Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Alemanha - Geografia Histórica

Da wiki FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Alemanha Gotoarrow.png Página Inicial

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

Como resultado de guerras e realinhamentos políticos, as fronteiras internas e externas da Alemanha têm mudado várias vezes.

Nomes de lugares e município, província e jurisdições de estado também mudaram, muitas vezes. Devido  a essas alterações, você pode não ser capaz de encontrar o nome da cidade, do seu antepassado alemão em um mapa moderno. Você também pode ter problemas para determinar a jurisdição onde seus registros foram mantidos. Esta seção descreve as mudanças que ocorreram na estrutura estatal da Alemanha. Esta informação ajudará você a encontrar os registros no Catálogo da Biblioteca de História da Família do lugar onde seus ancestrais viveram.

O território da Alemanha tem variado consideravelmente ao longo dos séculos. dos séculos. Vários reinos independentes, ducados, principados e estados, cujas fronteiras, muitas vezes mudaram e se fundiram. Essas mudanças, muitas vezes tornam difícil determinar qual arquivo tem os registros particulares que você precisa. Em 1871, todos os estados, exceto os estados da Áustria foram consolidados no Império Alemão sob a liderança da Prússia.

O Catálogo da Biblioteca de História da Família está baseado em jurisdições alemãs como elas existiram de 1871 até a Primeira Guerra Mundial, independentemente das mudanças anteriores ou posteriores. Locais que estão agora sob a jurisdição estrangeira, mas eram parte do Império Alemão em 1871 estão relacionados sob ALEMANHA, PRÚSSIA, [PROVÍNCIA] [CIDADE] e também em sua localização atual, como POLÔNIA, RÚSSIA, LITUÂNIA, FRANÇA ou DINAMARCA.

Várias modificações de fronteira ocorreram após a Primeira Guerra Mundial. Elsass-Lothringen (Alsace-Lorraine) retornou à França em 1918. Algumas cidades e aldeias de Rheinland foram cedidas para a Bélgica. O extremo norte da Prússia Oriental foi dada a Lituânia.

A parte norte de Schleswig-Holstein passou da Alemanha para a Dinamarca em 1920.

Compare os mapas encontrado anteriormente neste esboço para ver como as fronteiras têm mudado.

Após a Segunda Guerra Mundial, outras antigas áreas prussianas, como Posen, a maioria de Schlesien, Westpreussen e partes da Pomerânia, tornou-se parte da Polônia. Rússia e Polônia divisão Ostpreussen, e uma pequena parte do Schlesien foi para a República Checa.

Estados e Províncias
[editar | editar código-fonte]

Cada nação ou estado determinou a sua própria prática de manutenção de registros. Você pode achar que os registros diferem em o que eles contêm e onde são mantidos de acordo com com quem governou a área quando o registro foi criado.

O Império Alemão, criado em 1871, era composto por uma colcha de retalhos de ducados de língua alemã, principados e estados. Essas áreas muitas vezes tinham pouco em comum. A Pesquisa de localidade do Catálogo da Biblioteca da História da Família usa 38 divisões de estados ou províncias para a Alemanha. Para obter uma lista desses estados e províncias, ver o gráfico encontrado na seção "Gazetista" deste esboço.
Mais informações sobre quatro dos estados mais complexos:

Prússia.
[editar | editar código-fonte]

O maior e mais poderoso estado alemão foi Preussen (Prússia). Era dividido em 13 grandes províncias. Apenas duas das províncias teve o nome Prússia neles, mas os cidadãos de todos as 13 províncias eram prussianos. Assim, um residente de Rheinland disse muitas vezes que ele ou ela era da Prússia. A maioria dos emigrantes prussianos para países estrangeiros vieram das províncias de Rheinland, Hessen-Nassau, ou Westfalen. O catálogo relaciona cada cidade na Prússia por trás de seu estado e província, como neste exemplo:
ALEMANHA, PRÚSSIA, RHEINLAND, THÜR.

Sachsen.
[editar | editar código-fonte]

Sachsen (Saxônia) cobria uma faixa larga da Alemanha do Mar do Norte até a República Checa. Os três estados modernos alemães que levam este nome são Niedersachsen, Sachsen, e Sachsen-Anhalt. O Catálogo da Biblioteca de História da Família enumera vários estados do antigo império sob Sachsen:

Sachsen (o reino)
Preussen Sachsen (a província)
Thüringen (os ducados de Sachsen)
Sachsen-Altenburg
Sachsen-Coburg-Gotha
Sachsen-Meiningen
-achsen-Weimar-Eisenach

Ao utilizar o Índice Genealógico Internacional em CD, você pode filtrar em "Sachsen" (o reino), "Prússia" (incluindo a província de Sachsen), e "Thüringen" (incluindo os Ducados de Sachsen).

Thüringen.
[editar | editar código-fonte]

Oito ducados e principados de Sachsen tornarem-se o estado de Thüringen (Turíngia), em 1920. Registros de cidades em Thüringen estão relacionados duas vezes no catálogo: uma vez sob Thüringen e uma vez em o ducado ou principado. Por exemplo, o mesmo registro é catalogado sob tanto como ALEMANHA,
THÜRINGEN, SÜLZE e ALEMANHA, SACHSENALTENBURG, SÜLZE.

Os ducados e principados da Sachsen (Thüringen) foram Reuss Ältere Linie, Reuss jüngere Linie, Sachsen-Altenburg, Sachsen-Coburg-Gotha, Sachsen-Meiningen, Sachsen-Weimar-Eisenach, Schwarzburg-Rudolstadt, e Schwarzburg-Sondershausen. O Coburg parte de Sachsen-Coburg-Gotha juntou Bayern em 1920 e está relacionada em Bayern em vez de Thüringen no catálogo.

Pfalz.
[editar | editar código-fonte]

O Pfalz (Palatinado), na fronteira francesa sudoeste da Alemanha foi devastada na Guerra dos Trinta Anos (1618-1648). Após a guerra, os colonos de outras partes da Alemanha e da Suíça foram atraídos para ajudar a repovoar a área. Em 1800, mais pessoas emigraram para países estrangeiros do Pfalz que de qualquer outra parte da Alemanha. O Pfalz foi associado com o Bayern a maior parte do tempo desde 1214.
Portanto, a Pesquisa de localidade no Catálogo da Biblioteca da História da Família relaciona cidades no Pfalz em BAYERN. Por exemplo, a cidade de Kaiserslautern no Pfalz deveria ser realmente relacionado como ALEMANHA, BAYERN, KAISERSLAUTERN.

Livros
[editar | editar código-fonte]

Os seguintes livros explicam mais sobre a geografia histórica da Alemanha. Você pode encontrar estes e materiais similares na Biblioteca de História da Família e em muitas outras bibliotecas de pesquisa.

The Columbia Lippincott Gazetteer of the World. Morningside Heights, NY: Columbia University Press, 1962. (FHL livro 910,3 C723g; número computador 260.764).

Kirn, Paul. Politische Geschichte der deutschen Grenzen (história política das fronteiras da Alemanha). Mannheim: Bibliographisches Institut, 1958. (FHL livro 943 H2ki, número de computador 95628.)

Jensen Publications. Mapas do Império Alemão de 1871. Rev. ed. Pleasant Grove, Utah: Jensen
Publicações, 1987. (FHL livro 943 E7M; número de computador 2075.)

Outros recursos
[editar | editar código-fonte]

Informação on-line encontra-se em:
www.genealogienetz.de/genealogy.html na seção "Ajuda Geral".

Outras fontes que contenham informações sobre mudanças de fronteira são encontradas no Catálogo da Biblioteca de História da Família em:

ALEMANHA - GEOGRAFIA HISTÓRICA

ALEMANHA - HISTÓRIA

ALEMANHA, [ESTADO] - HISTÓRICO

GEOGRAFIA

ALEMANHA, [ESTADO] - HISTÓRIA

Os atlas históricos descritos na seção "Mapas" deste esboço contém mapas retratando mudanças de fronteira, padrões de migração e de colonização, ações militares e população étnica e distribuição religiosa.. Gazetistas (dicionários geográficos) e histórias também são fontes úteis de informação sobre o nome e mudanças de fronteira. Consulte a seção "Gazetistas" deste esboço.