Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Alemanha, Encontrando a Cidade de Origem de seus Ancestrais na Alemanha

Da wiki FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Alemanha Gotoarrow.png Página Inicial

Quando as pesquisas genealógicas transcendem as fronteiras de seu país o grau de dificuldade pode aumentar. Para os brasileiros que descendem de alemães, dado o período de emigração para o Brasil, após 5 ou 6 gerações chega-se ao antepassado emigrante da Alemanha. Muitas vezes prosseguir as pesquisas aos documentos históricos em território alemão pode ser um grande desafio. Parte deste desafio é localizar a cidade de onde o emigrante é proveniente.

Considerando que não existe um roteiro padrão para se efetuar tais pesquisas, a seguir são apresentadas algumas sugestões para localizar seus antepassados na Alemanha antes de sua emigração para o Brasil.

1) Pesquise no site do Family Search para se verificar se algum registro de seus antepassados já foi indexado. Caso você consiga localizar registros indexados, verifique o local correto de onde seus ancestrais vieram – vila, cidade, distrito, etc. Uma dica importante é de que se façam pesquisas específicas dentro do microfilme de onde os registros de seu antepassado foram indexados. Geralmente em cada microfilme eclesiástico tem vários livros (batismos, confirmações, casamentos, óbitos) de uma mesma paróquia. Deste modo, uma pesquisa ao mesmo sobrenome dentro de uma mesma paróquia faz com que você pesquise vários tipos de registros diferentes ao mesmo tempo, com uma boa chance de encontrar outros familiares pelo sobrenome.

2) Caso você não encontre na pesquisa por nome (significando que os registros de seu antepassado ainda não foram indexados), vá até a lista de coleções disponíveis no Family Search e tente localizar o livro da região ou cidade que você busca na Alemanha. Para esta busca é importante se conhecer a geografia local na época de emigração de seu ancestral, pois a região de onde ele veio pode não mais pertencer a Alemanha atualmente (leia o artigo na Wiki Alemanha – Mapas da Alemanha na época da emigração).

3) É comum nos registros eclesiásticos aqui no Brasil (tanto católicos como evangélicos) dizer a procedência da pessoa. Assim, talvez algum registro eclesiástico do seu imigrante aqui no Brasil diga a cidade de onde ele veio (Veja exemplo: registro número 2).

4) Pesquisar nos registros de chegadas de emigrantes no Rio de Janeiro e São Paulo (Santos) a cidade de procedência de seu antepassado. Para se facilitar a pesquisa é necessário saber a data, ao menos aproximada, de chegada ao Brasil.

5) Caso você saiba a região de origem de seu ancestral, é possível pesquisar de forma, muitas vezes gratuita na internet, as listas de emigrantes alemães. A título de exemplo, supondo um emigrante alemão pomerano, digite em algum buscador de internet a frase auswanderung pommern. Dezenas de sites irão aparecer. O processo então será, por tentativa e erro, com os dados do seu emigrante, tentar encontrá-lo em alguma lista de pessoas que deixaram a pomerânia (para mais informações a este respeito leia o artigo na Wiki Alemanha – Listas Alemãs de Emigrantes, Auswanderung).

6) Encontrar via internet o site das Igrejas alemãs das cidades de seu emigrante (em sua maior parte luteranas ou católicas) digitando em algum site de buscas: Lutherisch Kirche (Igreja Luterana) ou Katholische Kirche (Igreja Católica) seguido do nome da cidade. Deste modo é possível localizar os contatos das paróquias locais. Então, pode-se encaminhar um e-mail para estas paróquias fornecendo as informações que você possui sobre seu antepassado e solicitando ajuda para suas pesquisas. O e-mail deve ser preferencialmente em Alemão (Hochdeutsch), ou no mínimo em Inglês.

7) Atualmente existem em circulação nos estados do sul do Brasil jornais em língua alemã. Vários deles trazem necrológios de seus leitores. Não é incomum, quando se trata do falecimento de um emigrante, o respectivo necrológio informar a cidade natal do falecido.

8) Centros e associações genealógicas locais costumam possuir variado acervo para pesquisas genealógicas. Muitas vezes o material disponível para pesquisa incluem listas de imigrantes que chegaram àquela região, incluindo a indicação de sua cidade natal.

9) Saber o nome do navio em que seu emigrante alemão chegou ao Brasil pode revelar sua região de origem, já que era comum que famílias de uma mesma cidade viajassem juntas ao emigrar. Deste modo, se você sabe o nome do navio em que se emigrante viajou, juntamente com sua data de chegada ao Brasil, digite em algum buscador da internet o nome do navio e a data em que o mesmo aportou no Brasil. É possível que sua busca retorne informações de alguma outra família que emigrou no mesmo navio, citando sua cidade de origem, que por sua vez possui boas chances de ser a cidade de origem de seu emigrante também. 

Outra grande dificuldade ao se fazer pesquisas na Alemanha, depois de se localizar a cidade de origem de seu antepassado, é a compreensão dos registros, que muitas vezes estão escritos em letras góticas no estilo alemão. A Universidade Brigham Young oferece um site com diversas ferramentas de ajuda para se identificar as letras, palavras e expressões/termos mais comuns utilizados em registros alemães escritos com letras góticas. Para acessar o site clique aqui.

Alguns dos alemães que imigraram para o Brasil, antes de virem para cá passaram por portos argentinos. No link a seguir é possível encontrar uma lista bastante completa de imigrantes que entraram na Argentina (clique aqui).

Ao se identificar a cidade de origem de seu antepassado na Alemanha, é possível que a mesma não possua o mesmo nome hoje em dia. A seguir são apresentadas algumas ferramentas on line que facilitam a correspondência entre os antigos nomes de cidades na Alemanha com os nomes atuais:

Kartenmeister:

http://www.kartenmeister.com/preview/databaseUwe.asp

(Digita o nome alemão na primeira célula ou em polonês na segunda, e depois clique em "Submit")

Wikipedia - Liste deutsche Bezeichnungen polinischer Orten:

https://de.wikipedia.org/wiki/Liste_deutscher_Bezeichnungen_polnischer_Orte

GenWiki

http://wiki-de.genealogy.net/Hauptseite (para se localizar o lugar bem como um mapa da estrutura religiosa), ou ainda pela lista de Lugares na Pomerânia (Orte in Pommern):

http://wiki-de.genealogy.net/Kategorie:Ort_in_Pommern

Provinz Pommern

http://provinz-pommern.de/suche.html (o resultado desta pesquisa é um histórico do mesmo, estrutura política, paróquia/freguesia, etc)

Mais dicas a respeito deste tema podem ser encontradas no artigo Alemanha - Estratégias de Pesquisa.

Namenskarte

Site, em alemão, cuja base de dados são milhares de documentos antigos. Ao se digitar o sobrenome no campo de busca, o site mostra as cidades onde o sobrenome mais aparece (http://namensindex.vffow.de/namenskarte.php).