Areia, Paraíba - Genealogia

De FamilySearch Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Brasil Gotoarrow.png Paraíba Gotoarrow.png Areia

(Inclua nesta página dados deste município. As informações em itálico são apenas orientações e deverão ser suprimidas assim que os conteúdos forem incluídos.)


Paraíba Municip Areia.svg.png

Localização: Mesorregião Agreste Paraibano
                   Microrregião Brejo Paraibano
Área:  269,424 km²
Distância da Capital: 130Km

Datas

(Inclua datas históricas relacionadas ao município, como data de fundação, emancipação política, etc.)

Distrito criado com a denominação de Brejo d`Areia, pela provisão Régia de 29 de junho de 1813, subordinado a vila de Monte-Mor. Elevado à categoria de vila com a denominação de Brejo d`Areia, pela provisão régia de 18 de maio de 1815, desmembrado da Vila de Monte-Mor (mais tarde Mamanguape). Elevado à condição de cidade e sede municipal com a denominação de Areia, em 18 de maio de 1846.

Antigas Denominações

(Inclua antigos nomes que o município tenha tido.)

Municípios Circunvizinhos

Localidades

(Inclua sublocalidades do município que sejam significativas, tais como povoados, fazendas, estâncias, etc.)

Distritos: Lagoa do Remígio, Muquém, Mara Limpa, Cepilho

História

(Inclua um breve resumo histórico sobre o município, destacando os fatos que se relacionem ou que facilitem de alguma forma a pesquisa genealógica na localidade.)

Nos meados do século XVII o território do atual Município de Areia era conhecido pela denominação de Sertão dos Buxaxás, índios que primitivamente habitavam a região. Por essa época, no local onde hoje se ergue a cidade, um português de nome Pedro construiu um albergue à margem de cruzamento de estradas muito freqüentadas pelos que, procedentes do alto sertão paraibano ou de Pernambuco, demandavam Mamanguape ou Paraíba. O colono, pela amizade que fez com os nativos, recebeu a alcunha de Buxaxá. O movimento de viajantes e tropeiros pelo local atraiu habitantes, formando-se ali, em pouco tempo, próspera povoação, que passou a chamar-se Brejo de Areia, em virtude de correr nas imediações o riacho de nome Areia. O Município surgiu, desanexado do de Monte-Mor (atual Mamanguape), em 1815, completando. a 18 de maio último, cento e cinqüenta anos de existência. A população local participou das revoluções de 1817 e 1848. Aderiu ao movimento libertador de Pernambuco, em 1817, e prestou a maior contribuição à Confederação do Equador: partiram de Areia, que foi sede temporária da Província, as tropas do sargento-mor Félix Antônio Ferreira de Albuquerque, que combateram as forças legais em o. A esta coluna incorporaram-se remanescentes dos denodados batalhões de Pais de Carvalho, marchando os revoltosos até o Ceará, onde foram aniquilados. Em fevereiro de 1849, travou-se em Areia o último combate da Revolução Praieira, iniciada, um ano antes, em Pernambuco. Os rebeldes, depois do malogrado ataque ao Recife, invadiram a Paraíba e refugiaram-se em Areia, onde contavam com auxílio do juiz municipal Maximiano Lopes Machado e do Coronel Joaquim dos Santos Leal. Entrincheiraram-se na cidade, sustentaram seis horas de combate, fugindo após, dispersados pelo interior da Província. A campanha abolicionista foi ali das mais intensas, destacando-se a Mocidade Emancipadora Areiense, à frente da qual se encontrava Manuel da Silva. Tiveram os areienses o mérito de libertar o último escravo no dia 3 de maio de 1888, dez dias antes, portanto, da proclamação da Lei Áurea.

Famílias Tradicionais

(Relacione as famílias mais antigas e tradicionais do município, por ordem alfabética de sobrenome e separado por vírgulas.)

Instituições

Cartórios de Registro Civil, Notas e similares

(Inclua as unidades cartoriais do município, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Cartório do Registro Civil

Rua Getulio Vargas, 136 Centro

Cep: 58397-000

Fone: (83) 3362-1394

Email: normanda_jardel@hotmail.com


Margileide Roque Cananá

Rua Raimundo Alves Bezerra, 132

Cep: 58398-700

Fone: (83) 9680-9867

Email: mileidecananea@hotmail.com


Cartório Distrital de Muquém

Rua Joaquim Raimundo de Melo, s/n Zona Rural

Cep: 58397-000

Fone: (83) 9924-7664

Email: cartoriomuquem@gmail.com


Cartório Distrital de Mata Limpa

Rua São Sebastião, s/n Mata Limpa

Cep: 58397-000

Fone: (83) 8855-7553

Email: ednaldofilho@oi.com.br

Cemitérios

(Inclua o(s) nome(s) do(s) cemitério(s) do município, tanto públicos quanto particulares, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver)

Centros de História da Família

(Inclua o(s) nome(s) do(s) Centro(s) de História da Família existente(s) no município. Utilize a opção Inserir Hiperlink para ligá-lo à página do Centro na Wiki.)

Locais de Registros Religiosos

(Inclua as igrejas e outras instituições ligadas a estas, como dioceses, arquidioceses e escritórios, existentes no municípios, bem como endereço, telefone, e-mails e links para páginas virtuais, se houver.)

Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Rua Vigario Odilon, 75 Centro

Cep: 58397-000

Fone: (83) 3362-2360

Outros Locais e Instituições

(Inclua Associações, Arquivos Públicos, Bibliotecas, Institutos Históricos, Museus, Prefeituras e qualquer outra instituição que possa conter acervo de interesse para a História da Família ou que possa servir de meio para contato no município; inclua endereços, telefones para contato, e-mails e links para páginas virtuais, se houver. Relacione-os em ordem alfabética.)

Outros Recursos de Pesquisa

(Inclua outros recursos que possam ser utilizados para pesquisa específica no município, como comunidades online, páginas pessoais, etc.)

Bibliografias

(Inclua livros já publicados relacionados à localidade.)

Referências

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Areia (Paraíba)
  2. http://cod.ibge.gov.br/2368Z

http://www.cnj.jus.br/corregedoria/registrocivil/index.php?

Menu de navegação