascimentos, casamentos e mortes em um cartório municipal central. Às vezes, os municípios existem há alguns anos e foi então dissolvido. Nas aldeias onde isso ocorreu, os nascimentos, casamentos e mortes são relatados em um município vizinho.

Cópias duplicadas de todos os registros civis são feitos em livros separados. Cópias de registros sobreviventes e duplicatas do arquivo municipal são enviados para o Arquivo Geral dos Tribunais do Distrito Federal e aos arquivos judiciais ou estaduais em vários estados.

Registros na Biblioteca de História da Família

A Biblioteca de História da Família tem micro-filmados os registros civis de muitos municípios no Brasil. Os registros civis de final de 1800 para os anos 1920 e 1930, e muitas vezes até a década de 1990, foram filmados nos estados do Pará, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Alguns registros civis também foram filmados para os estados do Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraíba e.

Você precisa saber a cidade em que seu antepassado viveu Apesar de mais de uma cidade pode compreender um município, os registros civis são relacionados no Catálogo da Biblioteca de História da Família para cada cidade e não apenas pelo município. Alguns municípios são pequenos e só tem um cartório de registro civil, mas nas grandes cidades pode haver vários cartórios de registro civil.

As participações específicas da Biblioteca de História da Família estão relacionadas no catálogo da Biblioteca da História da Família. Para encontrar registros civis na Biblioteca de História da Família, procure na seção "Pesquisa de Local" do catálogo em:

BRASIL, [ESTADO], [CIDADE] - REGISTRO CIVIL

A coleção da biblioteca continua a crescer à medida que novos registros são micro-filmados e adicionados à coleção.

Localizando Registros que Não estão na Biblioteca de História da Família

Registros de Nascimento, casamento e óbito podem ser encontrados entrando em contato ou visitando os cartórios locais de registro civil ou distrito e arquivos públicos estaduais no Brasil. A localização atual de registros depende se o cartório local enviou seus registros à jurisdição superior. Registros mais recentes podem ser encontrados nos cartórios de registro civil local. Registros mais antigos podem ser encontrados no município, arquivo distrital, ou arquivo do Estado.

Registros civis no Brasil podem ser obtidos escrevendo para o registro civil local no município. Funcionários civis geralmente respondem a correspondência em português. Sua solicitação pode ser enviada se os registros foram enviados aos arquivos estaduais.

Depois de decidir quem tem jurisdição sobre os registros para o período de tempo que você precisa, escreva uma breve solicitação ao cartório próprio. Envie o seguinte:

  • Dinheiro para a taxa de pesquisa
  • Nome completo e o sexo do antepassado procurado
  • Nomes dos pais do antepassado, se forem conhecidos
  • Data aproximada e o local do evento
  • Seu relacionamento com o ancestral
  • Razão do pedido (história familiar, médica, e assim por diante)
  • Pedido de uma fotocópia do registro original completo

Se o seu pedido não for bem sucedido, procure registros duplicados que podem ter sido depositados em outros arquivos estaduais ou eclesiásticos.

Diretórios dos cartórios do Brasil para 1981 e 1993 estão disponíveis através da Biblioteca de História da Família. As seguintes publicações relacionam os endereços dos cartórios municipais e ajudará a identificar o município a qual uma cidade particular pertence:

Cadastro de cartórios do Registro Civil de 1981 (Survey of Offices of the Civil Registrar 1981). Rio de Janeiro: IBGE, 1982. (FHL livro 981 J54; filme 1667140 item 1)

Cadastro de municípios 1993 (Directory of Municipalities 1993). 2 vols. Rio de Janeiro: IBGE: 1993 - 1994. (FHL livro 981 E5c)

A edição de 1994 também cita os endereços de cada um dos municípios:

Cadastro de municípios 1994 (Directory of Municipalities 1994). 5 vols. Rio de Janeiro: IBGE, 1995.

Estratégias de Pesquisa

O uso efetivo dos registros civis inclui as seguintes estratégias, utilizadas na seguinte ordem:

  • Buscar apenas para o antepassado que você selecionar. Se você pode encontrar o registro de morte da pessoa, isto vai ajudar a identificar sua idade ou data de nascimento. Quando você encontrar o registro de nascimento, procure os nascimentos de seus irmãos e irmãs.
  • Procure o casamento dos pais de seu antepassado antes do nascimento de seu primeiro filho legítimo. O registro de casamento, muitas vezes, leva aos registros de nascimento dos pais.
  • Você pode estimar a idade dos pais e procurar seus registros de nascimento.
  • Repita o processo, tanto para o pai e a mãe.
  • Se as gerações anteriores não estão no registro, pesquise em municípios vizinhos.
  • Pesquise os registros de morte para todos os membros da família.


Veja também

Artigos Wiki que descrevem essas coleções são encontrados em:

Artigos relacionados


Brazil, Rio de Janeiro Civil Registration: um índice gratuito na Internet com imagens do arquivo Brasil, Registro Civil do Rio de Janeiro, pode ser visto no site do FamilySearch. Para obter uma descrição da coleção veja  Brasil, Registro Civil do Rio de Janeiro.