Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Ajuda:Categorização avançada

Da wiki FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

"'Esta página inclui informações detalhadas sobre artigos de categorização na Wiki de Pesquisa do FamilySearch. Por favor, consulte também "'"'Categorizações Básicas'"'"


Help-content.png Este "artigo de ajuda" irá guiá-lo como você editar na Wiki. Veja Editar e contribuir para mais artigos de ajuda.

A seguir, são orientações que você está convidado a editar. No entanto, se você gostaria de fazer perguntas, fazer sugestões, ou discutir idéias de categorização, por favor clique na guia Discussão acima.

Quando usar categorias[editar | editar código-fonte]

Cada artigo deve pertencer a pelo menos uma categoria. As categorias a serem incluídas, que servem como classificações, devem ser os tópicos significativos (úteis) para o assunto do artigo que mais estreitamente pertence como membro, e onde os usuários estão mais propensos a olhar se eles não se lembram o nome da coisa que eles estão tentando procurar. Por exemplo

"'Artigo:'" Estados Unidos Registros Vitais
"'Categoria Útil:'" Categoria:Estados Unidos
"'Não tão útil:'" "Categoria:Registros dos Estados Unidos que começam com V"

Perguntas a serem feitas para determinar se é apropriado adicionar um artigo a uma categoria:

  • Se a categoria não existe realmente, é possível escrever alguns parágrafos ou mais sobre o assunto da categoria, explicando-a?
  • Se você vai para o artigo da categoria, será óbvio porque o artigo foi colocado na categoria?
  • O assunto da categoria é proeminentemente discutido no artigo?
  • Será que a categoria se encaixa no sistema global de categoria? Categorias que não se encaixam muitas vezes são excluídas.

Se a resposta a qualquer dessas perguntas for não, então a categoria é provavelmente inadequada. Note que é sempre apropriado adicionar artigos para categorias que se encaixam em taxonomias bem estabelecidas, tais como aquelas dentro do -bin / Pwebrecon.cgi? DB = local & PAGE=Primeira Biblioteca do Congresso, Autoridades.

Orientações[editar | editar código-fonte]

Algumas diretrizes gerais[editar | editar código-fonte]

  1. Categorias são frequentemente utilizadas para navegar através de artigos semelhantes. Tome decisões sobre a estrutura de categorias e subcategorias que tornam mais fácil para os usuários navegarem através de artigos semelhantes.
  2. Um artigo estará muitas vezes em diversas categorias. Restrição deve ser usada quando categorias tornam-se menos eficazes quanto muito mais existem em qualquer artigo.
  3. Usualmente, artigos não devem estar numa categoria e sua subcategoria. Por exemplo, [[Alaska Cemitérios]] esta em [[Categoria:Alaska]] , Por isso não deve também estar em [[Categoria:Estados Unidos]] . No entanto, há ocasiões em que essa diretriz pode e deve ser ignorada.
  4. Se um artigo é colocado numa categoria com o mesmo nome, o artigo e a categoria não têm que ser categorizados da mesma maneira. O artigo também pode ser colocado em categorias povoadas com artigos semelhantes. A categoria pode ser colocada em categorias povoadas com subcategorias semelhantes. Para um exemplo dessa ver Utah da Wikipedia e Category Utah.
  5. Frequentemente há ocasiões quando artigos podem idealmente ser movidos de uma categoria para duas ou mais de suas subcategorias, mas não em todas as subcategorias que existem. Nesses casos, considere a criação de subcategorias adicionais, mas se você decidir não fazer isso, deixe os artigos na categoria pai naquele momento.
  6. Categorias aparecem sem anotações, então tome cuidado do ponto de vista neutro durante a criação ou preenchimento de categorias. As categorias que não estão auto-evidentes, ou através de fontes fidedignas se revelam controversas, não devem ser incluídas no artigo.
  7. Um artigo normalmente deve possuir toda a informação referenciada necessária para demonstrar que ele pertence a cada uma de suas categorias. Evite incluir categorias em um artigo se o artigo em si não a mostra adequadamente que ele pertence aquela categoria.
  8. Se você não sabe onde colocar um artigo, não se preocupe com isso. Editores que gostam de categorizar artigos vão encontrar um bom lar para o seu artigo.
  9. Flexibilize as regras acima quando faz sentido, especialmente quando é a melhor solução que pode ser encontrada sob as circunstâncias.

Categorias não formam uma árvore[editar | editar código-fonte]

Category-diagram.png

Cada artigo de Pesquisa Wiki pode aparecer em mais de uma categoria, e cada categoria podem aparecer em mais de uma categoria pai. Vários esquemas de categorização co-existem simultaneamente. Em outras palavras, as categorias não formam uma hierarquia rígida ou estrutura de árvore, mas uma forma mais geral directed acyclic graph (ou próximo a ela; veja abaixo).

No entanto, partes do gráfico categoria será de árvore, e pode ser conveniente pensar em partes do gráfico categoria como sendo como várias árvores de sobreposição. Ao aplicar as orientações acima, considere cada árvore a ser independente das árvores sobrepostas. Uma pessoa que navega através de uma hierarquia deve encontrar todos os artigos que pertence a essa hierarquia. Isso pode levar a uma boa dose de debate a respeito do que as hierarquias realmente são.

Ciclos geralmente devem ser evitados[editar | editar código-fonte]

Embora o software MediaWiki não impeça os ciclos loops, estes geralmente devem ser evitados. Os ciclos podem ser confusos para alguns leitores, eles podem desafiar alguns processos de consulta automatizada, e eles podem crescer bastante.

No entanto, também existem ciclos (loops) aceitáveis. Sistemas de auto-referência, tais como os campos- meta naturalmente criam ciclos que fornecem muitos exemplos. Este tipo de ciclo envolve a criação de uma categoria de uma das suas próprias subcategorias. Um exemplo real de um sistema de auto-referência é a - educação sobre a educação,- tais como:

"'Classificação: Educação: Ciências Sociais: Disciplinas acadêmicas: Academia: Educação: ...'"

Outro tipo de ciclo envolve fazer duas categorias, subcategorias uma da outra. Loops, tais como estes podem ser evitados através da ligação das categorias manualmente para a outra através da adição de um "'Ver também:'" de referência para cada página de categoria. Para um exemplo disto na Wikipedia, veja Category: World Trade Center e Category: 11 de setembro de 2001 ataques.

Como classificar um artigo[editar | editar código-fonte]

Procurar uma categoria existente[editar | editar código-fonte]

Antes de criar uma categoria, olhe para ver se uma adequada já existe. A melhor maneira de fazer isso é primeiro adicionar a categoria para o seu artigo, mas pré-visualizar antes de salvar. Ao visualizar uma página, vá até o final da janela do navegador para ver as categorias. Se a categoria aparece em azul, a categoria já existe. Se ela estiver em vermelho, então você estará criando uma nova categoria. Antes de salvar o documento e, portanto, a criação da nova categoria, você deve olhar para as categorias com nomes semelhantes no caso uma será suficiente para suas necessidades. Uma maneira de fazer isso é pensar em possíveis nomes para a categoria principal da categoria que você está prestes a criar. Pesquisar por esta categoria pai e, em seguida, olhar por subcategorias do pai. Você pode achar que uma categoria já existe que é semelhante a que você está pensando em criar.

Se uma pesquisa não produz categorias que se aproximam do que você quer, você pode querer ver algumas das categorias existentes da seguinte forma:

  1. Vá para o link "Páginas especiais" na caixa de ferramentas no lado esquerdo da tela e clique no link.
  2. Selecione "Categorias" de "Páginas especiais para todos os usuários" ou "Listas de páginas" a lista.
  3. Selecione a categoria necessária da página de categorias.
  4. Copie o nome da categoria para garantir o uso preciso. (Realce o nome e pressione Ctrl-C.)

Adicionar a categoria para o artigo
[editar | editar código-fonte]

  1. Clique na aba de edição do artigo que você vai categorizar.
  2. Vá para o fim da página.
  3. Cole o título da categoria na página.
  4. Adicione dois colchetes antes e depois do texto da categoria. Por exemplo, se você quiser adicionar a categoria "Estados Unidos" a um artigo, digite "'[[Categoría:Estados Unidos]]'" na parte inferior do artigo.
  5. Várias categorias podem ser adicionadas. Separe com um espaço cada entrada com colchetes. Por exemplo, se você quiser categorizar uma página sob o título "Estados Unidos" e "índios da América do Norte" a entrada que você deve acrescentar à página ficaria assim: "'[[Categoria:Indios da América do Norte]] [[Categoria:Estados Unidos]]'"
  6. No campo "'Resumo'" na tela de editar, adicione o texto "cat." Isso permitirá que os outros visualizem o histórico do artigo para ver rapidamente que a alteração feita à página foi adicionar uma categoria.
  7. Clique "'Salvar página.'"

Criar uma nova categoria[editar | editar código-fonte]

Encontrar termos intuitivos para um título de categoria[editar | editar código-fonte]

Se a categoria desejada não existir, você pode criá-la. Nomear bem uma categoria pode ser complicado. Termos que são intuitivos para você não serão necessariamente intuitivos para outros usuários. A maneira mais eficiente para se chegar a um bom nome para uma categoria é primeiro obter uma lista de termos que os outros usaram para o tópico em questão. Tal como uma lista de termos fica disponível em um catálogo de biblioteca. Os bibliotecários têm categorizado conhecimento por gerações, por isso é inteligente para alavancar a sua experiência.

Uma vez que esta wiki está em português e é um pouco associada à coleção da Biblioteca de História da Família em Salt Lake City, Utah, Estados Unidos, nós tendemos a contar com dois catálogos de bibliotecas para encontrar termos de categoria. O primeiro é a Biblioteca do Congresso, Autoridades. O segundo é o Family History Library Catalog (Pesquisa de Assunto).

Convenções de nomenclatura podem ser extremamente úteis na criação de um título que não terá de corrigir mais tarde. Para algumas orientações muito úteis, ver Wikipedia: Convenções de nomeação.

Atenção: termos acadêmicos vs. termos populares[editar | editar código-fonte]

Embora os catálogos de bibliotecas podem ser uma fonte útil de termos de categoria, lembre-se que os catálogos são criados por meros mortais. Até mesmo especialistas em catalogação cometem erros, e às vezes suas escolhas são determinadas pela natureza de seus patronos ou o vocabulário controlado que utilizam. Quando confrontados com uma escolha entre termos acadêmicos e populares, lembre-se da natureza do nosso público. A maioria são pessoas comuns - e não acadêmicos, e não necessariamente mesmo genealogistas. Desde que o propósito de categorias é para tornar o conteúdo mais fácil de encontrar pelo público, e uma vez que o público é leigo, aqueles de nós que criarmos nomes de categorias devemos escolher termos populares, não-acadêmicos.

"'Passos para criar uma nova categoria'"
[editar | editar código-fonte]

"'Passo 1. Adicionar a nova categoria'" em uma página já existente, seguindo as instruções acima intitulada "Adicionar a categoria para o artigo." Por exemplo, digite [[Categoria:Novo nome da categoria]]

"'Passo 2. Salve a página. '" Depois que é salva a nova categoria aparece em vermelho na parte inferior da página salva. Assim como com as páginas, um link vermelho significa que o artigo / categoria realmente não foi criado.

"'Passo 3. Clique no link vermelho '" para abrir a página de edição da nova categoria.

"'Passo 4. Adicione o texto'" à nova categoria.

"'Passo 5. Salve-a'" para criar oficialmente a nova categoria.

Salvar a nova página de categoria[editar | editar código-fonte]

Cada nova categoria tem sua própria página. O nome da categoria aparece vermelho em qualquer página onde ela está relacionada até que a página da categoria seja editada e salva. Você pode navegar até uma página de categoria de duas maneiras:

  • Clique no nome da categoria dentro da página que você categorizou.
  • Clique no nome da categoria nas páginas especiais -> Categorias página.

Depois de navegar para a página da categoria, você pode então editar e salvá-la.

O que colocar na página da categoria[editar | editar código-fonte]

Duas coisas úteis para adicionar a uma página de categoria são:

  • A descrição da categoria - o que deve e não deve conter.
  • Uma nota sobre como você chegou ao nome da categoria, incluindo quaisquer ajudas que você usou. Por exemplo, muitos escritores usam o Biblioteca do Congresso, Autoridades como uma fonte de bons nomes de categoria. A Biblioteca do Congresso tem criado categorias por gerações, assim eles já pensaram em nomear tópicos para um grande número de assuntos. Usando uma ajuda como a Biblioteca do Congresso autoridades pode poupar muito tempo porque pode ajudá-lo a gerar títulos de categoria que não terão de ser renomeados mais tarde. Isso pode ajudar a evitar passar horas mais tarde recategorizando artigos. Adicionando uma nota sobre a ajuda que você usou na nomeação de uma categoria também pode evitar conflito com outros usuários que levaria à alteração do nome da categoria que você criou.

Corrigindo categorias[editar | editar código-fonte]

Como remover uma categoria de um artigo
[editar | editar código-fonte]

Quando desassociar uma categoria de uma página
[editar | editar código-fonte]

Se você sentir que outra pessoa categorizou um artigo errado, é melhor discutir o assunto com ele antes de dissociar o artigo da categoria. Use a página de discussão do artigo para fazer isso.

Como desassociar uma categoria de uma página
[editar | editar código-fonte]

Dissociar uma categoria de um artigo é tão fácil quanto apertar a tecla delete ou backspace. Siga estes passos para remover uma categoria de um artigo:

  1. Encontre o artigo que necessita de edição.
  2. Selecione a guia Editar.
  3. Mova o cursor para a parte inferior do artigo.
  4. Delete o nome da categoria utilizando o backspace ou delete.
  5. Salve o artigo.

Redirecionar categorias[editar | editar código-fonte]

Embora seja possível tentar redirecionar categorias pela adição de uma linha, tal como #REDIRECT [[Categoria:Estados Unidos]] a uma categoria, geralmente não é recomendado por causa de limitações no software MediaWiki. Categorias "redirecionadas" desta forma não impedem a adição de artigos para a categoria redirecionada. Artigos adicionados à categoria "redirecionada" não aparecem como na categoria de destino. Até que essas questões sejam abordadas (em versões futuras do software), "'#REDIRECT'" "'não'" deve ser adicionado a páginas de categoria.

Subcategorias[editar | editar código-fonte]

Devo usar subcategorias?[editar | editar código-fonte]

Pretendemos adotar o modelo Wikipedia, que é criar taxonomias de sobreposição de categorias e subcategorias que tornam mais fácil para os clientes procurar artigos relacionados. Para ver algumas dicas bem construídas sobre quando subcategorização é útil e não é útil, ver Wikipedia:Categorização_e_subcategorias.

Como criar subcategorias[editar | editar código-fonte]

Subcategorias podem ser criadas, colocando [[Category:"nome_categoria_pai" ]] na página que você gostaria de fazer uma subcategoria. Isto pode parecer contra-intuitivo, porque você edita a página de subcategoria em vez da página de categoria pai.

Vamos dizer que você queria fazer a categoria chamada "'Oregonians'" em uma "subcategoria" da categoria chamada "'Oregon'";.

Passo 1 - Vá para a página chamada [[Categoria:Oregonians]] e clique em "'editar esta página'";.
Passo 2 - Coloque o texto "'[[Categoria:Oregon]]'" dentro do corpo do artigo [[Categoria:Oregonians]] e salve.
Acabou! "'Oregonians'" é agora uma subcategoria de "'Oregon'" e [[Categoria:Oregonians]] será visível na [[Categoria:Oregon]] .

Como você pode ajudar[editar | editar código-fonte]

Desde que a categorização ajuda os usuários a encontrar o conteúdo que eles precisam, precisamos de ajuda para categorizar artigos. Nós precisamos de você! Se você gostaria de ajudar neste esforço, você pode encontrar páginas e categorias que necessitam de trabalho visitando as seguintes páginas:

Mais informações[editar | editar código-fonte]

Para obter mais informações sobre páginas de categorização, consulte o artigo da Wikipedia Wikipedia:Categorização.

Notas:[editar | editar código-fonte]

  1. Nós podemos precisar de uma página ou uma seção sobre classificação de categoria para as categorias que são problemáticas. Veja informações sobre Wikipedia:Categorização.

Grande parte do texto deste artigo veio da Wikipédia Wikipedia:Categorization, que está licenciado sob a GNU Free Documentation License.