Se você não conseguir editar a wiki após o login, você precisará solicitar direitos de edição usando este formulário. Você será notificado assim que tais direitos de edição lhe forem concedidos.

Ajuda:Arquivamento de uma página de discussão

Da wiki FamilySearch Wiki
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Help-content.png Este "artigo de ajuda" irá guiá-lo como você editar na Wiki. Veja Editar e contribuir para mais artigos de ajuda.


Costuma-se periodicamente "arquivar" discussões antigas de uma página de discussão quando essa página se torna muito grande. Artigos regulares não são arquivados porque as versões anteriores podem ser vistas na aba "história"; a prática de arquivamento é especial para páginas de discussão e quadros de avisos, que muitas vezes incham pela grande extensão. Arquivamento de uma página de discussão própria do usuário é opcional; alguns usuários simplesmente esvaziam a página, quando a história é mantida disponível para referência futura.

Quando arquivar[editar | editar código-fonte]

  • Páginas de discussão volumosas podem ser difíceis de navegar, contêm discussões obsoletas, ou tornam-se um fardo para os usuários com conexões de Internet ou computadores lentos.
  • Pode haver circunstâncias em que beneficiaria discussões manter partes mais antigas visíveis nas páginas de discussão para permitir aos novos editores visitantes ver quais as questões que já foram abordadas e evitar a discussão redundante.
  • O Guia de Páginas de Discussão sugere o arquivamento quando a página de discussão for superior a 50 KB ou tem mais de 10 tópicos principais.
  • Quando arquivar, e o que pode ser a extensão ideal para uma página de discussão, são decisões subjetivas que devem ser adaptadas a cada caso. Avisos também devem ser colocados no início da página de discussão para informar todos os editores de um arquivo. Para este caso específico, o uso de "permalinks" pode fornecer uma maneira fácil de exibir uma visão arquivada de uma página de discussão em um dado momento, embora não há nenhum controle sobre a organização de discussão ou apresentação. Veja abaixo para mais detalhes. Por exemplo, as discussões em curso e seções próximas que fazem referência geralmente devem ser mantidas intactas.

Os métodos de arquivamento[editar | editar código-fonte]

Ao arquivar criando sub-páginas existem dois procedimentos diferentes que podem ser usados: Cortar e Colar o Conteúdo ou mover uma página. Cortar e colar mantém o histórico da página de discussão em um único local, o que é preferido. É útil rotular arquivos com datas e um breve resumo das principais discussões. Considere também refactoring de discussões antes do arquivamento.

Método arquivo de sub-página[editar | editar código-fonte]

Usar uma Sub-páginas é o método mais popular para o arquivamento de uma página de discussão. Existem dois procedimentos alternativos que podem ser usados ​​para criar uma sub-página: "Recortar e colar" ou "mover". Independentemente da forma como você preferir, geralmente, você deve se ater a um procedimento ou outro em qualquer página, sendo que a mistura dos dois pode causar confusão. Páginas de arquivos devem ser nomeadas da seguinte forma: tirar o nome da página de discussão, e adicionar '/Arquivo #' onde '#' é o número do arquivo.


Por exemplo: o 20.º arquivo de Discussão:England seria nomeado Discussão: Inglaterra / Arquivo 20 o primeiro arquivo de Utilizador Discussão:Example user seria nomeado Discussão de Usuário: Exemplo usuário / Arquivo 1. Lembre-se de usar o espaço nominal correto - a parte antes dos dois pontos (:); - ao arquivar sua própria página de discussão. Ele deve começar com "Discussão de Usuário:" não "Discussão:"

Recortar e colar procedimento[editar | editar código-fonte]

  1. Clique em editar esta página para a página de discussão que pretende arquivar.
  2. Na caixa de edição, realce todo o texto que deseja arquivar, clique com o botão direito (Windows / Linux) ou Control-clique (Mac) e, em seguida, selecione cut. O texto será então copiado para o clipboard. Observe que quaisquer templates de cabeçalho da WikiProject devem permanecer na página de discussão principal e não deve ser recortado e colado em uma página de arquivo.
  3. Enquanto ainda na janela de edição, Fazer um Link para o nome do arquivo que você está pensando em criar - você pode ligar diretamente para uma sub-página, colocando uma barra (/) na frente dele.
  4. Se você está fazendo um arquivo de tópico, use o nome do tópico, por exemplo [[/Archive 4]]
  5. Se você está apenas arquivando discussão antiga, utilize o próximo número disponível; assim, se a última página de arquivo foi Arquivo 3, chame-o de [[/Arquivo 4]].
  6. Se não existem arquivos ainda, chame-o de [[/Archive 1]].
  7. Links de arquivo podem ser convenientemente colocados em um template de arquivo (Como fazer isso é descrito no Caixa de Arquivo seção abaixo)
  8. Salve a página. Agora você deve ter uma página de discussão recente com um link vermelho no topo de seu arquivo.
  9. Abra a sub-página recém-criada clicando no link vermelho.
  10. Cole as antigas discussões de sua área de transferência na caixa de edição.
  11. Adicione {{talkarchive}} no topo e no fundo da página. Isso adiciona um aviso explicando que a página é um arquivo, e liga com a página de discussão principal.
  12. Se este é um arquivo numerado, você pode adicionar um template de navegação para torná-lo mais fácil de navegar através de outros arquivos numerados. Consulte a seção #Templates_de_navega.C3.A7.C3.A3o abaixo.
  13. Salvar. Agora você criou um arquivo.

Um sistema portátill e pesquisável[editar | editar código-fonte]

Use {{Archive box collapsible}} para fazer os links de sua página de discussão principal portáteis e também tem uma caixa de busca que irá procurar seus arquivos.

Vantagens de cortar e colar[editar | editar código-fonte]

  • As discussões podem ser arquivados por assunto, em vez de cronologicamente. Isso pode ser apropriado em páginas de discussão, onde certos temas têm uma tendência a vir de novo e de novo, e é conveniente ter passado toda a discussão sobre uma questão em um único local. Arquivamento por tópico é geralmente menos apropriado para páginas de discussão de utilizador pessoal.
  • Ao contrário do método de arquivamento de link permanente, o arquivo pode ser editado para maior clareza. Por exemplo, os cabeçalhos podem ser renomeados para ser mais útil, os comentários não assinados podem ser notados, comentários irrelevantes podem ser movidos para um local mais adequado, bate papo pode ser removido, etc. (No entanto, este tipo de edição pode ser considerado uma forma leve de refatoração.)
  • Os links utilizados ao longo das discussões permanecem indexados dentro da Wikipedia. Isso também pode ser uma desvantagem, como 'o que traz aqui' é muitas vezes obstruído com arquivos e páginas de discussão do usuário.
  • Os editores que têm o artigo em sua lista de verificação não terá a página de discussão arquivada colocada em sua lista, o que acontece quando as páginas de discussão são arquivadas, movendo-as.
  • Ao contrário do procedimento de movimento não redefinir a história da página.

Desvantagens de cortar e colar[editar | editar código-fonte]

  • Ao contrário do método permanente de arquivamento de link, os novos usuários podem acidentalmente responder a discussões inativas, e a página é aberta ao vandalismo.
  • Este método assume boa fé em edições pela pessoa que cria o arquivo. Quando essa confiança se quebra, sem o histórico de edição na página de arquivo, isto pode ser muito complicado para provar que o arquivo é uma cópia genuína da informação a ser arquivado da página de discussão atual. Exemplo.
  • Ao contrário do procedimento de movimento arquivos não são automaticamente adicionados às listas de observação dos editores já assistindo a página de discussão principal.

Procedimento de Movimento[editar | editar código-fonte]

  1. Arquivos de sub-página também podem ser criados por [Help:Renaming a page|moving]]|Movendo]] a página de discussão para uma sub-página.
  2. Adicione {{talkarchive}} no topo e no rodapé da página arquivada. Isso adiciona um aviso explicando que a página é um arquivo, e liga com a página de discussão principal.
  3. Se este é um arquivo numerado, você pode adicionar um template de navegação para torná-lo mais fácil de navegar através de outros arquivos numerados. Veja a seção templates de navegação abaixo.
  4. Depois do link de redirecionamento na página da discussão agora vazia em um link comum de modo que arquivo pode ser encontrado clicando no link. É provavelmente melhor colocar o link em um template de arquivo (Como fazer isso é descrito no Caixa de Arquivo seção abaixo).
  5. Cortar e colar todos os WikiProject templates de cabeçalho da página de arquivo de volta na nova página de discussão.
  6. Copiar discussões que ainda estão ativas de volta à página de discussão original. Se as discussões ativas são grandes, como uma alternativa, copie os cabeçalhos de secção das discussões ativas para a nova página e forneça um link para a mesma seção no arquivo, por exemplo:{| style="background-color: #efe" class="FCK__ShowTableBorders" |- | Archive standards]]

Vantagens e desvantagens do procedimento de movimento[editar | editar código-fonte]

Este método move o histórico da página, fazendo as colaborações dos usuários exibidos como sendo na página de arquivo em vez da página original, e torna difícil para procurar edições passadas para a página de discussão por um determinado usuário. Por outro lado, clicando na aba história dá sempre a história da página atual e somente a página atual, o que torna mais fácil conseguir diffs dos arquivos. Movendo a história para o arquivo torna mais fácil provar que o arquivo é uma verdadeira cópia da página de discussão a partir do momento em que foi arquivado, embora isto permite o potencial de perder ou adulterar comentários quando discussões ativas são movidas de volta para a página de discussão principal depois do movimento.

Templates de navegação[editar | editar código-fonte]

Se a página de arquivo é um arquivo de página numerada ("Arquivo #" onde # é o número do arquivo), você pode adicionar um template de navegação para torná-lo mais fácil de navegar através de outros arquivos numerados.

  • {{archive-nav}} precisa do número do arquivo como um parâmetro, - por exemplo, {{archive-nav|3}}</tt em Arquivo 3.

  • {{archive nav}} semelhante ao anterior, mas uma lista dinâmica de links, - por exemplo {{archive nav|33}} no Arquivo 33
  • {{atn}} é semelhante, mas não necessita de um parâmetro.

Caixa de arquivo[editar | editar código-fonte]

  • Em páginas de discussão regularmente arquivados, é útil ter um template "caixa de arquivo". O uso comum é colocar a caixa de arquivo abaixo de outros templates de cabeçalho e antes do primeiro cabeçalho da seção para que a caixa apareça à direita da tabela de conteúdos. Se o novo arquivo foi criado através da procedimento de cortar e colar e se a página já tem uma caixa de arquivo, adicione o link para a página do arquivo novo a ela. Se o novo arquivo foi criado através da procedimento de movimento e se um template de arquivo já existe, copie o template de arquivo da página de arquivo recém-criada para a página de discussão e um link para a página do arquivo novo para ela. Se não houver nenhuma caixa de arquivo, no entanto, você pode querer configurar uma:Predefinição:Talk archive:pode ser uma boa ideia para páginas com um número muito grande de arquivos (tais como Discussão:Main Page); esta usa uma sub-página separada para relacionar os arquivos. Predefinição:Archive box
  • Predefinição:Archive box collapsible: gera uma caixa flutuante para os links de arquivo. Basta colocar o seu destino como um parâmetro, por exemplo {{Archive box|[[/Archive 1]]}}. Vários arquivos podem ser nomeados, ligados e rotulados de diversas maneiras. Veja o exemplo da caixa de arquivo à direita. O Código Wiki utilizado na caixa de exemplo é: '{{archive box|[[/Archive. Old page|Old page]]. [[/Archive 1|Archive 1]]. [[/Archive 2|Archive 2]].}} (Os links de exemplos são red porque as páginas que eles ligam realmente não existem) (para detalhes, veja a Página de Template). Como uma alternativa, desde que os arquivos estão no formato preciso do "Arquivo" "de seqüência numerada"", a lista pode ser gerada auto-magicamente usando {{archive box | auto=yes }} ou {{archive box | auto=long }} (Para mais detalhes veja Links Automático)
  • Predefinição:Archive box collapsible {{archive box collapsible}}: é uma modificação visual de {{archive box}}, o que gera uma caixa dobrável que pode ser aberta com um clique. Ele funciona com os mesmos parâmetros {{archive box}}. . Veja o exemplo para a direita. Instruções detalhadas estão no Página de Template.Predefinição:My talk archives
  • {{My talk archives}}:especificamente para uma página de discussão. Ele é pequeno e e os rolos assim não dominam a página. Instruções de uso estão no página de template.

Caixa automática de arquivos compactados[editar | editar código-fonte]

Ambos {{archive box}} and {{archive box collapsible}} pode relacionar automaticamente os links para os arquivos. As instruções estão em ambas as páginas de template. Um exemplo é <tt>{{archive box|auto=yes}}. . Isto vai criar automaticamente um arquivo de caixa de links para arquivos com o nome "Arquivo 1"; "Arquivo 2", etc .. Arquivos com outros nomes podem ser adicionados como parâmetros.

Pesquisa Arquivo[editar | editar código-fonte]

Se houver vários arquivos, é fácil busca-los todos de uma só vez usando o parâmetro de pesquisa opcional "prefixo". Por exemplo, suponha que queremos começar uma discussão sobre a adição de uma seção de sucessões para o artigo País de Gales. Antes de trazer à tona o tema, podemos fazer a seguinte pesquisa: . Isto irá olhar em todas as sub-páginas do artigo País de Gales, no seu espaço nominal de "discussão" Os templates {{archives}}, {{archive box}}, e {{talk header}} tem um parâmetro |search=sim que fornece uma caixa de pesquisa útil na página de discussão para automatizar a pesquisa. Recomenda-se que quando uma página é arquivada, tal template seja colocado na página da discussão sobrevivente para simplificar o acesso a discussões passadas.

Método de arquivos de link permanente[editar | editar código-fonte]

Com este método, em vez de copiar as discussões para uma página separada, você simplesmente fornece um link para uma versão anterior da página. Aviso: não é possível conectar-se a uma versão anterior de uma página com um link estilo Wikipedia. Você tem que fornecer a URL completa. Estas páginas não aparecem nos motores de busca, assim eles são gerados dinamicamente.

Procedimento[editar | editar código-fonte]

  • Vá para a página de discussão que pretende arquivar e clique em "link permanente" na seção caixa de ferramentas da barra lateral esquerda. Alternativamente, vá para o histórico da página da página de discussão e selecione a revisão que você deseja usar.
  • Copie a URL completa na barra de navegação do seu navegador
  • Edite a página de discussão e exclua o texto que deseja arquivar. Enquanto você ainda estiver na janela de edição, faça um link para a URL que você copiou no topo. Tenha em mente que a sintaxe para links de URL completa é diferente do que para wikilinks. Aqui está um exemplo: [http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Wikipedia_talk:How_to_archive_a_Talk_page&oldid=1709131 Archive 1]: June 2004 – May 2005
  • Salvar. Você agora arquivou uma página de discussão. Você pode fazer o link mais curto e, portanto, manter o wikitexto da página mais legível, substituindo o caminho para a página com uma {{fullurl}} link, deixando a seção "antiga" no final. Por exemplo, o link dado acima pode ser substituído por este::[{{fullurl:{{FULLPAGENAME}}|oldid=1709131}} Archive 1] que poderia visualizar como Archive 1. Se desejar, você também pode impedir que o ícone "link externo" de aparecer (uma vez que este não é um link externo de qualquer maneira), colocando o link com marcas como esta:::<span class="plainlinks">[{{fullurl:{{FULLPAGENAME}}|oldid=1709131}} Archive 1]</span> que mostra como Archive 1</nowiki> que visualiza como [https://www.familysearch.org/wiki/pt/index.php?title=Ajuda:Arquivamento_de_uma_p%C3%A1gina_de_discuss%C3%A3o&oldid=1709131 Archive
  • ==

As vantagens deste método[editar | editar código-fonte]

  • É mais simples e requer menos recursos.
  • Há alguma garantia de que as discussões não foram alteradas.
  • Esta estratégia pode ser particularmente útil para "resumir" as discussões; você fornece uma visão sucinta dos vários pontos de vista e um link para a discussão completa não adulterada.
  • Ao contrário do procedimento de mover isto não redefine o histórico da página.

As desvantagens deste método[editar | editar código-fonte]

  • Procurar discussões passadas não é possível, assim as discussões arquivados por este método não aparecem nos motores de busca ou pesquisa Wikipédia.
  • Você não pode organizar os tópicos em um só lugar, embora você pode relacionar links para as seções dentro do histórico de páginas que são relevantes para um tópico específico. * Arquivos não podem ser facilmente repartidos e recombinados como com o método de sub-página. Se, posteriormente, desejava dividir os arquivos de uma maneira diferente, você precisa colar todos os arquivos anteriores na página de discussão, salvar e, em seguida, rearquivar (note que quando isso é feito, a história de revisão torna-se turva).
  • Uma edição do arquivo por engano (e ignorando o aviso) substituiria a atual página de discussão. (Isso pode ser revertido) * É o menos comum dos dois métodos e pode causar confusão e até mesmo para editores experientes que não estão familiarizados com a função de "link permanente" na caixa de ferramentas.
  • Isto não mostra em especial: Qual Link Aqui/título_da_página das páginas linkadas. == Os debates em curso == É difícil dizer exatamente quando uma discussão "finda" e quando está em curso. Dado que as discussões arquivadas são imutáveis, o arquivamento de uma discussão que efetivamente termina com aquela discussão em particular. Há trabalho em curso sobre esta questão. == Exemplos == Aqui estão páginas de discussão reais na Wikipedia onde você pode estudar o código para ver como páginas de arquivos foram criadas.
  • Talk:Psychokinesis tem uma caixa de arquivo simples e um anúncio de arquivo que podem ser copiados para uma página de discussão para anunciar que um arquivamento tomou lugar.
  • Talk:Jesus tem uma mistura de arquivos numerados e tópicos. Isto também inclui um resumo das discussões recentemente arquivadas.

Ver também[editar | editar código-fonte]