Drummond. Barão de; João Batista Viana Drummond - Biografia

Drummond. Barão de; João Batista Viana Drummond - Biografia

Hinzugefügt von

(1825 - 1897)

Comerciante e empresário abolicionista e progressista brasileiro nascido em Nova Era, Estado de Minas Gerais, primeiro e único Barão de Drummond, fundador e benfeitor do famoso bairro de Vila Isabel, homenageando a Princesa Isabel, na cidade do Rio de Janeiro, e mais conhecido nacionalmente por ser o criador do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro e do jogo do bicho (1892), na época uma espécie de bolsa de apostas em animais para aumentar o faturamento do próprio zoológico.

Filho de João Batista Drummond e de Maria do Carmo Viana, foi para o Rio de Janeiro, então capital do Império, aos 20 anos de idade e teve várias ocupações especialmente no ramo comercial, como no ramo de vinhos, de secos e molhados e da casimira, em vários pontos do centro da cidade, e angariou boa fortuna.

Casou-se (1855), com Florinda Gomes Pereira (1840-1882), filha de Manuel Gomes Pereira e Florinda Rosa Rodrigues de Oliveira, e com ela teve dois filhos e quatro filhas.

Então passou a se dedicar ao ramo imobiliário, onde o seu maior empreendimento seria a fundação e construção de um novo bairro, que teve o nome de Vila Isabel, homenageando a Princesa Isabel.

Tornou-se amigo do Imperador D. Pedro II e foi administrador da Estrada de Ferro D. Pedro II, quando esta iniciou as suas atividades de seu primeiro trecho (1858).

Como homem de negócios solicitou do Imperador a iniciativa de fazer através de bondes a ligação da Fazenda do Macaco à cidade (1871) e logo depois, adquiriu as terras da Fazenda por 120 contos de réis.

No ano seguinte, 3 de janeiro, declarou data oficial da fundação do bairro, e deu o nome de Vila Isabel em homenagem à princesa filha do Imperador.

No dia 17 de maio foi aprovada a primeira planta do bairro, com 13 logradouros e uma rua principal.

Mais um ano e foi inaugurada a primeira linha de bondes da Cia de Ferro-Carril de Vila Isabel ligando a Vila e o bairro do Andaraí (1873).

Depois de visitar Paris e se impressionar com a arquitetura da capital francesa, contratou o arquiteto Zeferino de Oliveira e Silva, o barão de Santa Isabel, e o engenheiro Bitencourt da Silva, diretor do Liceu de Artes e Ofícios, e iniciou o projeto de urbanização da famosa Vila, nos moldes de um bairro de linhas modernas ao estilo do que vinha sendo feito na França.

Com o empreendimento devidamente bem sucedido, realizou o primeiro leilão de lotes do bairro (1874) e, no ano seguinte, foi inaugurado pelo Imperador o Asilo dos Meninos Desvalidos, depois chamado Instituto João Alfredo e hoje Colégio Estadual João Alfredo, uma instituição modelo para a época.

Depois de ficar viúvo (1882) e assim não houve uma Baronesa de Drummond, alforriou todos os seus escravos.

Desde então, a vila foi palco de vários movimentos abolicionistas com a denominação de ruas, avenidas e praças do bairro com nomes de pessoas e datas ligadas ao movimento abolicionista.

Por este motivo foi agraciado com o título de Barão de Drummond (1888), antes da abolição da escravatura.

Pessoalmente gostava muito de animais e além de espécimes nativos que possuía, conseguiu autorização e ajuda real para importar exemplares de exemplares do exterior e criou o primeiro Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, em Vila Isabel (1888).

Com a Proclamação da República, o Jardim Zoológico perdeu a ajuda financeira que tinha do Imperador, e então ele elaborou uma loteria para financiá-lo, onde cada número representava um animal, e cada ingresso do Zoológico dava direito a um bilhete numerado, para concorrer a um sorteio diário com o nome de um bicho, no encerramento das atividades do parque.

Ele estipulou o prêmio em dinheiro, sorteando a cada dia uma placa com a figura de um entre 25 animais.

Esse jogo ganhou popularidade como o nome de Jogo do Bicho, e ganhou as ruas do Rio de Janeiro e se espalhou pelo Brasil.

Fora do controle do barão, surgiram os primeiros banqueiros, que associaram os animais a séries numéricas e o jogo passou a ser praticado como uma loteria totalmente alheia aos fins originais.

Protestos agressivos contra a jogatina surgiram das mais diversas fontes moralistas e personalidades como Machado de Assis (1895) no jornal A Semana, e o poeta Olavo Bilac (1895), também entraram na briga e o jogo foi posteriormente proibido.

Porém a mania se mostrou irreversível e existe até hoje como uma instituição popular em todo o Brasil, mesmo como contravenção, com seus 25 bichos e várias corridas diárias.

Também foi presidente do Jockey Club Brasileiro e morreu no Rio de Janeiro, aos 72 anos de idade.

Por causa de sua beleza natural, sua origem, sua história e suas lutas, o bairro tornou-se uma fonte inesgotável de inspiração de composições da MPB e berço de muitos poetas, entre outros, o mais famoso foi Noel Rosa (1910-1937).

http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/JoaBVDru.html