Alemanha, Localizando Cidades na Alemanha do Período de Emigração

De FamilySearch Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Alemanha Gotoarrow.png Página Inicial

Muitas vezes os registros históricos de emigração, serviço militar, casamento, nascimento, etc, informam a cidade de origem de alemães que imigraram para o Brasil. Porém, não é incomum que o nome da cidade citada como origem deste imigrante não mais exista na Alemanha atual. Isto pode acontecer por vários motivos. Para mais informações sobre os possíveis motivos para isto leia o artigo Encontrando a cidade de origem de seus Ancestrais na AlemanhaMapas do período de Emigração.

Existem algumas ferramentas disponíveis aos genealogistas para localizar cidades alemãs cujo nome atual não corresponde ao nome da época da emigração. Uma das ferramentas mais conhecidas é o dicionário geográfico de Meyers.

Trata-se de um dicionário geográfico e comercial do Império Alemão, elaborado originalmente em 1912. Sua base de dados inclui mais de 210 mil cidades, vilas, aldeias, etc. 

Pelo fato de ter sido publicado antes da primeira guerra mundial, o dicionário geográfico de Meyers inclui também o nome de localidades que foram perdidas pela Alemanha após este evento.

O dicionário geográfico não só ajuda a identificar um local específico e associá-lo com as jurisdições a que pertence (civis e eclesiásticas), mas também pode fornecer fatos interessantes sobre a comunidade, bem como ajudá-lo a saber onde procurar por registros adicionais. Por exemplo, a partir do Dicionário Geográfico de Meyers pode-se aprender sobre o tamanho da cidade, se havia uma agência de correios, onde havia a estação de trem ou o cartório de registro civil mais próximo.

O site Ancestry.com oferece acesso gratuito ao conteúdo do Dicionário Geográfico de Meyers, através do seguinte link (clique aqui).

O modo de utilizá-lo é o seguinte:

1) No campo "Year" indique o ano (ao menos aproximado) em que deseja saber informações a respeito daquele local;

2) No campo "Location" indique o nome da cidade, vila ou aldeia que você procura. O site possui a função "auto completar", ou seja, ao iniciar a digitação do local, opções de nomes irão surgir neste campo. Isto pode ser útil caso você não tenha certeza a respeito da maneira correta de se escrever o nome do local;

3) No campo "Key word" indique por exemplo alguma informação que você possua sobre o local que busca ou sobre seu ancestral. Por exemplo: nome de igreja, local de trabalho, profissão, etc.   


Quanto mais completas e corretas forem as informações que você fornecer em sua busca, maiores as chances dela retornar bons resultados.

É mais provável que você obtenha melhores resultados em suas buscas se utilizar palavras em alemão.

antepassados alemães e atual nome da cidade ou vilarejo (Russia/ Ucrania) [1]

Namenskarte

Site, em alemão, cuja base de dados são milhares de documentos antigos. Ao se digitar o sobrenome no campo de busca, o site mostra as cidades onde o sobrenome mais aparece (http://namensindex.vffow.de/namenskarte.php).


 **Artigo produzido para a Wiki em Português do Family Search**