Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Ajuda:Seção

Da wiki FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Editar e contribuir Gotoarrow.png Edição da Wiki Gotoarrow.png Seção

Help-content.png Este "artigo de ajuda" irá guiá-lo como você editar na Wiki. Veja Editar e contribuir para mais artigos de ajuda.


A página deve ser dividida em "Seções", usando a sintaxe do cabeçalho da seção. Para cada página com mais de três títulos de seção, uma tabela de conteúdos (TOC) será gerada automaticamente.

Nomeando[editar | editar código-fonte]

As mesmas diretrizes se aplicam para títulos de seções como para as convenções de nomeação de artigos (ver FamilySearch Wiki:Convenções de nomenclatura). Os títulos devem ser facilmente reconhecíveis, que sejam breves e escolhidos para evitar o que implica um ponto de vista.

Criando seções[editar | editar código-fonte]

"Seções" são criadas quando você inclui cabeçalhos como abaixo

 == Seção == 
* Se forem utilizados apenas 2 sinais de igual o texto não vai aparecer em torno de imagens causando espaços em branco. Só vai aparecer abaixo das imagens. 
=== Seção === 
* Esta é a maneira preferida de iniciar novas seções. 
==== Sub-subseção ==== 
* Somente crie uma sub-seção, se houver duas ou mais sub-seções dentro da seção. 


Cabeçalhos das seções (incluindo subseções) devem ser exclusivos em uma página. Usar o mesmo título mais de uma vez em uma página causa problemas:

  • Uma ligação interna para uma seção, no formulário [[Nome do artigo#Cabeçalho da seção]], Só vai fazer o link com a primeira seção da página com esse nome, que pode não ser o alvo pretendido do link.
  • Quando uma secção com um nome duplicado for editado, o histórico de edição e resumo não serão claros sobre qual seção foi editada.
  • Ao salvar a página depois de editar uma seção, o navegador do editor pode navegar para a seção errada.

Uma seção de uma página pode ser um transclusion de uma página ou template separado. Isso na verdade dá a secção seu próprio histórico de edições separado (ou seja, a página de histórico da página transcluída) e também permite que usuários registrados para ela a vejam separadamente.

Em uma página chamando um template com seções, as seções no template são numeradas de acordo com sua posição na página processada, por exemplo, se a marca (tag) do template está na terceira seção, então, a primeira seção do template é numerada quarta. Qualquer texto no template antes de sua primeira seção mostra-se como parte da seção com a marca (tag) do template, e qualquer texto após a marca (tag) antes de um novo título mostra-se como parte da última seção do template. Isto pode ser feito deliberadamente, mas deve ser evitado (ver também abaixo).

Tabela de conteúdo (TOC)[editar | editar código-fonte]

Para cada página com mais de três títulos, uma "tabela de conteúdo/índice"; (TOC) é gerada automaticamente com os títulos de seção, a menos que:

  • (Para um usuário) preferências são definidas para desligá-lo
  • (Para um artigo) a palavra mágica __NOTOC__ (Com "dois sublinhados"; em ambos os lados da palavra) é adicionada ao artigo

Forçando o TOC a aparecer[editar | editar código-fonte]

Quando qualquer um __FORCETOC__ ou __TOC__(Com "dois sublinhados" em ambos os lados da palavra) é colocado no wikitexto, um TOC é adicionado mesmo que a página tenha menos de quatro títulos.

Com __TOC__, ele é colocado na mesma posição em que este código é colocado. Isto permite qualquer posicionamento, por exemplo, no lado direito ou numa célula de tabela (ver abaixo).

__FORCETOC__ é semelhante ao TOC __TOC__ exceto que ele pode ser colocado em qualquer lugar da página e o TOC ainda será colocado antes do primeiro cabeçalho da seção.

Escondendo o TOC[editar | editar código-fonte]

Usando o __NOTOC__ é possível desativar a tabela normal do conteúdo. Links de seção, como explicado abaixo, permitem a criação de "TOCs compactos", por exemplo alfabético [[#A|A]] [[#B|B]] etc.

Mudando onde o TOC aparece[editar | editar código-fonte]

Pode haver algum texto introdutório antes do TOC, conhecido como "lead (conduzir)". __TOC__ pode ser usado para colocar o TOC no topo da página antes de qualquer texto evitando a necessidade de inserir um cabeçalho sem sentido apenas para posicionar corretamente o TOC. Além disso, __TOC__ pode ser usado em qualquer lugar da página para forçar o TOC a aparecer em um local específico.

"Forçar o TOC a aparecer à direita".

Este Índice/tabela de conteúdo pode ser forçado a aparecer no lado direito da tela usando o template {{TOC right}}.

Em alternativa, o código abaixo pode ser usado:

 {| align="right" | __TOC__ |}

A limitação do número de cabeçalhos[editar | editar código-fonte]

A profundidade do TOC pode ser limitado pelo uso de Predefinição:TOClimit. Este template pode reduzir o número de "níveis de título" visíveis ao leitor evitando assim o problema de um TOC opressivo quando um artigo tem muitos títulos e subtítulos.

"Globalmente limitando a profundidade do TOC"

É possível limitar a profundidade de sub-seções para mostrar no TOC globalmente usando $wgMaxTocLevel. Se a definição de configuração $wgMaxTocLevel em LocalSettings.php está definida para 3 por exemplo, só o primeiro e segundo cabeçalho de nível se mostra no TOC. Até a versão 1.10.0rc1, há um bug no analisador fazendo um TOC limitado exibir incorretamente.

Ligação de Seção[editar | editar código-fonte]

No código HTML para cada seção, há uma âncora com "nome" e atributos de "id" segurando o título da seção. Isso permite ligações diretamente para seções. Estas âncoras de seção são usadas ​​automaticamente pela MediaWiki quando gera uma tabela de conteúdo para a página, e, portanto, quando um título de seção no TOC é clicado, ele irá saltar para a seção. Além disso, as âncoras de seção podem ser manualmente ligadas diretamente a uma seção dentro de uma página.

O código HTML gerado no início desta secção, por exemplo, é o seguinte:

<p><a name="Section_linking" id="Section_linking"></a></p> 
<h2>Section linking</h2>


Um link para esta seção (Ligação de Seção) se parece com isso:

[[Ajuda:Seção#Ligação de Seção|Ligação de Seção]]

Para conectar-se a uma seção na mesma página, você pode usar [[#nome da seção|mostrar texto]], e conectar-se a uma seção em outra página [[nome da página#nome da seção|mostrar texto]].

As âncoras ignoram a profundidade do corte; um link para uma subseção ou sub-subseção etc. será [[#nome da subseção]] e [[#sub-nome da subseção]] etc.

Um sublinhado e número são anexados para duplicar nomes de seção. Por exemplo: para três seções com o nome "Exemplo", os nomes (para ligação de seção) será "Exemplo", "Exemplo_2" e "Exemplo_3". No entanto, depois de editar a seção "Exemplo_2" ou "Exemplo_3" (veja abaixo), uma, confusão, chega a seção "Exemplo" do editar resumo.

Se uma seção tem um espaço em branco como título, isto resulta em um link no TOC que não funciona.

Para criar uma âncora de destino sem um título de seção, você pode usar uma extensão(span): <span id="anchor_name"></span> mas isso não vai funcionar com navegadores antigos.

"Notas"

Para ligar a uma posição arbitrária em uma página ver Ligação Avançada (âncoras).

Edição de Seção[editar | editar código-fonte]

Seções podem ser editadas separadamente clicando em links especiais rotulados "[editar]" pelo título, ou pelo botão direito sobre o cabeçalho da seção, dependendo do conjunto de preferências. Isso é chamado de "recurso de edição de seção" (Preferências -> Editar -> "Habilitar edição de seção via links [edit] links").. O recurso seção de edição levará você para uma página de edição por uma URL como

https://www.familysearch.org/w/wiki.phtml?title=Help:Section&action=edit&section=2

Note-se que aqui os "números" de seção são usados, não os "títulos" de seção: subseções tem um único número, por exemplo, seção 2.1 pode ser numerada 3, seção 3 é então numerada 4, etc. Você pode digitar as URLs na barra de endereços do seu navegador.

Isto é conveniente se a edição não envolve outras seções e um não precisa ter o texto de outras seções durante a edição (ou se precisa dele, abrir o link de seção de edição em uma nova janela, ou durante a edição de seção, abra a página principal em uma janela diferente). Edição de seção alivia problemas de páginas grandes.

"__NOEDITSECTION__" Em qualquer lugar da página irá remover os links de edição. Isto não vai desativar edição de seção; usar o botão direito do mouse sobre o cabeçalho da seção e a url ainda funcionam.

A inserção de uma seção pode ser feita com a edição, quer a seção de antes ou depois dela, fundindo-se com a seção anterior por exclusão do título. Nestes casos, o nome da seção pré-carregado no sumário de edição não é o correto, e tem que ser mudado ou suprimido.

Adicionando uma seção no final[editar | editar código-fonte]

Adicionar uma seção no final também pode ser feita com uma URL como http://meta.wikimedia.org/w/wiki.phtml?title=Meta:Sandbox&action=edit&section=new.

Parâmetro "preloadtitle" fornece o conteúdo inicial da caixa "assunto/título", por exemplo:

http://meta.wikimedia.org/w/wiki.phtml?title=Meta:Sandbox&action=edit&section=new&preloadtitle=pqr

Isto pode ser editado antes de salvar.

Veja também recurso "Publicar um comentário".

Subseções[editar | editar código-fonte]

As subseções são incluídas na parte da seção que é editada. Seção de numeração é em relação à parte que é editada, então no nível superior em relação há sempre apenas o número 1, subseções relativas todas têm números que começam com 1:.1.1, 1.2, etc .; por exemplo, ao editar a subseção 3.2, a sub-subseção 3.2.4 é numerada 1.4. No entanto, o "formato" do título é de acordo com o nível absoluto.

Editar uma página com grandes seções[editar | editar código-fonte]

Se uma página não tem muito grandes seções, ou é muito grande e não tem nenhuma divisão em seções, e um dos navegadores ou a ligação não permite a tal edição de uma grande parte, então pode-se ainda:

  • acrescentar uma seção especificando um grande número de seção (muito grande não importa); no entanto, é preciso começar com uma linha em branco antes do novo título da seção
  • acrescente conteúdo para a última seção que não começa com um cabeçalho da seção; no entanto, com as limitações de um navegador ou de conexão, não se pode reverter esta, ou editar um novo texto desta.

Se alguém pode ver o wikitexto de uma grande seção, pode-se dividir a página em seções menores passo a passo acrescentando um, e finalmente apagar o conteúdo original (isso pode ser feito em uma grande seção de cada vez). Assim temporariamente existe duplicação parcial do conteúdo, por isso é útil colocar uma explicação no sumário de edição.

Seções dentro de funções de analisador[editar | editar código-fonte]

Quando condicionalmente (usando um Função de Analisador) transcludindo um template com seções, editar os links desta e seções subsequentes irá editar a seção errada ou dar a mensagem de erro que a seção não existe (embora a página (incluindo TOC) é exibido corretamente e as ligações do TOC corretamente). Isto porque para os objetivos da edição de links o conteúdo de templates condicionalmente incluídos é considerado parte da página em si, e as seções são contadas após a expansão.

Assim, os links de edição das seções do link de template incluído na própria página em vez do template, e os links de edição após o link de template, linka para a página correta, mas o número da seção errada.

Geralmente as seções condicionais dão tal complicação.

O problema não ocorre quando transcludir um template com um nome condicional (que tem mais vantagens). Use Predefinição:Tim para o template a transcludir para produzir nada.

Editando uma nota de rodapé[editar | editar código-fonte]

Para editar uma nota de rodapé postada em uma seção que contém o código <references />, edite a página inteira assim a seção "Referências" não exibirá a referência que está localizada em outra seção na página.

Seções vs. páginas separadas vs. inclusão[editar | editar código-fonte]

Vantagens de páginas separadas:

  • Afluentes recurso
  • histórias editar separadas
  • Alguns limites de template aplica-se "por página"
  • Redirecionamento automático em renomeação
  • Carregamento de uma página pequena é mais rápida do que o carregamento de uma grande página
  • Pode ser colocado separadamente em categorias (no entanto, ver também abaixo)

Vantagens de uma página grande, com seções:

  • Carregamento de uma página grande é mais rápido e mais conveniente do que carregar várias pequenas
  • Busca dentro de uma página grande (a própria página ou o wikitexto) com uma função de busca local é mais rápida e, em alguns aspectos, melhor do que procurar várias páginas (para o qual a pessoa tem que procurar todo o projeto); também o TOC fornece para a navegação conveniente.
  • Reforça a coesão de um conceito que, apesar de ter várias definições precisa de edição independente.

Uma alternativa é compondo uma página de outras páginas usando o recurso do template (a criação de um documento composto por transclusão). Isto permite facilitar a busca dentro da página processada combinada, mas não no wikitexto combinado. Como desvantagem, um título para cada página tem de ser fornecido. Para o pré-expandir incluem limite de tamanho isto é desvantajoso mesmo em comparação com uma grande página: a pré-expansão inclui tamanho, que é a soma da pré-expansão incluindo tamanhos dos componentes mais a soma dos tamanhos dos wikitextos dos componentes.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Predefinições: