Brasil Cemitérios

De FamilySearch Wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Tópicos de Pesquisa do Brasil
Bandeira do Brasil
Iniciando Pesquisa
Tipos de Registros
Brasil Panorâmica
Etnia
Recursos de Pesquisa Local
Moderador
O moderator da Wiki do FamilySearch para o Brasil é Adriano Almeida



Brasil Gotoarrow.png Cemitérios


Há dois tipos de documentos de cemitério no Brasil:

1. A informação gravada na placa de mármore (lápide) no túmulo, incluindo transcrição da informação dada.

2. A informação gravada no livro do cemitério pelo coveiro, documentos do cemitério municipal, documento da igreja do cemitério, (plats) livros, e mapas.

Cemitério - os documentos de registro Civil de óbitos começaram em 1840.


RIO DE JANEIRO

Cemitério de São João Batista RJ.jpg

Gamboa, um antigo cemitério de uma igreja inglesa no Rio de Janeiro foi fundado em 1810.

São Francisco Xavier in Rio de Janeiro, um cemitério para outras nacionalidade foi estabelecido em 1840.

São João Batista, cemitério estabelecido no Rio de Janeiro em 1852 para outras nacionalidades.

O cemitério Luterano in Nova Friburgo foi estabelecido em 1824.


SÃO PAULO

Cemitério do Curuça Santo Andre SP.jpg

Em São Paulo os primeiros cemitérios da Consolação, e Santo Amaro, são de 1856. Umas igrejas menores tinham seus próprios cemitérios.

Cemitério dos Protestantes (Cemeteries of the Protestants) em São Paulo foi estabelecido em 1858.

Cemitério da Vila Formosa em São Paulo é o maior cemitério na América Latina. Localizado no leste da cidade, foi estabelecido em 1949 e presentemente tem mais de 1.5 milhões de túmulos, com cerca de 300 a mais a cada mês.

Registros de sepultamentos município de São Paulo (1858-1977), parcialmente online:

https://familysearch.org/search/image/index#uri=https%3A%2F%2Ffamilysearch.org%2Frecords%2Fwaypoint%2FM99P-HZY%3An598216527%3Fcc%3D163971


Além de cemitérios, procure em jornais e outras publicações na cidade em que o falecimento ocorreu.

Os documentos do cemitério talvez dê mais informações do que o documento de enterro da paróquia ou certificado civil de morte, tal como data de nascimento e as vezes informações de casamento. As vezes eles dão informações sobre o serviço militar da pessoa, religião, ocupação, lugar de residência quando faleceu, e associação com uma organização tal como a fraternidade social.

Algumas das inscrições no túmulo e monumentos (referenciada como monumento inscrições) talvez tenham sido transcritos e são encontradas em manuscritos e impresso em livros na livraria.

Muitas pessoas não tinham dinheiro para pagar por um túmulo permanente, lápide ou monumento, então depois de um período o túmulo era reusado. Outros documentos do cemitério como livros do enterro, registros do coveiro e especialmente o livro do lote pode ajudar para identificar seu antepassado que não foi registrado em outro registros, tal como crianças que faleceram infantes, porque outros parentes podem ser enterrados em lotes pegados, é melhor examinar os documentos originais.

Para achar o documento da pedra tumular você precisa saber onde a pessoa foi enterrado.A pessoa pode ter sido enterrada numa igreja, comunidade, num cemitério privado, geralmente perto de onde ele ou ela morava ou morreu. Você pode achar dicas de onde a pessoa foi enterrada e em noticia do funeral, documentos da igreja e certificado de óbito.

Casa funerária e mortuários da área geralmente tem listas de cemitérios da região. Se você sabe a especifica área onde seu antepassado residia, você pode perguntar ao Cartório do registro civil se o lote existe em área privada por perto, ou você pode consultar uma lista telefônica local.


Local do cemitério também pode ser encontrado em mapas da área. A Biblioteca histórica local talvez possa lhe ajudar a localizar obscuros lotes e encontrar cemitérios.
http://billiongraves.com/pages/search/#country=Brazil&state=0&county=0&search_text=&action=search_cemetery


cadastro (parcial) de pessoas falecidas:

https://www.falecidosnobrasil.org.br/?pgs_path=main/memorial&pes_id=10129723


Alguns documentos com informação e transcrições da pedra tumular tem sido publicada, incluindo:

Dullius, Werner Mabilde. Cemitérios das Colônias Alemãs no Rio Grande do Sul (Cemeteries of German Colonies in Rio Grande do Sul). Porto Alegre: Editora Gráfica Metrópole, 1985. (FHL book 981.65 V3d)

English, Elisabeth Doby. "Cemitério Dos Campos," United Daughters of the Confederacy Magazine. Vol. XXIII, no. 9, Sept. 1960, pp. 25–27. (FHL book 973 B2ud)

Wolff, Egon. Sepulturas de Israelitas – II: Uma Pesquisa em mais de Trinta Cemitérios não Israelitas (Jewish Burials: A Search in More Than Thirty Non-Jewish Cemeteries). Rio de Janeiro: Cemitério Comunal Israelita, 1983. (FHL book 981 V3w)

Apesar desses documentos. A Biblioteca da História da Família não tem documentos de pedra tumular para o Brasil

The following publication includes the listing of names in the Confederate Cemetery of Americana, São Paulo:

Oliveira, Betty Antunes de. North American Immigration to Brazil: Tombstone records of the cemetery, Santa Bárbara d’Oeste, São Paulo State, Brazil. Brasília: Gráfica do Senado Federal, 1978. (FHL 981.61/S2 V3a; film copy 1162423)


Recursos Online

Artigos Wiki Relacionados

Um artigo wiki descrevendo esta coleção é encontrado em:

Brasil, São Paulo, São Paulo Registros de sepultamento (Registros Históricos do FamilySearch)