Brasiléia, Acre - Genealogia

De FamilySearch Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Acre Gotoarrow.png Brasiléia

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)

Acre Municip Brasileia.svg.png

Localização: Mesorregião Vale do Acre
                    Microrregião Brasiléia
Área: 3 916,507 km²
Distância da Capital: 234 Km

Datas

Distrito criado com a denominação de Brasília, em 1911, subordinado ao município de Alto Acre. Elevado à categoria de município com a denominação de Brasília, pelo Decreto-Lei Federal n.º 968, de 21-12-1938, e alterado em em 1943 para Brasiléia. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1939.

Antigas Denominações

  • Brasília

Municípios Circunvizinhos

Localidades

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

História

Habitavam primitivamente as terras do Município as tribos catianas e maintenecas. Por volta de 1879, se deu a chegada de nordestinos, visando a extração de borracha, sendo que na região, em pouco tempo, constituíram-se vários seringais. Quando da eclosão da revolta acreana em 1902, o território do Município era ocupado, na sua quase totalidade, por brasileiros. Com a celebração do Tratado de Petrópolis, em 17 de novembro de 1903, as terras de Brasiléia, como todo o Acre, passaram a integrar o território brasileiro. Na primeira divisão territorial administrativa do Acre, fixada pelo Decreto Federal n.° 5188, de 7 de abril de 1904, Brasiléia figurava como zona integrante do Departamento do Alto Acre. Sobre a fundação da cidade, conta-se que organizou-se uma comissão integrada por Luís Barreto Correia de Menezes, Reinaldo Melo, José Cordeiro Barbosa e Fulgêncio de Paiva, com o fim de adquirir o local para fundação de uma vila onde se construiria um prédio destinado à instalação desejada, escolheram uma faixa de terra do seringal Carmem, defronte de Cobija, à margem esquerda do rio Acre, em 3 de julho de 1910, cerca de 100 pessoas, entre homens e mulheres, deram início à derrubada da mata s constatando-se o desflorestamento de um hectare de área. Após o trabalho de derrubada e limpeza do terreno, teve início a construção de um amplo prédio, que se chamaria “Palácio da Justiça”. Neste local surgiria Brasília, atual Brasiléia, que foi derrubado, após seis meses por pelo gerente do seringal Carmem, João Gomes Teixeira, até que instalou-se inquérito, ficando a firma insurgente obrigada a doar a área em questão, em 30 de maio de 1911. Nesse mesmo ano, por determinação do Prefeito do Departamento do Alto Acre, Deocleciano Coelho de Souza, verificou-se o levantamento da planta-projeto da novel vila e, no ano seguinte, foram nomeadas as primeiras autoridades. Sua instalação verificou-se a 1.° de janeiro de 1939. Este mesmo Decreto concedeu à sede municipal foros de cidade. A comarca, instalada a 1.° de janeiro de 1939. foi extinta a 8 de junho de 1940 e restaurada a 28 de dezembro de 1950. Pelo Decreto-lei Federal n.° 6 163. de 31 de dezembro de 1943, que deu nova organização judiciária ao então Território do Acre, o topônimo Brasília foi alterado para Brasiléia. Pela Constituição do Estado de 1.° de março de 1963, o Município perdeu parte de seu território desanexado para constituir os novos municípios de Assis Brasil e Epitaciolândia.

Famílias Tradicionais

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares

Ofício único

Cartório Azevedo

Endereço: Rua Odilon Pratagi, 561

Bairro: Centro

Distrito: Brasiléia

Cidade: Brasiléia

CEP: 69932-000
Telefone: (68)3546-5028
E-mail: cartoriobrasileia@yahoo.com.br

Cemitérios

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Outros Locais e Instituições

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências

  1. http://cod.ibge.gov.br/23EQA
  2. https://pt.wikipedia.org/wiki/Brasiléia
  3. http://www.cnj.jus.br/corregedoria/justica_aberta/?
  4. http://www.brasileia.ac.gov.br/sample-page/