Brasil, Tribunais de Justiça

De FamilySearch Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Brasil, Tribunais de Justiça

Os Tribunais de Justiça tiveram origem no sistema judiciário criado à época das capitanias hereditárias, quando foi concedido poderes de juiz aos capitães-donatários.

Em 1609 foi instalado o primeiro tribunal do país - o Tribunal da Relação do Estado do Brasil, com sede na Bahia. Somente em 1751 seria criado o Tribunal da Relação do Rio de Janeiro. Com a transferência da corte portuguesa para o Brasil o Tribunal do Rio de Janeiro assumiu as tarefas da Casa da Suplicação de Lisboa, passando a ser denominado Casa da Suplicação do Brasil.

Com a Proclamação da Independência em 1822, a Casa da Suplicação do Brasil foi extinta com a criação do Supremo Tribunal de Justiça. E, com a Proclamação da República em 1889, foram criados tribunais em cada estado brasileiro. Em 1946, com a promulgação da Constituição deste ano, os tribunais estaduais foram denominados Tribunais de Justiça, nomenclatura mantida pela Constituição de 1988.

Os Tribunais de Justiça são responsáveis pelo controle da atividade dos Cartórios de Registro Civil. 


(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tribunal_de_Justiça)


Tribunais de Justiça Estaduais

Na página dos tribunais geralmente é possível realizar pesquisas por nome/sobrenome em processos mais recentes. Em alguns estados, a depender da data, documentos podem estar arquivados no Arquivo Público local.