Brasil Dicionários Geográficos

De FamilySearch Wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Tópicos de Pesquisa do Brasil
Bandeira do Brasil
Iniciando Pesquisa
Tipos de Registros
Brasil Panorâmica
Etnia
Recursos de Pesquisa Local
Moderador
O moderator da Wiki do FamilySearch para o Brasil é Adriano Almeida


Brasil Gotoarrow.png Dicionários Geográficos

Um gazetista é um dicionário geográfico, um dicionário de nomes de lugares. Os gazetistas descrevem cidades, aldeias, igrejas e estados, rios e montanhas, populações e outras características geográficas. Eles costumam incluir apenas os nomes dos lugares que existiam na época que o gazetista foi publicado e, muitas vezes os seus antigos nomes. Os nomes de lugares geralmente são relacionados em ordem alfabética, semelhante a um dicionário.

O gazetista também pode fornecer informações adicionais sobre a cidade, tais como a sua:

  • Limites da jurisdição civil.
  • Longitude e latitude.
  • Distâncias e direção de outros de cidades.
  • Escolas, faculdades e universidades.
  • Denominações e número de igrejas.
  • Grandes obras de fabricação, canais, portos e estações ferroviárias.

Você pode usar um dicionário geográfico (um gazetista) para localizar os lugares onde sua família viveu e para determinar as jurisdições civis sobre esses lugares. Por exemplo, a cidade de Santa Rosa de Viterbo, no estado de São Paulo foi criada em 1910. Ao pesquisar um dicionário geográfico pode-se aprender que, depois de 1944 essa cidade foi nomeada Icaturama.

Pode haver muitos lugares no Brasil, com os mesmos nomes ou nomes semelhantes. Você vai precisar usar um dicionário geográfico para identificar a cidade específica onde seu ancestral viveu e as jurisdições do município, distrito e estado onde os registros sobre ele ou ela foram mantidos.

Conteúdo

Encontrar Nomes de Lugar no Catálogo da Biblioteca de História da Família

Os nomes de lugar no Catálogo da Biblioteca de História da Família estão relacionados sob seus nomes modernos e municípios e estados atuais como existiam em 1993. Para localizar o município que a cidade está arquivada no Catálogo da Biblioteca de História da Família, você pode fazer uma

"Pesquisa de Local" no catálogo em www.FamilySearch.org. Por causa das muitas mudanças de nomes de lugares, a Biblioteca de História da Família usa um dicionário geográfico como o guia padrão para relacionar lugares no Catálogo da Biblioteca de História da Família. Independentemente dos nomes que um lugar pode ter tido em vários momentos, todos os lugares do Brasil são relacionados no Catálogo da Biblioteca de História da Família como eles estão relacionados no:

Cadastro de Municpios (Pesquisa de Municípios). Rio de Janeiro: Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 1993. (FHL livro 981 E5c)

Embora este livro é o padrão utilizado para a catalogação, muitos itens foram catalogados antes de 1993, utilizando-se dicionário geográfico mais velhos; portanto, algumas discrepâncias surgem. Se você não consegue encontrar um lugar no catálogo usando o dicionário 1993, procure um dicionário geográfico (gazetista) mais velho.

Outra maneira útil que identifica muitas cidades, cidades e áreas geográficas no Brasil e outras partes do mundo é encontrado abaixo. Este dicionário geográfico está escrito em Inglês, fácil de usar, e disponível através de muitas bibliotecas públicas:

O gazetista Columbia Lippincott do mundo: com suplemento de 1961. Morningside, NY: Columbia University Press, c1962. (FHL livro 910,3 C723g)

Nomes Modernos de lugares 

Para alguns fins de pesquisa, como a correspondência isto é útil para aprender jurisdições modernas para a área onde seu antepassado viveu. Isso também pode ser útil quando encontrar a cidade ancestral em mapas modernos. Além do dicionário geográfico acima, os seguintes dicionários modernos podem ser encontrados em grandes bibliotecas e arquivos e na Biblioteca de História da Família:

Cadastro de Cartórios do Registro Civil de 1981. (Levantamento dos Cartórios de Registro Civil). Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica, 1982. (FHL livro 981 J54; filme 1667140 item 1)

Guia postal (geográfico) da República dos Estado Unidos do Brasil (Guia Postal geográfico da República do Brasil). Rio de Janeiro: Diretoria Geral dos Correios, 1930 -1931. 2 vols (FHL livro 981 E8D; cinema 1.102.988 itens 23)

Dicionário Geográfico Brasileiro. Porto Alegre, Brasil: Editora Globo, 1966, 1970. (FHL livro 981 E5)

Nomes Históricos de lugares

Como os nomes e os limites de alguns lugares mudaram ou não existem mais, você pode precisar usar o dicionários de mapas ou fontes de história local que descrevem lugares como eram conhecidos anteriormente. Por exemplo, existem quatro lugares no Brasil com o nome de João Pessoa. Uma dessas cidades era conhecido como Porto, no estado do Piauí, antes de 1930. Entre 1930 e 1944, era conhecido como Marruás, mas é conhecido agora como João Pessoa. Um dicionário geográfico irá ajudá-lo a classificar essas informações.

Recursos online

www.cidadesdomeubrasil.com.br/