Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Alemanha, Mapas da Alemanha no Período da imigração para o Brasil

Da wiki FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Alemanha Gotoarrow.png Página Inicial

O período de imigração alemã para o Brasil iniciou-se de modo discreto em 1818, acentuando-se a partir de 1824 e seguindo até 1960 aproximadamente. Daí em diante o número de imigrantes alemães diminui sensivelmente. Durante este período de emigração, por conta principalmente de questões econômicas, frequentemente houveram mudanças nas fronteiras na região da atual Alemanha. A título de exemplo pode-se citar na parte norte da Alemanha (Mecklenburg-Vorpommern) a região de Stralsund, que por mais de 1oo anos pertenceu à Suécia. Outra região que frequentemente no decorrer da história alemã foi palco de conflitos armados, e consequentemente de mudanças na geografia local é a região da atual divisa com a Polônia, sendo que boa parte da atual Polônia pertencia à Prússia (mais tarde a Prússia foi um dos estados que originou a atual Alemanha).


O conhecimento das fronteiras oficiais de um estado é importante, em termos de pesquisas genealógicas, para se orientar onde se efetuar as buscas por registros históricos. Ainda se utilizando o exemplo de Stralsund, por algum tempo os registros eclesiásticos desta região permaneceram na Suécia, mesmo depois da compra de Stralsund por parte da Prússia.


Como a geografia atual da Alemanha não mais corresponde à geografia do período de emigração, de nada adiante orientar-se através dos contornos atuais de divisa da Alemanha, conforme mostrados nos mapas contemporâneos. Deve-se portanto recorrer-se aos mapas antigos da região alemã.


Uma ótima fonte de pesquisa on line de mapas da região da Alemanha durante o período de emigração para o Brasil (e em períodos anteriores também) é a biblioteca de mapas da Universidade do Texas. Dentre os mapas mais relevantes para as pesquisas genealógicas podemos citar os seguintes:


• Germânia (antiga Alemanha);
• Os reinos germânicos e o Império Romano do Leste (526 a 600);
• Alemanha: Disseminação de Assentamentos Alemães no Leste, 800 a 1400;
• Alemanha – O Santo Império Romano sobre o Hohenstaufen, 1138 a 1254;
• Alemanha e Itália, 1803; e
• Alemanha, 1815 a 1871


Para visualizar a lista de mapas clique aqui.


A título de exemplo, na região de Santa Cruz do Sul/RS encontramos o registro de imigrantes alemães provenientes de Königsberg, cidade que atualmente faz parte da Rússia, mas que na época pertencia ao estado da Prússia. Os mapas contemporâneos não retratam esta realidade, mas uma consulta ao mapa Alemanha 1815 a 1871 da citada biblioteca on line da Universidade do Texas revela que na época da imigração desta família, esta cidade estava em território ocupado por alemães.

Os mapas podem ajudá-lo a descobrir onde seus ancestrais viveram. Os mapas podem mostrar igrejas, características geográficas, rotas de transporte e cidades vizinhas. Mapas históricos são especialmente úteis para compreender as mudanças de fronteira.

Mapas podem ser publicados, individualmente ou em coleções chamadas Atlas. Mapas também podem estar inclusos em dicionários geográficos, guias, histórias locais, história e textos.

Existem muitos tipos de mapas. Cada um deles pode ajudá-lo de uma maneira diferente. Mapas históricos descrevem o crescimento e o desenvolvimento de países. Eles mostram limites, rotas de migração, padrões de ocupação de áreas, campanhas militares e outras informações históricas. Mapas das Estradas fornecem detalhes sobre estradas, rios e o tamanho das cidades. Mapas de ruas são extremamente úteis como quando se pesquisa em grandes cidades, como Berlim.

Um site de mapas é:

www.rootsweb.com/~deupru/maps/


Usando Mapas

Mapas devem ser usados com cuidado, por diversas razões:

- Geralmente vários lugares têm o mesmo nome. Por exemplo, 92 cidades na Alemanha de hoje são chamadas Steinbach.
-As grafias e nomes de algumas cidades podem ter mudado desde que os seus antepassados viveram lá. Algumas localidades tem nomes diferentes em diferentes idiomas. Por exemplo, a cidade anteriormente conhecida como Breslau (Alemanha) foi chamada Wroc..aw (Polônia) depois de 1945.
- Nomes de lugares são muitas vezes mal escritos em fontes de língua Inglesa. fontes. Nomes difíceis podem ter sido abreviados e importantes sinais diacríticos omitidos. Por exemplo, em Inglês, München é chamado Munich; Köln é conhecida como Cologne. Alguns nomes de lugares foram muito alterados. Por exemplo, a aldeia de Lösenbach foi registrada nos registros americanos como Loose Creek. (O -bach final significa creek (riacho) em Inglês).
- Fronteiras políticas não são claramente indicadas em todos os mapas.


Encontrar uma cidade específica no Mapa

Para fazer a pesquisa alemã bem sucedida, você precisa identificar a cidade onde seu antepassado viveu. Porque muitas cidades têm o mesmo nome, você pode precisar de algumas informações adicionais para que possa encontrar a cidade correta em um mapa.

Dicionários geográficos podem ajudar a identificar o governo distrito onde a cidade de seu antepassado estava. Com essas informações, você pode ser capaz de distinguir entre lugares com o mesmo nome. Veja os "Dicionários Geográficos" e Seções de "Geografia Histórica" deste esboço para mais informações. Junto com dicionários geográficos, verifique histórias, registros de família e outras fontes para aprender tudo que você puder sobre a área do seu antepassado. As seguintes informações podem ser muito úteis:

- Os distritos administrativos do governo nos quais a cidade de seu antepassado estava localizada
- Estado ou província de seu antepassado
- O nome da paróquia onde seu antepassado foi batizado ou se casou
- Locais onde parentes antepassados ​​viveram
- O tamanho da cidade do seu antepassado
- A ocupação de seu antepassado ou de seus parentes (Esta informação pode indicar o tamanho da cidade ou atividade econômica da cidade.)
- Localidades próximas, como grandes cidades
- Características próximas, como rios e montanhas
- Atividades econômicas da área
- Outros nomes pelos quais a cidade era conhecida

Quanto mais informações você puder reunir sobre a cidade onde seu antepassado viveu, melhor a chance que você terá de encontrá-la em um mapa.


Encontrar Mapas e Atlas

Coleções de mapas e atlas estão disponíveis em muitas sociedades históricas e em bibliotecas públicas e universitárias. bibliotecas.

A Biblioteca de História da Família tem uma boa coleção de Mapas e Atlas alemães. Estes estão relacionados em Pesquisa de Localidade do catálogo em: ALEMANHA-MAPAS

Dois mapas gerais da Alemanha encontram-se no início deste esboço. Relacionado abaixo está o mapa mais detalhado da Alemanha na Biblioteca de História da Família:

Königliche Preußische Landesaufnahme. aufnahme. Kartographische Abteilung. Karte des Deutschen Kartogra Reiches (mapa do Império Alemão). Escala 1:100.000. Berlim: Königliche Preußische; ßische filme 68.814; Landesaufnahme, 1.914-1.917. (FHL computador número 23525). Este mapa vai ajudar você a encontrar lugares no antigo Império Alemão como existiam de 1871 a 1914. Os mapas detalhados neste microfilme estão em ordem numérica.

Os números de identificação nos mapas detalhados correspondem aos pequenos números no canto superior direito de cada quadrado (grade) vários mapas de visão geral.

A seguir atlas úteis para Alemanha:

Auto Atlas Deuschland. Escala 1:200.000. Berlim: RV Verlag: Berlin, 1997 -. RV Verlag: Berlim, 1997 -. computador número 394143).

Der Grosse V.A.G. Atlas (O grande Atlas VAG ). Escala 1:200.000. Berlin: Reise-und Verkehrsverlag, Anual. (FHL livro 940 E7gv 1991-2;. computador número 374936) Este é um
excelente atlas da Alemanha. Tem um índice de cidades e vilas que facilita a tarefa de encontrar locais. Também tem alguns mapas de paises vizinhos que estão em uma escala menor do que os mapas da Alemanha.

Mapas de ruas de várias maiores cidades estão também incluídos. Edições publicadas antes de 1991 não são tão detalhadas para as áreas que estavam, então, na Alemanha Oriental.

Der Grosse Shell Atlas (O grande Atlas Shell). Escala 1:500.000. Ulm / Donau: Franz Spiegel Buch, Anual. (FHL livro 943 E7gs; computador número 203587). Este atlas contém mapas para Alemanha Ocidental e Oriental. Os mapas estão numa escala menor do que aqueles relacionados no atlas acima. Este atlas é indexado e contém mapas de ruas de algumas cidades maiores. Vários países vizinhos também são destaque neste atlas.

Stier, Hans-Erich. W WWWier, Hans Erich. Weltgeschichte Estermann Grosser Atlas zur (Westermann atlas do mundo histórico). 8a ed. Braunschweig: Georg Westermann, 1972. (FHL livro Ref 940 E3we; 190050 computador número.) Esse é um excelente atlas histórico.

Você pode comprar mapas alemães e livros de código postal e obter preços atuais de:

Genealogy Unlimited Interlink Bookshop & Genealogical Services 4687 Falaise Drive Victoria, B.C. V8Y1B4 Canadá E-mail: dixie@genealogyunlimited.com On-line: www.genealogyunlimited.com


Quando se trata de mapas do Brasil durante o período de imigração, pode-se recorrer a dicionários geográficos publicados na época, já que frequentemente os locais citados em registros civis e eclesiásticos antigos mudaram de nome atualmente. Uma fonte de pesquisa para localização de distritos, linhas, acidentes geográficos, bairros, etc nos dias atuais são os mapas disponibilizados on line pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em vários destes mapas existem até mesmo a indicação de cemitérios, urbanos e rurais. No link a seguir se encontram os mapas dos municípios de todos os estado do Brasil (clique aqui).

Outra ferramenta on line bastante útil é o mapa interativo das colônias alemães e italianas no Rio Grande do Sul. Ao se digitar o nome da localidade, um mapa dos lotes da colônia escolhida é apresentado. Selecionando-se um determinado lote, é possível obter informações tanto sobre o lote quanto sobre o proprietário(s) dele na época da colonização. Para acessar o mapa das colônias alemãs no Rio Grande do Sul clique aqui.

Pode-se ainda consultar o mapa do estado do Rio Grande do Sul, com a evolução da divisão dos municípios ao longo da história do estado. Este tipo de informação é especialmente importante para se identificar a localização geográfica dos registros civis e eclesiásticos em datas anteriores à criação do município de interesse (clique aqui)


 **Artigo produzido para a Wiki em Português do Family Search**