Brasil, Registros Notariais

De FamilySearch Wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Tópicos de Pesquisa do Brasil
Bandeira do Brasil
Iniciando Pesquisa
Tipos de Registros
Brasil Panorâmica
Etnia
Recursos de Pesquisa Local
Moderador
O moderator da Wiki do FamilySearch para o Brasil é Adriano Almeida


Brasil Gotoarrow.png Registros Notariais

Registros notariais são registros que foram registrados e verificados por um notário. Para obter informações antes de registros da igreja e registros civis, os registros notariais são a principal fonte de informações sobre a vida privada dos indivíduos.

Registros notariais no Brasil datam de 1549. Os livros mantidos pelos notários incluem vários tipos de documentos legais tais como testamentos, codicilos, transações de terra, procurações, contratos, acordos de dote, obrigações, hipotecas, reclamações, e assim por diante. Os livros são geralmente organizados cronologicamente com o nome do tabelião.

Esses registros não foram muito utilizados por causa das horas que se leva para ir página por página através de inúmeros volumes, não indexados. No entanto, para aqueles dispostos a procurar esses registros pode haver informações valiosas que irão ajudá-lo a rastrear sua família de volta às gerações anteriores.

Registros notariais estão alojados nos arquivos públicos em todo o Brasil (ver Brasil Arquivos e Bibliotecas). Nem inventários ou catálogos foram publicados por esses registros, mas alguns arquivos podem ter criado índices de cartão ou levantamentos dos livros em suas explorações. A Biblioteca de História da Família não adquiriu registros notariais para o Brasil.