Brasil, Terras e Propriedades

De FamilySearch Wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Tópicos de Pesquisa do Brasil
Bandeira do Brasil
Iniciando Pesquisa
Tipos de Registros
Brasil Panorâmica
Etnia
Recursos de Pesquisa Local
Moderador
O moderator da Wiki do FamilySearch para o Brasil é Adriano Almeida


Brasil Gotoarrow.png Terras e Propriedades

Registros da terra são principalmente usados ​​para saber onde uma pessoa viveu e quando ele ou ela moraram lá. Eles muitas vezes revelam outras informações da família, como o nome de um cônjuge, herdeiro, outros parentes ou vizinhos. Você pode aprender onde uma pessoa viveu anteriormente, sua ocupação, e outras pistas para novas pesquisas. No Brasil, apenas uma porcentagem muito pequena da população foi incluída no registro de terras, porque poucas pessoas possuíam propriedade.

A Biblioteca de História da Família não tem atualmente registros de terra do Brasil. Ao fazer a pesquisa brasileira, os registros da igreja e registros civis geralmente são mais procurados por causa de seu excelente valor genealógico, antes de registros de terra.

Os registros de terra existentes são encontradas no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, e nos vários arquivos estaduais e municipais. Você pode ser capaz de usar registros de terra para a sua pesquisa, se você puder visitar os arquivos brasileiros pessoalmente ou contratar um pesquisador profissional local.

As primeiras sesmarias (concessão de terras) foram emitidas pelos donatários, capitão generais e vice-reis. Originalmente grandes doações de terras foram feitas. Em 1695 as subvenções individuais foram limitadas a quatro léguas (1 Légua = 3 milhas, cerca de 4,83 quilômetros) por uma légua. Em 1697 as doações foram reduzidas a três léguas por uma légua. Em 1699 toda a terra não cultivada era para ser expropriada.

A coleção concessões de terras (sesmarias) nos Arquivos Nacionais contém 5.000 volumes para 1590 a 1830 para o Estado do Rio de Janeiro. Elas são descritas como um dos três registros genealógicos mais importantes do Brasil. Elas contêm informações semelhantes aquelas nos registros de herança, incluindo os nomes dos cônjuges e filhos, residências, datas, relacionamentos, petições, e assim por diante.

Os registros de terra no Arquivo do Estado da Bahia, em Salvador para 1552-1821 estão na "Seção Histórica" ​​do arquivo e para 1862-1940 estão na "Seção Administrativa". Registros de terra no Arquivo do Estado de São Paulo cobrem 1601-1821.